sporting cabeçalho generíco

Os adeptos benfiquistas devem ter na cabeça um nome por quem, por estes dias suspiram de saudade quando se fala em derby: Óscar “Tacuara” Cardozo. Do lado do Sporting CP, talvez alguns adeptos evoquem a memória de Liedson e dos seus duelos com Luisão. Diga-se, em abono da verdade, que a lembrança se justifica, pelo número de golos conseguidos por ambos os jogadores.

Esse número não passa contudo de um diminutivo comparado com os golos alcançados por Fernando Peyroteo contra o SL Benfica. Peyroteo é ainda hoje o fantasma que assombra as balizas do nosso eterno rival. Um total de 64 golos marcados em 55 jogos (média de 1,2 por jogo). Aliás os números de Peyroteo são impressionantes e é uma profunda injustiça que o tempo os vá sepultando sem que se perceba a importância deste jogador não apenas para o Sporting mas também para o futebol nacional. Caréga Maria era a expressão usada por Szabo, o seu treinador, para vitoriar os seus golos.

Números impressionantes

Peyroteo é ainda hoje:

  • o jogador com a melhor média de golos marcados pela selecção nacional – 0,7 pelos 14 golos marcados em 20 jogos, num tempo em que não havia tantos jogos internacionais;
  • o jogador com mais golos marcados ao FCP – 33 em 32 em 32 jogos, média de 1,2/jogo:
  • Aos 197 jogos efectuados para o campeonato nacional correspondem 331 golos marcados, uma assombrosa média de 1,6 golos por jogo, número ímpar em qualquer jogador e campeonato de futebol do mundo.
  • Os 393 jogos oficiais renderam-lhe 635 golos, média de 1,61 golos. Números que superam os de Eusébio que agora jaz no Panteão Nacional.
Peyroteo
Peyroteo é e será sempre um ícone no futebol português e mundial.
Fonte: Sporting CP

Pode-se dizer que Peyroteo nasceu para marcar golos ao SLB. No seu primeiro jogo, integrado num torneio de preparação, marcaria 2 golos, num dérby ganho por 5-3 pelo Sporting. A sério, anos depois, seria sempre decisivo nos 12 anos que jogou de leão ao peito. Como, por exemplo, no campeonato do pirolito, sendo ele o autor dos 4 golos que ditaram não só o vencedor do encontro (4-1) como o campeão desse ano. É também o jogador com mais golos marcados ao Benfica: 64 golos em 55 jogos (média de 1,2 por jogo).  O jogador com mais golos marcados ao F.C.Porto: 33 golos em 32 jogos (média de 1,02 por jogo).

Peyroteo foi também um atleta exemplar, cuja conduta desportiva honra sobremaneira o historial do clube. A sua única expulsão da carreira seria precisamente num dérby, quando decidiu não se ficar perante um insulto de um defesa rival. A homenagem que o Sporting amanhã lhe tributará, em dia do derby eterno é por isso mais do que justa.

Foto de capa: imortaisdofutebol.com

José Duarte
José Duarte
Adepto do Sporting Clube de Portugal e de desporto em geral, especialmente de futebol.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fabio Cannavaro é oficialmente o novo selecionador do Uzbequistão

A federação do Usbequistão anunciou a contratação do campeão do mundo italiano, Fabio Cannavaro, como selecionador nacional.

Portugal anuncia mais 2 encontros particulares de peso em novembro e dezembro

Portugal vai jogar diante dos Países Baixos e do Brasil. As Navegadoras vão jogar os dois encontros particulares em solo nacional.

Arsenal premeia arranque de época de jogador com subida no salário

O Arsenal renovou contrato com David Raya. A duração do vínculo não aumentou, apenas o salário do guarda-redes espanhol.

Portugal já treinou na Cidade do Futebol depois do início de concentração com vista à qualificação para o Mundial 2026

A seleção nacional está reunida na Cidade do Futebol. Todos os 25 convocados estão às ordens de Roberto Martínez no primeiro treino.

PUB

Mais Artigos Populares

Lucas D’Agrella foi treinado por Fajardo no Farense: «Assemelha-se ao José Bosingwa»

Lucas D’Agrella tem sido um dos destaques do Farense e foi convocado para a seleção sub-20. Fajardo, antigo treinador do lateral, elogiou o jogador.

João Palhinha regressou aos golos e aos sorrisos no Tottenham: «A emoção é sempre muita»

João Palhinha falou aos jornalistas no primeiro dia da concentração portuguesa. Portugal procura selar apuramento para o Mundial 2026.

João Palhinha espera pela titularidade em Portugal: «Tenho noção e sinto que perdi espaço»

João Palhinha falou aos jornalistas no primeiro dia da concentração portuguesa. Portugal procura selar apuramento para o Mundial 2026.