Olheiro BnR | Gabriel Sara

    Gabriel Davi Gomes Sara nasceu a 26 de junho de 1999 em Joinville, uma vila com pouco mais de 600 000 habitantes no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.

    Em 2013, ingressou nas escolas de formação do São Paulo, a cerca de 500 km a nordeste da sua terra natal e por lá ficou até 2022, tendo vencido o Paulistão 2021, a Supercopa do Brasil sub-20, em 2018 e a Copinha 2019, num plantel com nomes como Morato, Tuta ou Antony.

    Foi ganhando protagonismo pela equipa principal e isso valeu-lhe uma transferência para o Norwich City, recém-despromovido ao Championship, por um total de 10,5 milhões de euros.

    Por lá ficou duas temporadas, a ganhar protagonismo (foi o jogador da temporada 2022/2023 do clube) e bagagem e, embora se esperasse um salto qualitativo superior, a boa forma valeu-lhe uma viagem para Istambul, para representar o Galatasaray.

    Gabriel Sara continua a ser um dos talentos mais bem escondidos da Europa. Na penumbra dos holofotes do principal campeonato inglês. Destacou-se nos Canários numa posição e função bem mais adiantada do que aquela que pratica agora, na maior cidade turca.

    Jogando em dupla de médios, como #8, ao lado de Lucas Torreira, Gabriel Sara é o jogador mais diferenciador em construção do Galatasaray, pelo risco que aplica nos seus passes.

    Este posicionamento mais baixo no terreno, face a temporadas anteriores, permite-lhe ver o jogo de frente, mais vezes, e lançar os avançados em velocidade (Osimhen, Yilmaz, Akgün…). Esta situação é algo que não fazia com tanta regularidade em Inglaterra, dado o seu uso como médio ofensivo ou como jogador de faixa, onde, embora noutros moldes, também tinha muito rendimento.

    Morfologicamente, tem pormenores muito interessantes, sabendo sempre como colocar o seu corpo para passar a bola da melhor forma, com o seu pé esquerdo, já que não faz muito uso do direito, usando até, por várias vezes, a parte exterior do pé dominante nas suas ações. Isto aplica-se seja para descobrir os passes longos exímios ou para, sob pressão e em construção baixa, encontrar espaços dentro do bloco adversário.

    Também pelo papel que teve em Norwich, partindo de fora para dentro, desenvolveu muito a sua capacidade de condução de bola, aliada à sua velocidade. Característica essa que usa diversas vezes para queimar linhas de pressão do adversário e conectar os setores, tornando-o uma arma temível em transição ofensiva.

    Quando tem liberdade para o fazer, é também um jogador altamente habilitado e instintivo a romper de trás para a frente, para responder a cruzamentos ou para corredor central, em contra movimentos com o ala/extremo.

    Dono das bolas paradas, onde já assistiu por três vezes, é altamente diferenciado, seja em cantos, livres frontais ou laterais, e é, neste quesito, um dos jogadores mais efetivos da Europa, aplicando uma colocação, tensão e curva absolutamente esmagadoras para o atacante finalizar.

    No plano defensivo, embora esteja longe de ser um jogador altamente competente, tem um atleticismo invejável e um raio de ação bastante abrangente para importunar adversários.

    Ainda assim, embora a nível interno faça parte de uma equipa altamente dominadora da posse da bola e do jogo, deve melhorar nos desarmes e duelos.

    Fonte: https://fbref.com/en/players/135d500d/scout/365_m2/Gabriel-Sara-Scouting-Report           

    O que as estatísticas comparativas demonstram é um médio com alta influência no último terço, seja em golos, assistências, esperados ou não e com um enorme volume de aproximações à área adversária, com uma média de cerca de dois remates por jogo.

    Pelo tipo de passes que faz, normalmente com risco e sempre a visar uma decisão, é normal que a percentagem de concretização não seja alta.

    Confirma também que não é um médio especialista em defender, comprovando o “olhómetro”.

    Fora das cinco principais ligas e no seio da Liga Europa, Gabriel Sara é um dos médios mais entusiasmantes e um dos candidatos a MVP da Liga Turca.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Frederico Varandas deixa mensagem aos adeptos do Sporting: «Aconteça o que acontecer, não consigo ter maior admiração pelo grupo»

    Frederico Varandas falou aos jornalistas após o Rio Ave x Sporting. Presidente dos leões tocou na atualidade desportiva.

    Petit: «Parabéns ao Sporting, foi um justo vencedor, nós fomos uns dignos vencidos»

    Petit analisou o Rio Ave x Sporting das meias finais da Taça de Portugal. Leões seguem em frente e estão no Jamor.

    Rui Borges após confirmar final da Taça de Portugal: «É incrível este grupo»

    Rui Borges analisou o Rio Ave x Sporting das meias finais da Taça de Portugal. Leões seguem em frente e estão no Jamor.

    João Tomé: «O Sporting é uma equipa que está muito bem e preparou o jogo com respeito a nós»

    João Tomé analisou o Rio Ave x Sporting das meias finais da Taça de Portugal. Leões seguem em frente e estão no Jamor.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    O golo de honra de André Luiz no Rio Ave x Sporting da Taça de Portugal

    André Luiz foi o autor do único golo do Rio Ave na eliminatória diante do Sporting. Encontro das meias finais da Taça de Portugal.

    Sporting volta a vencer Rio Ave e está na final da Taça de Portugal

    O Sporting está na final da Taça de Portugal. Depois da vitória em Alvalade, vitória em Paços de Ferreira sobre o Rio Ave.

    Barcelona vence Mallorca pela margem mínima e cimenta liderança da La Liga

    O Barcelona derrotou o Mallorca por 1-0 na 33ª jornada da La Liga. Culés mantém a liderança isolada da competição.

    Saída noturna no FC Porto com mais 3 envolvidos resulta em 2 novos processos disciplinares e mais uma multa

    Continuam a surgir novos contornos relativos à saída noturna pela festa de Otávio Ataíde. Samu Aghehowa, Danny Namaso e Neuhén Pérez envolvidos.

    A ascensão dos Houston Rockets | NBA

    Os Houston Rockets passaram do 11º lugar na conferência...

    Viktor Gyokeres marca e dilata a vantagem do Sporting no jogo e nas meias finais da Taça de Portugal

    Mais um golo do Sporting, mais um de Viktor Gyokeres na temporada. Leões a vencer o Rio Ave por 2-0 (4-0 na eliminatória).

    Matheus Nunes marca nos descontos e dá vitória iniciada por Bernardo Silva ao Manchester City na receção ao Aston Villa

    O Manchester City empatou na receção ao Aston Villa na abertura da 34ª jornada da Premier League. Dois clubes procuram top-5.

    PSG com golo de Vitinha empata em casa do Nantes e continua percurso invencível na Ligue 1

    O PSG continua o percurso incólume na Ligue 1. Na 29ª jornada da Ligue 1, empate a um golo em casa do Nantes.

    Iker Muniain e Arábia Saudita: «Se tiver de ir para qualquer um destes clubes será a chatice da minha vida»

    Iker Muniain recusou a possibilidade de rumar à Arábia Saudita. Médio espanhol representa o San Lorenzo da Argentina.

    Manchester United de Ruben Amorim mais perto de fechar contratação de reforço sonante

    O Manchester United está cada vez mais próximo de fechar a contratação de Matheus Cunha. Avançado representa o Wolverhampton.