📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O fenómeno Volta a Portugal | Ciclismo

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Portugal é um país em que o monopólio da atenção mediática no desporto está virado para o futebol. No entanto, em todos os verões, há um evento que traz à ribalta o ciclismo: a Volta a Portugal.

Trata-se de um evento que, pela adesão da população, se torna algo difícil de não despertar a atenção durante uma semana e meio no verão. Os protagonistas passam despercebidos a maioria do ano. Não há grande cobertura e interesse mediático do calendário velocipédico nacional, mas quando a Volta abre no prólogo tudo muda.

Desde as míticas com as chegadas no alto à Senhora da Graça e à Torre, passando pelas etapas em linha, até ao contrarrelógio decisivo no final, tudo é vivido como se o ano velocipédico se completasse nessa semana e meia.

Os casos de doping em equipas portuguesas, nomeadamente o último da W52/FC Porto, podem abalar a credibilidade junto dos patrocinadores e, assim a reputação internacional, mas não a nível nacional, onde as pessoas querem ver o espetáculo das bicicletas.

Apesar de não ser fundamental, o facto de não ser possível cobrir todo o território nacional de Portugal continental é prejudicial para a sua imagem e divulgação por todas as regiões, nomeadamente para as gerações mais novas. Trata-se de um assunto que a organização da volta deve estar atenta na cooperação com as câmaras municipais, assim como a atração de equipas do World Tour ou, pelo menos, do segundo escalão da Unidade de Ciclismo Internacional, a categoria continental profissional.

Por último, e não menos importante, as atividades junto à meta também ajudam à adesão do público, nomeadamente dos mais novos a esta emblemática prova. Em 2025, a Volta a Portugal volta no final do julho, iniciando na Maia e com o final marcado para o contrarrelógio em Lisboa.

Os protagonistas

Colin Stussi, vencedor da geral individual da Volta em 2023

“Eu gosto da atmosfera, da competição, das subidas porque eu gosto de provas difíceis. São 11 dias que é adequado para mim.”

Rúben Pereira, Glassdrive-Q8-Anicolor

“Foi a melhor volta dos últimos 15 anos”

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique vai oferecer 50 milhões de euros por internacional português

O Bayern Munique está de olho na contratação de Bruno Fernandes. Médio português tem futuro no Manchester United em dúvida.

Oliver Glasner desiludido com derrota do Crystal Palace: «O cansaço não é desculpa, hoje tivemos a mentalidade errada»

Oliver Glasner criticou duramente a atitude dos jogadores do Crystal Palace na derrota frente ao Leeds United.

Brighton não planeia vender Carlos Baleba e Manchester United de Ruben Amorim vira atenções para outro médio da Premier League

O Manchester United de Ruben Amorim quer assegurar a contratação de Adam Wharton. Decisão surge na sequência da inflexibilidade do Brighton em vender Carlos Baleba.

AC Milan apresenta proposta de empréstimo por avançado da Premier League

O AC Milan apresentou uma proposta de empréstimo, com cláusula de opção de compra, ao West Ham por Niclas Fullkrug.

PUB

Mais Artigos Populares

Campeonato Africano das Oportunidades | Antevisão CAN 2025

A CAN (Campeonato Africano das Nações) regressa a Marrocos para a 35ª edição, e ocorrerá entre 21 de dezembro e 18 de janeiro.

Pep Guardiola preocupado após goleada do Manchester City: «Não estamos bem com bola. Os jogadores não têm coragem para fazer essa jogada»

Pep Guardiola analisou a vitória do Manchester City sobre o West Ham por 3-0. Apesar do triunfo, o técnico confessou-se preocupado e apontou melhorias.

Ruben Amorim elogia avançado emprestado pelo Manchester United, mas garante: «Se for comentar tudo o que se diz sobre o clube, não faria mais...

Ruben Amorim falou sobre Jadon Sancho na conferência de antevisão ao jogo entre Manchester United e Aston Villa.