Teste de fogo para Vítor Bruno | Anderlecht x FC Porto

- Advertisement -
Liga Europa, Fase de Liga, 5.ª jornada: quinta-feira, 28 de novembro de 2024, 17h45.

A ANTEVISÃO: APÓS TRÊS DERROTAS SEGUIDAS, É NECESSÁRIO DAR RESPOSTA ÀS CRÍTICAS

Há situações em que a palavra “crise” é empregue com demasiada leveza e facilidade, mas esta não é uma delas. O FC Porto passa por um dos piores períodos da sua história recente, tanto a nível de resultados como de qualidade exibicional.

Nos últimos encontros, verificou-se aquilo que já acontecia, a espaços, na era Sérgio Conceição: uma equipa azul e branca com mais posse de bola que os adversários, mas sem rasgo criativo ou ideias coletivas que permitissem chegar à baliza contrária no volume que seria desejável.

As boas exibições de Samu mascararam temporariamente a falta de ideias claras de jogo e os golos foram surgindo. Agora, com três derrotas consecutivas, cabe a Vítor Bruno encontrar soluções táticas para resgatar os três pontos na Bélgica. A correção dos erros defensivos é crucial, já que estes foram determinantes para os dois desaires sofridos em Itália e na Noruega.

Com bastante menos estatuto do que já teve no passado, o Anderlecht recebe os dragões com a mira apontada (pelo menos) ao play-off da Liga Europa. Se Vítor Bruno é um técnico relativamente inexperiente, o mesmo acontece com David Hubert, que aos 36 anos assumiu o comando técnico da equipa belga. O nível de pressão sobre o jovem treinador belga é, todavia, bastante menor, já que a sua equipa não perdeu um único jogo no último mês.

É de esperar um jogo com golos e com ambas as equipas a tentar explorar as vulnerabilidades defensivas do adversário. O FC Porto é, apesar de tudo, favorito, e entrará em campo com o objetivo de virar a página deste momento menos bom.

A equipa de arbitragem será chefiada pelo dinamarquês Morten Krogh.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Será a primeira vez que as duas equipas se defrontam desde 2000.
  2. O histórico de confrontos inclui quatro triunfos do emblema belga e três dos azuis e brancos (sempre com a equipa da casa a sair vitoriosa).
  3. Em quatro deslocações ao terreno do Anderlecht, o FC Porto nunca conseguiu marcar um golo.
  4. Na última visita a território belga, (em outubro de 2023) o FC Porto derrotou o então campeão em título Royal Antwerp por 1-4.
  5. O clube da invicta vem de três derrotas consecutivas para todas as competições, algo que não acontecia desde 2008.
  6. Samu é um dos três melhores marcadores da competição, com quatro golos, e pode isolar-se caso volte a faturar.
  7. Com apenas quatro pontos na fase de liga, o FC Porto dirá praticamente adeus aos oito lugares cimeiros em caso de derrota (ainda que matematicamente ainda haja uma ínfima probabilidade de os alcançar).
  8. Pelo contrário, o Anderlecht soma já 10 pontos e uma vitória pode colocá-los em excelente posição para garantir um lugar no top-8.
  9. Apesar de ser um dos grandes históricos da Bélgica, a equipa da capital não conquista qualquer troféu desde a época 2017/18.
  10. O Anderlecht está atualmente na quarta posição do campeonato, já a oito pontos do líder Genk.

JOGADORES A TER EM CONTA

Kasper Dolberg vai ser uma ameaça ao FC Porto
Fonte: Anderlecht

Kasper Dolberg – O avançado dinamarquês foi uma adição de bom nível à frente de ataque do Anderlecht e tem estado de pé quente, com sete golos apontados nos últimos três encontros para a Jupiler Pro League.

Apesar de nunca ter cumprido com o potencial que demonstrava quando chegou ao plantel principal do Ajax, Dolberg continua a ser um ponta de lança dinâmico e versátil. Com o seu desempenho a depender muito da forma em que se encontra, é precisamente num ótimo momento que vai visar a baliza dos dragões.

Diogo Costa FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Diogo Costa – Comparativamente ao destaque do Anderlecht, a escolha de Diogo Costa é quase paradoxal, já que se tornou exatamente no jogador que prometia vir a ser enquanto estava na formação. Habituado a reagir bem à pressão desde muito jovem, o guardião portista é munido de excelentes reflexos e de uma boa leitura de jogo, que lhe permite abordar da melhor forma situações de um para um.

Com a construção de jogo a passar muito pelos seus pés, Diogo Costa demonstra também uma capacidade de passe acima da média, que lhe permite frequentemente lançar o ataque. No entanto, em momento de alguma fragilidade no setor defensivo, é principalmente entre os postes que se espera uma noite inspirada do internacional português.

XI´s PROVÁVEIS

Anderlecht: Coosemans; Thomas Foket, Simic, Jorgensen e N’Diaye; Verschaeren e Rits; Dreyer, Stroeykens e Edozie; Dolberg.

Treinador: David Hubert

«Não estamos a olhar muito para a situação atual do FC Porto (…) estamos apenas focados no nosso desempenho e em tentar dominar».

FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Nehuen, Djaló e Francisco Moura; Eustáquio e Varela; Galeno, Nico González e Fábio Vieira; Samu.

Treinador: Vítor Bruno

«As críticas são normais. O Porto não está a ganhar, tem de recair sobre alguém (…) e sou eu o responsável, não fujo a nada disso».

PREVISÃO DE RESULTADO: Anderlecht 1-2 FC Porto

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Dinamo Tbilisi contrata Léo Santos ao Estoril Praia e Rui Monteiro ao FC Porto

O Dínamo Tbilisi oficializou a contratação de dois jogadores que competiam em Portugal, Leo Santos, proveniente do Estoril Praia, e Rui Monteiro, formado no FC Porto.

Rui Borges projeta Arouca x Sporting: «Exigência grande, mau tempo, vamos perceber o que o jogo vai pedir»

Em conferência de imprensa, Rui Borges projetou o encontro entre Arouca e Sporting, relativo à 19.ª jornada da Primeira Liga.

Rute Costa sai do Benfica e assina pelo Torreense

A guarda-redes Rute Costa, de 31 anos, deixa o Benfica após rescindir contrato e reforça o Torreense na Liga BPI.

Tiago Pinto impressiona no Bournemouth e elogia José Mourinho: «Parece-me uma situação natural: o maior clube para o maior treinador»

Tiago Pinto deixou vários elogios a José Mourinho, numa entrevista da Marca que destacou o desempenho do português como diretor do Bournemouth.

PUB

Mais Artigos Populares

Leandro Santos deixa Benfica e está a caminho do Moreirense

Leandro Santos está muito próximo de ser confirmado como reforço do Moreirense. O lateral vai deixar o Benfica e assinar um contrato válido por quatro temporadas e meia com o clube minhoto.

Tomás Esteves será emprestado ao Bari, penúltimo classificado da Serie B Italiana

O defesa-lateral formado no FC Porto, Tomás Esteves, será emprestado ao Bari até ao final da temporada, após recuperar da lesão grave no joelho.

Avaria no avião atrasa regresso do FC Porto a Portugal

O avião que ia transportar a equipa do FC Porto da Chéquia para Portugal sofreu uma avaria, atrasando o regresso da equipa ao solo nacional.