Obrigação de ganhar para pensar seguir em frente | FC Porto x Midtjylland

- Advertisement -
Liga Europa, 6ª jornada: quinta-feira, 12 de dezembro de 2024, 20h00

A ANTEVISÃO: DRAGÕES, OBRIGADOS A GANHAR, RECEBEM DINAMARQUESES NO DRAGÃO

Não há grande margem de erro para o FC Porto na Liga Europa. Os dragões têm noção da dimensão do encontro desta quinta-feira frente ao Midtjylland, ao ponto do treinador Vítor Bruno ter dito que «é a primeira de três finais».

E é mesmo, uma vez que, acreditando que os jogos mais difíceis desta fase da competição já passaram, agora restam dois jogos em casa, diante deste Midtjylland e do Olympiacos, e outro em campo neutro, frente ao Maccabi Tel-Aviv. Com apenas cinco pontos até agora, que até poderiam ser facilmente oito ou nove, não fossem algumas desatenções ingénuas nos últimos minutos diante do Manchester United e da Lazio, por exemplo, os dragões têm obrigatoriamente de ganhar este jogo se quiserem pensar em seguir na prova.

A verdade é que, apesar dos resultados menos positivos na Liga Europa, os portistas são amplamente favoritos para a receção ao Midtjylland, equipa que, contra emblemas portugueses, nunca venceu em solo luso.

Jogar no Dragão tem sido quase sempre sinónimo de vitória para os portistas. Mesmo que a relação com os adeptos não esteja a atravessar os melhores dias, é de esperar que o Estádio do Dragão esteja praticamente lotado e que a equipa portista consiga manter a dinâmica de domar os adversários e, sobretudo, vencer o jogo.

Ainda assim, o emblema dinamarquês chega à cidade Invicta confortável com os sete pontos já conquistados, mas recheado de dúvidas no ataque. Isto porque o tridente mais produtivo – Franculino Djú, Simsir e Osorio – está lesionado há mais de um mês e essas dúvidas podem deixar a equipa mais debilitada nesse setor.

Vítor Bruno deixou no ar a possibilidade de fazer algumas alterações na equipa, até porque Alan Varela e Fábio Vieira estão em dúvida, para o desafio europeu, e Nico González está castigado.

Assim sendo, apesar do calendário estar apertado, não é provável que Vítor Bruno faça qualquer tipo de gestão para o desafio desta quinta-feira, até pela urgência de vencer e ficar numa posição mais privilegiada nesta edição e neste novo formato da Liga Europa.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O FC Porto marcou em todos os jogos realizados nesta edição da Liga Europa.
  2. O FC Porto só venceu uma das cinco partidas realizadas nesta edição da Liga Europa.
  3. Em casa, o FC Porto ainda não perdeu esta temporada: em dez jogos, soma nove vitórias e um empate.
  4. Nos últimos seis encontros, o FC Porto só venceu um.
  5. Nos dois jogos realizados fora de casa nesta edição da Liga Europa, o Midtjylland soma uma vitória e uma derrota.
  6. O Midtjylland perdeu os dois últimos encontros realizados na Liga Europa.
  7. Nas últimas sete partidas, o Midtylland perdeu cinco.
  8. A última vitória de uma equipa dinamarquesa em Portugal foi em 2010, quando o Brondby venceu em Alvalade o Sporting por 0-2, no play-off da Liga Europa.
  9. As equipas portuguesas apresentam um histórico bastante positivo nas receções a equipas dinamarquesas: em 26 jogos, somam 20 vitórias, três empates e três derrotas.
  10. A única vez que o Midtjylland não perdeu em Portugal foi, precisamente, no último jogo: 1-1 em Alvalade, frente ao Sporting, na Liga Europa (1-1).

JOGADORES A TER EM CONTA

Wenderson Galeno FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Wenderson Galeno – É verdade que o extremo internacional brasileiro já viveu melhores dias nesta temporada, principalmente no início da mesma, mas, ainda assim, é o segundo melhor marcador da equipa azul e branca em 2024/25, com 12 golos, em 21 jogos, apenas atrás de Samu Aghehowa, que leva 14, em 17 partidas. Não foi por acaso que Galeno foi considerado o “Atleta do Ano” na gala dos Dragões de Ouro, pelo que, jogando contra um Midtjylland que poderá vir jogar ao Dragão de forma mais descontraída, poderá ser através sua velocidade e verticalidade que os dragões podem fazer a diferença e marcar uma reviravolta neste ciclo negativo que se vive por aqueles lados.

Franculino Djú Está em dúvida, mas, formado no Benfica, o avançado luso-guineense, de apenas 20 anos, é o melhor marcador da presente temporada da formação dinamarquesa, registando já dez tentos, em 23 encontros disputados. Rápido, forte no ataque ao espaço e à profundidade deverá, no caso de ser titular, ser um dos centros de maior atenção que a defesa portista, demasiado vulnerável, permissiva e ingénua nos últimos jogos, necessitará de ter em conta, de modo a não sofrer com a sua capacidade de explosão, tanto na velocidade como no drible e remate.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes; Nehuen Pérez; Otávio; Francisco Moura; Alan Varela; Stephen Eustáquio; Pepê; Danny Namaso; Wenderson Galeno; Samu Aghehowa

Treinador: Vítor Bruno

«Cabe-nos levar o que é a nossa ideia para o jogo. Temos uma oportunidade única de fazer oito pontos amanhã e ultrapassar um adversário que está à nossa frente. É a primeira de três finais que temos nesta competição».

Midtjylland: Elías Ólafsson, Kevin Mbabu, Ousmane Diao, Mads Sorensen, Victor Bak Jensen, Emiliano Martínez, Joel Andersson, Oliver Sorensen, Valdemar Byskov, Mikel Gogorza, Adam Buksa

Treinador: Thomas Thomasberg

«Conhecemos o adversário, sabemos que são uma boa equipa, difícil de vencer e individualmente muito forte, tem muita qualidade em todos os setores. Queremos vencer e aproveitar as nossas oportunidades. Vamos jogar com coragem».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-1 Midtjylland

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas avança por guarda-redes e deixa Rui Silva para 2ª opção

O Besiktas está muito interessado na contratação de Filip Jorgensen. Guarda-redes do Chelsea quer rumar à Turquia na busca por minutos.

Roberto De Zerbi desolado depois de perder a Supertaça de França: «Nunca chorei depois de perder e hoje chorei quando entrei no balneário»

Roberto De Zerbi mostrou-se desolado com a derrota na Supertaça de França. Marselha perdeu com o PSG nos penáltis.

Atlético Madrid define preço para vender Thiago Almada em janeiro

Thiago Almada pode deixar o Atlético Madrid em janeiro. Colchoneros colocaram o médio no mercado e definiram preço do jogador.

Lenda do Manchester United elogia Ruben Amorim: «A sua honestidade e a sua visão das coisas eram bastante revigorantes»

Michael Owen deixou elogios ao trabalho feito por Ruben Amorim no Manchester United. Antigo avançado vê méritos no treinador.

PUB

Mais Artigos Populares

Casa Pia empresta avançado Max Svensson ao UD Ibiza

O Casa Pia oficializou a saída de Max Svensson por empréstimo. Avançado de 24 anos vai jogar pelo UD Ibiza e volta assim a Espanha.

Guarda-redes do Alverca com interessado no Brasil

Matheus Mendes pode deixar o Alverca nesta janela de transferências. Guarda-redes é alvo do Sport e pondera regresso ao Brasil.

Thiago Silva pode ser titular no FC Porto x Benfica: eis a situação

Thiago Silva pode fazer a sua estreia no FC Porto frente ao Benfica. Dragões recebem águias nos quartos de final da Taça de Portugal.