Claques: entre canções e furacões

 

sporting cabeçalho generícoUm jogo de futebol tem vários elementos, dentro e fora de campo. Para além das três equipas no terreno de jogo, existe o que se costuma intitular como o 12° jogador: os adeptos.

Durante a minha ida a Alvalade, no jogo da Taça de Portugal, vi homens e mulheres, crianças e idosos unidos por uma paixão irracional, o futebol. Mas, mesmo assim, o melhor estava dentro do estádio. As claques.

Senti-me uma criança ao entrar para as bancadas e a ver os holofotes ligados, os jogadores a aquecer e as claques do Sporting, na bancada oposta à minha, a afinarem vozes para o espetáculo que estava prestes a começar. É impossível ficar quieta e calada perante o ambiente que estas estavam a criar, pelos ritmos das canções e pela emoção que se sentia.

Já sabia que ia ser assim, 90 minutos – que passam a 120- a motivar todos os jogadores dentro de campo, não deixando nenhum para trás, ficando tudo de si também ali, dentro das quatro linhas. Mas, não consigo explicar porquê, fico sempre sem palavras perante a força de todos os que fazem parte das claques, estes que também fazem com que o público apoie a sua equipa e a deixar o jogo com uma energia inigualável.

 

A massa adepta do Sporting no apoio à equipa Foto: Sporting CP
A massa adepta do Sporting no apoio à equipa
Foto: Sporting CP

Fiquei também bastante impressionada, pela positiva, pela originalidade das tarjas criadas e dos cânticos entoados. Se bem, que neste ultimo ponto, há uma coisa a criticar: quando insultam os adeptos das claques contrárias. Não me venham dizer que o futebol não é para meninas e que assim é que se vê a nossa força; não é assim. Não precisamos de rebaixar ninguém para nos tornarmos grandes. Na verdade, somos gigantes, vergam-se pelo poder da nossa voz e pela qualidade da nossa equipa. Devemos apoiar os nossos e ignorar os outros. Ninguém tem uma voz como a nossa. Ninguém cala o rugido do leão.

Posto isto, desenganem-se os mais céticos, os que não acreditam no fenómeno que são as claques do Sporting. Respondo-vos já à primeira pergunta que surge nas cabeças: isto não se passa apenas em casa. Passa-se em todos os estádios em que o Sporting é recebido como visitante, como aconteceu na passada quinta-feira em Moscovo. Apesar do frio que decerto se sentia na capital russa, ouviam-se vozes portuguesas puxar pelos leões em cada lance de ataque, em cada golo e cada calafrio. Faziam-se ouvir até que as vozes doessem.

Sinto que é disto que também é feito o Sporting Clube de Portugal. De jogadores e adeptos. Porque, todos juntos somos mais fortes. Ninguém para o leão.

Foto de Capa: Sporting CP

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Mário elogia Cristiano Ronaldo e Sérgio Conceição: «Serei eternamente grato»

João Mário trocou o FC Porto pela Juventus neste mercado de verão. Lateral direito falou sobre vários temas em entrevista.

João Mário explica decisão de rumar à Juventus: «Foi uma oferta quase impossível de recusar»

João Mário trocou o FC Porto pela Juventus neste mercado de verão. Lateral direito falou sobre vários temas em entrevista.

Paulo Gomes: Dominik Prpic é um jogador sóbrio

Paulo Gomes está na Tribuna VIP do Bola na Rede, depois de ter estado recentemente no Botafogo SP.

Luuk de Jong revela conversa com André Villas-Boas e Farioli: «Disse-me que o fiz chorar na última época»

Luuk de Jong é o mais recente reforço do FC Porto neste mercado de verão. Avançado conta mais sobre o processo de transferência.

PUB

Mais Artigos Populares

Exclusivo: Sporting garante as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry

O Sporting fechou as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry. As duas jogadoras vão juntar-se ao plantel de Micael Sequeira.

Sporting quer dar recompensa a Morten Hjulmand quando o mercado fechar

O Sporting está contente com a postura de Morten Hjulmand neste mercado de verão. Capitão terá recompensa no final da janela.

FC Porto define mais 2 posições a reforçar neste mercado de verão

O FC Porto está a realizar o maior investimento da sua história neste mercado. Dragões querem reforçar defesa e meio-campo.