Jogadores que Admiro #46 – Xabi Alonso

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Jogador de classe mundial e lenda viva do desporto rei, Xabi Alonso transporta toda a classe do futebol para dentro das quatro linhas e, certamente, faz o futebol parecer tarefa fácil ao olho do comum adepto. Com 114 internacionalizações pela seleção de Espanha e com passagens por três históricos do futebol (Liverpool, Real Madrid e Bayern Munique), o médio basco é um autêntico maestro em campo.

O internacional espanhol destaca-se pela sua apurada técnica com bola e pela excelente qualidade de passe, de tal nível que porventura somente o mítico Andrea Pirlo evidencie, nos dias que correm, tamanha capacidade no capítulo do passe. Xabi Alonso efetua passes longos com tal naturalidade e execução que aparenta estar a trocar a bola com um colega perto de si. Também o remate de longa distância é uma das armas que tem no seu vasto arsenal, característica patenteada nos golos de belo efeito que tem marcado ao longo da sua carreira.

A elevada cultura e leitura de jogo que demonstra, aliadas a uma inteligência tática adquirida com a experiência que já tem dentro das quatro linhas, permitem a Alonso controlar o ritmo das partidas e assumir a batuta do jogo, sendo assim o pêndulo e o principal motor de construção de jogo e circulação de bola da sua equipa.

O médio basco deixou um vasto legado no Liverpool, quando assinou pelo Real Madrid em 2009. Ao serviço dos madrilenos somou vários triunfos e títulos e foi com alguma surpresa para muitos adeptos que assinou pelo Bayern Munique aos 32 anos. Surpreendente, mas não para todos. Pep Guardiola sabia bem o que estava a fazer quando pediu a sua contratação: Alonso era a peça fundamental de que o meio-campo dos bávaros necessitava para praticar um futebol sustentado na posse de bola, bem ao estilo daquilo a que o técnico espanhol nos tem habituado. Guardiola tinha em Xabi Alonso o maestro de que necessitava para completar a sua orquestra em Munique.

Guardiola viu em Xabi Alonso o maestro ideal para a sua orquestra bávara Fonte: FC Bayern Munique
Guardiola viu em Xabi Alonso o maestro ideal para a sua orquestra bávara
Fonte: FC Bayern Munique

Xabi Alonso é um jogador galardoado e o seu currículo evidencia-o bem: um Campeonato do Mundo e dois Europeus ao serviço da seleção espanhola, duas Ligas dos Campeões (2004/05 no Liverpool e 2013/14 no Real Madrid), uma Supertaça Europeia, uma Liga Espanhola, uma Bundesliga, duas Taças do Rei, uma Taça de Inglaterra, uma Supertaça Espanhola e uma Supertaça Inglesa. Aos 33 anos, Xabi Alonso é mais um caso exemplificativo de que a idade no futebol não passa de apenas um número e não tem obrigatoriamente que se refletir na eficiência de um jogador dentro das quatro linhas.

O que o médio basco já não tem em velocidade tem em cérebro e experiência, fatores que lhe permitem manter os índices e a qualidade de jogo que tem evidenciado ao longo da sua carreira. Xabi Alonso continua a ser um jogador fundamental, que marca a diferença nas partidas, e aparenta estar ainda longe de pendurar as botas. E nós, adeptos do desporto rei, agradecemos!

Foto de Capa:  FC Bayern Munique

Fernando Gamito
Fernando Gamitohttp://www.bolanarede.pt
O Fernando Gamito é um estudante de comunicação e apaixonado pelo futebol, seja a praticar ou a discuti-lo fora das “quatro linhas”, o que o faz apostar num futuro no jornalismo. Ler jornais desportivos e jogar Football Manager são outras das suas principais preferências. Em Portugal, o seu coração bate pelo Sport Lisboa e Benfica. Lá fora, torce por Barcelona e Chelsea.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Thiago Silva antevê Nottingham Forest x FC Porto: «Este é um campo difícil, mas precisamos de estar ao mais alto nível»

Thiago Silva realizou a conferência de antevisão do Nottingham Forest x FC Porto, relativo à segunda mão dos quartos de final da Europa League.

Francesco Farioli projeta Nottingham Forest x FC Porto: «Sabemos o nível do adversário que vamos enfrentar»

Francesco Farioli realizou a conferência de antevisão do Nottingham Forest x FC Porto, relativo à segunda mão dos quartos de final da Europa League.

Lula da Silva revelou que Carlo Ancelotti pediu opinião sobre Neymar

O presidente do Brasil, Lula da Silva, revelou que o selecionador da seleção do Brasil lhe pediu opinião sobre a presença de Neymar no próximo Mundial.

André Villas-Boas revela bastidores da contratação de Samu e assume: «Sentimos falta dele»

André Villas-Boas concedeu uma entrevista ao diário Marca. Presidente do FC Porto falou de Samu Aghehowa e confessou que contratação foi muito rápida.

PUB

Mais Artigos Populares

Serginho sai em defesa de Rafael Leão: «San Siro é um estádio exigente»

Serginho defendeu Rafael Leão face aos assobios dos adeptos do AC Milan dirigidos ao internacional português na última derrota da equipa.

André Villas-Boas compara papel como treinador e presidente e confessa: «Sempre quis uma carreira curta»

André Villas-Boas concedeu uma entrevista ao diário Marca. Presidente do FC Porto falou nas diferenças para com a carreira como treinador.

Portugal bate Hungria e vai discutir com a Espanha o apuramento para o Europeu 2026 de Sub-19 Feminino

Portugal derrotou a Hungria por 3-0, na segunda jornada da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-19 Feminino. A equipa das quinas vai discutir o apuramento com a Espanha.