O panorama do Campeonato Português | Andebol

modalidades cabeçalho

A quatro jornadas do término da primeira fase do Campeonato Andebol 1, e com a paragem para os compromissos da seleção nacional, olhamos para as equipas em destaque, as surpresas e as desilusões. Como tal, decidi dividir o artigo pelo atual cenário de divisão da tabela classificativa da fase que se avizinha.

Se a primeira fase terminasse agora, como se dividiam as equipas pelos grupos de decisão?

Grupo A e a luta pelo troféu

O top4 é, de momento, composto por Sporting CP, FC Porto, SL Benfica e o Marítimo Madeira Andebol SAD. Comparativamente ao ano passado, os madeirenses apresentam-se como a única diferença, dado que, em 2023/24, o quarto lugar pertenceu ao ABC Braga. Para já, a diferença esteve mesmo no embate entre estes conjuntos, com o Marítimo a vencer por um golo em Braga.

Para além do quarto lugar, a classificação do Grupo A não traz surpresas. O líder é o Sporting CP, atual detentor do campeonato e favorito à conquista do título. Ainda assim, o FC Porto está à espreita, com menos um jogo e a apenas três pontos dos leões. Na terceira posição estão as águias, que começaram o mês de dezembro a forçar ao rival verde e branco a sua única derrota na competição. Ainda assim, estão longe dos postos superiores, dando sinais de que o terceiro lugar será, mais uma vez, o destino encarnado.

Grupo B e a disputa por um lugar na Europa

ABC Braga, Vitória SC, AA Águas Santas e CF Os Belenenses compõem o grupo que luta por uma vaga no playoff de acesso à EHF European League. Destas, o destaque vai para a campanha dos conquistadores, que passaram de um nono lugar na época transata para o sexto posto nesta edição. Por outras palavras, enquanto no ano passado preparavam-se para discutir a permanência na 1ª divisão, têm já a presença na competição assegurada para 2025/26, tendo agora os olhos na Europa.

Do outro lado da conversa temos uma AA Águas Santas a somar resultados que não correspondem com as expectativas dos adeptos. O Grupo A já não consta nas contas dos maiatos, sendo matematicamente impossível ultrapassar a turma insular. Assim, por esta altura, parece que o desfecho será semelhante ao de 2023/24 (a luta pela quinta posição).

Quanto ao ABC Braga, os quatro primeiros lugares mantêm-se como o objetivo. Ainda assim, o destaque vai para as prestações individuais, com a dupla de Andrés (Sousa e José) a marcarem presença no top3 de melhores marcadores da competição. André Sousa está em segundo, com 111 golos, mais nove que o seu colega, André José (102).

Para fechar o grupo B temos o CF Os Belenenses, com mais um ponto que o nono posto, ainda que com uma partida para disputar.

Grupo C e o medo do “Honra”

Para fechar a classificação, temos as quatro lanternas, todas elas na disputa pela continuidade no Campeonato Andebol 1. Como tal, sentam-se à mesa o Póvoa AC, a AA Avanca, o Nazaré Dom Fuas AC e o SC Horta. Os dois últimos, recém-promovidos ao principal escalão nacional, voltariam à Divisão de Honra se o campeonato terminasse hoje. A formação açoriana tem apenas um triunfo nos seus 17 jogos, ocupando o último lugar. Ainda assim, a equipa nazarena está encostada ao décimo posto, de momento em igualdade pontual com a AA Avanca.

No que aos poveiros diz respeito, ainda há esperanças de fugir ao grupo C. Registam 27 pontos, menos um que as posições que garantem a sobrevivência, com quatro vitórias e um empate. No frente-a-frente com o CF Os Belenenses, o alvo a abater do Póvoa AC, o desfecho sorriu à formação da Póvoa de Varzim (31-27).

O goleador máximo

Tal como no ano passado, tudo indica que o melhor marcador será Délcio Pina. Para já, leva 119 golos no campeonato, com uma média de 6.6 tentos por partida. Contudo, não está próximo da marca da temporada passada, época em que somou 211 golos na competição.

David Braga
David Bragahttp://www.bolanarede.pt
O desporto pautou a vida de David, com o andebol a surgir cedo como a sua grande paixão. Com a bola na mão, apercebeu-se da panóplia de histórias que as modalidades são capazes de contar.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo oferece contrato de 5 épocas a lateral do Manchester City

O Nottingham Forest quer contratar Rico Lewis ao Manchester City. Ingleses avançam pelo jovem lateral de 20 anos neste mercado.

Farioli atualiza situação de Francisco Moura e faz pequeno balanço do FC Porto: «Estamos em construção»

O FC Porto vai enfrentar o Gil Vicente na segunda jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli já falou aos jornalistas.

Farioli garante: «Rodrigo Mora é um jogador importante para o FC Porto. O que está a acontecer não é saudável»

O FC Porto vai enfrentar o Gil Vicente na segunda jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli já falou aos jornalistas.

Francesco Farioli e o Gil Vicente x FC Porto: «Será sem dúvidas um desafio»

O FC Porto vai enfrentar o Gil Vicente na segunda jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli já falou aos jornalistas.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United olha para outro médio da Premier League como alternativa a Carlos Baleba

O Manchester United está interessado em Adam Wharton. Crystal Palace aponta uma verba superior aos 115 milhões de euros.

Richard Ríos e a urgência em adaptar-se ao futebol europeu | Estrela da Amadora 0-1 Benfica

O Benfica bateu o Estrela da Amadora por uma bola a zero, num jogo válido pela segunda jornada da Primeira Liga. Richard Ríos foi novamente titular pela formação de Bruno Lage, mas a sua exibição foi novamente abaixo do esperado.

Toti Gomes não esquece Diogo Jota: «Tentámos jogar por ele também»

Toti Gomes recorda Diogo Jota e André Silva, irmãos que morreram este verão num acidente de carro. Eis o que disse o defesa português.