Como tornar o campeonato mais competitivo? | Basquetebol

modalidades cabeçalho

O campeonato português de basquetebol passou por uma restruturação recente com o fim (compreensível) da segunda fase do campeonato, em 2022. Apesar de a Seleção Nacional estar a ter melhores desempenhos e a mostrar maior potencial e as equipas portuguesas estar mais competitivas nas competições europeias, ainda falta um longo caminho a percorrer.

A condensação do calendário com jogos quase consecutivos prejudica o descanso e acentua as discrepâncias entre as equipas candidatas ao título e as outras, fruto da limitação do número de opções de qualidades destas últimas.

Por outro lado, falta uma competição intermédia entre o final da formação e o início dos seniores, onde haja uma transição adequada do jovem sénior para a sua afirmação entre os “crescidos”. A existência de equipas B e satélites nos escalões inferiores não substitui a necessidade da criação de competição na faixa etária de transição entre júnior e sénior.

Por último, é preciso acrescentar que o aumento do limite de estrangeiros tem obviamente um efeito positivo, em termos de qualidade para o campeonato. Contudo, é preciso garantir que as equipas estejam a formar e que tenham a preocupação de integrar nos jovens na sua equipa principal.

Só assim o basquetebol nacional avançará para um patamar superior.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Quanto dinheiro o Sporting receberá pela ida de Flávio Nazinho para a La Liga?

O Sporting vai ter direito a fatia do negócio de Flávio Nazinho para a La Liga. Leões encaixam quase 1 milhão de euros.

FC Porto volta a treinar com os mesmos 2 nomes entregues ao departamento médico

O FC Porto realizou esta sexta-feira mais um treino no Olival. Martim Fernandes e Samu continuam entregues ao departamento médico.

Midtjylland recusa pacote de 30 milhões de euros por ex-Benfica Franculino Djú

Franculino Djú despertou o forte interesse de um clube de França. Midtjylland recusa proposta de 30 milhões de euros.

Marcou o golo decisivo da final da Taça de Portugal Feminina contra o Benfica e … está a um passo de reforçar águias

O Benfica está muito perto de contratar Salomé Prat ao Torreense. Jogadora marcou o golo decisivo da final da Taça de Portugal Feminina.

PUB

Mais Artigos Populares

Boas notícias para Ruben Amorim: Manchester United recebe “sim” de guarda-redes

O Manchester United está em negociações com o Royal Antuérpia por Senne Lammens. Guarda-redes aceita mudança para Old Trafford.

Wolves de Vítor Pereira fecham defesa da La Liga por pacote de 35 milhões de euros

O Wolverhampton garante a contratação de Ladislav Krejcí ao Girona. Operação total a rondar os 35 milhões de euros.

Sporting: Por que motivo Fotis Ioannidis baixou o ritmo na época passada?

Fotis Ioannidis está novamente no radar do Sporting. O Bola na Rede procurou saber mais sobre o avançado do Panathinaikos.