12.ª jornada da 1.ª Liga: Teste a João Pereira

Após a paragem para as seleções e para a eliminatória da Taça de Portugal, a Primeira Liga volta e com um claro destaque: João Pereira. Após duas goleadas de sabores completamente diferentes em Alvalade, o jogo desta jornada frente ao muito competente Santa Clara é, claramente, o primeiro teste às reais capacidades do novo treinador do Sporting.

Com a jornada a começar no Algarve, com um jogo entre o Farense e o Estrela da Amadora, e a terminar apenas na segunda e no Estádio do Dragão, olhemos para os principais pontos de destaque desta jornada da Liga.

Sporting x Santa Clara

Os campeões em título recebem a maior surpresa – pela positiva – da Liga e o encontro afigura-se como o jogo de maior destaque da jornada. Após a goleada sofrida com o Arsenal na passada terça-feira, vai ser interessante perceber se João Pereira vai continuar a apostar em Edwards na frente ou se, por exemplo, dá nova titularidade a Conrad Harder.

João Pereira
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Do lado açoriano, o quarto lugar ocupado à entrada para a 12.ª jornada é um cartão de visita suficientemente elucidativo da capacidade da equipa de Vasco Matos. Com duas vitórias nos últimos dois jogos, o Santa Clara promete ser um osso duro de roer e será interessante perceber como pode a equipa visitante gelar o José Alvalade.

O treinador dos Bravos Açorianos disse, na Conferência de Imprensa pré-jogo, que não espera grandes diferentes deste Sporting para o anteriormente treinado por Ruben Amorim: «Não acho que haja grandes diferenças, sinceramente. (…) Já sabemos aquilo que é o Sporting, toda a gente sabe».

Jogadores a observar: Viktor Gyokeres e Ricardinho

Arouca x Benfica

Já no primeiro dia de dezembro, pelas 18 horas, os encarnados viajam até casa do aflito Arouca e querem dar continuidade ao bom momento nos jogos nacionais, onde somam nove vitórias nos últimos nove encontros.

Curiosamente, esta sequência surge desde o regresso de Bruno Lage ao comando técnico do Benfica. A vitória recente no Mónaco pode subir os níveis de confiança dos jogadores habitualmente suplentes, já que dois dos três golos encarnados surgiram do banco.

Ángel Di María é um dos destaques no Benfica na visita a Arouca para a 12.ª jornada
Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

Do lado dos Lobos, Vasco Seabra ainda não sabe o que é vencer, somando duas derrotas e um empate sem golos nos três jogos em que orientou o Arouca. A derrota caseira no passado fim de semana perante o lanterna vermelha da Liga, Farense, ditou a eliminação da Taça de Portugal e agora só há que focar no campeonato e, nesta jornada, tentar ao máximo sair do 16.º lugar que ocupa no campeonato.

Jogadores a observar: Ángel di María e Jason Remeseiro

FC Porto x Casa Pia

Como já dito, é o jogo que termina a 12.ª jornada da Liga e todos os olhares estão na equipa de Vítor Bruno. Os Dragões não vencem há quatro jogos, sendo que a última vitória foi no dia 3 de novembro, numa goleada por 4-0 ao Estoril.

Desde aí, três derrotas e um empate no último jogo em Bruxelas, para a Liga Europa. Estatística de relevo são também os golos sofridos pela equipa azul e branca; nos últimos quatro jogos sofreu 10 golos (2-1, 4-1, 2-1 e 2-2). A eliminação para a Taça de Portugal também ainda se encontra fresca nos adeptos que pedem que mudanças sejam feitas e, muitos deles, pedem a demissão do treinador portista.

Vítor Bruno no jogo da 11 jornada entre o Benfica e o Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Posto isto, e na teoria, este é um bom momento para os Gansos visitarem o Dragão. A equipa lisboeta está num confortável 9.º lugar da Liga e não perde há cinco jogos (três vitórias e dois empates). Alongando a vista, a equipa de João Pereira perdeu apenas um dos últimos 10 encontros, derrota essa sofrida em Alvalade. De resto, cinco vitórias e quatro empates.

Jogadores a observar: Wenderson Galeno e Nuno Moreira

Jogos em destaque na 12.ª jornada

Neste fim de semana temos dois duelos de aflitos e um dérbi a destacar. O Farense de Tozé Marreco quer sair do último lugar da Primeira Liga e tem, na receção ao Estrela da Amadora, um desafio que pode prolongar o bom momento conseguido após a passagem aos oitavos de final da Taça.

Viajando até à Madeira, o preto e branco dos símbolos dos clubes tem se refletido no campeonato realizado até ao momento por Nacional e Boavista.

Neste jogo na Choupana, os dois clubes separados por apenas um ponto, com vantagem das Panteras, pode valer mais dos que os três que a vitória dá. Dificilmente será um jogo com muitos golos, mas pode ser interessante de se seguir.

Rui Borges, treinador do Vitória SC recebe o Gil Vicente nesta jornada da Liga
Fonte: João Freitas / Bola na Rede



Por fim, e após o empate europeu, o Vitória SC recebe em Guimarães o rival minhoto de Barcelos, Gil Vicente. A equipa de Rui Borges fez uma longa viagem até Almaty, no Cazaquistão, e pode chegar a este dérbi com alguns jogadores fatigados.

Do lado gilista, o 11.º lugar da tabela classificativa até pode dar um aparente conforto, mas a verdade é que os lugares de descida estão a apenas quatro pontos. Por isso, Bruno Pinheiro pode aproveitar a recente vitória para a Taça (2-0 ao Vila Real), para motivar os seus jogadores a uma vitória num jogo sempre especial.

Jogadores em destaque na 12.ª jornada

Clayton Silva leva cinco golos apontados nos 11 primeiros jogos do campeonato e a mudança de treinador do Rio Ave não mudou o seu registo goleador. Com três golos marcados nos últimos três jogos, o avançado que já passou pelo Casa Pia volta a ser um dos jogadores em maior destaque nesta edição da Liga. Veremos como corre o jogo na receção a um Moreirense motivado pela vitória na Taça frente ao FC Porto.

Ivan Zlobin
Fonte: Cláudia Figueiredo / Bola na Rede

Em Famalicão, o 7.º lugar na liga é sinónimo de tranquilidade. Analisando os dados estatísticos do campeonato há ainda outro destaque. Tirando os três clubes de maior dimensão da equação, é o Famalicão a equipa com menos golos sofridos (nove). Este dado tem um nome: Ivan Zlobin. O guardião tem sido um dos pilares da equipa de Armando Evangelista e, com 10 jogos já disputados na temporada, parece ser um dos bons jogadores do nosso campeonato. Tem a palavra o guarda-redes russo e os jogadores do Estoril, num jogo marcado para a Amoreira.

Jogos num minuto:

Falta falar de apenas um jogo, e curiosamente mais um jogo a Norte: AFS x Braga. A equipa das Aves não vence há quatro jogos e apenas venceu um nos últimos oito. A derrota mais recente em Évora, frente ao Lusitano, para a Taça de Portugal pode criar o alerta na equipa de Daniel Ramos, até porque o jogo que se segue é contra o Braga.

Carlos Carvalhal e o Braga venceram o Hoffenheim na ultima jornada da Liga Europa
Fonte: João Freitas/ Bola na Rede

Os Arsenalistas venceram o Hoffenheim para a Liga Europa e voltam à Liga após duas vitórias. No 5.º lugar da tabela, e com o Santa Clara a jogar em Alvalade, os bracarenses podem sonhar com o regresso ao 4.º lugar.

Vítor Miguel Gonçalves
Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.

Subscreve!

Artigos Populares

Simão Coutinho é o novo diretor-desportivo do Al Nassr

O Al Nassr oficializou a promoção de Simão Coutinho. O dirigente português é o novo diretor-desportivo do clube saudita.

Viktor Gyokeres pode ser o novo marcador de penáltis do Arsenal? Mikel Arteta responde

Mikel Arteta foi confrontado com a possibilidade de Viktor Gyokeres bater os penáltis do Arsenal. O técnico espanhol desvalorizou o tema.

Tadej Pogacar vence a Volta a França 2025 e Wout van Art conquista a última etapa

A Volta a França 2025 foi ganha por Tadej Pogacar pela quarta vez na carreira. Já Wout van Art conquistou a derradeira etapa.

Chegada de Viktor Gyokeres já traz consequências: avançado está de saída do Arsenal

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal e pode haver um avançado de saída do conjunto londrino. Gabriel Jesus interessa ao Flamengo.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto derrota Benfica e conquista Liga Portugal Legends

O FC Porto conquistou a terceira edição da Liga Portugal Legends, depois de vencer o Benfica por duas bolas a uma.

Juventus mantém a esperança de que pode garantir Morten Hjulmand por 40 milhões de euros

A Juventus está muito interessada em garantir a contratação de Morten Hjulmand, médio que pertence aos quadros do Sporting.

Cruzeiro de Leonardo Jardim derrotado no Brasileirão

O Cruzeiro perdeu frente ao Ceará por duas bolas a uma durante a noite deste domingo, num encontro da 17.ª jornada do Brasileirão.