Bruno Fernandes, um talento que não engana

Do Boavista para a Udinese em apenas duas épocas. Bruno Fernandes, médio ofensivo português, dificilmente imaginaria que, ao mudar-se para o Novara, teria uma ascensão tão rápida. Depois de uma grande temporada na Serie B, o jovem de 19 anos despertou a atenção dos principais emblemas italianos – estranhamente, a sua qualidade passou ao lado dos clubes portugueses –, mas optou por mudar-se para Udine (transferência no valor de 2,5 milhões de euros). Uma decisão que mostra que Bruno Fernandes, apesar de estar a mostrar um talento enorme de forma precoce, mantém os pés bem assentes na terra.

Bruno Fernandes teve uma ascensão meteórica / Fonte: cdn.record.xl.p
Bruno Fernandes teve uma ascensão meteórica / Fonte: cdn.record.xl.p

As boas exibições do português ao serviço da Udinese estão finalmente a dar-lhe o merecido protagonismo. O jovem já conquistou a titularidade – tem actuado como interior esquerdo, embora seja um 10 de origem – na equipa de Francesco Guidolin, estreando-se a marcar na última jornada da Serie A (empate a 3 no terreno do Nápoles). Fala-se inclusive no interesse de emblemas como a Juventus e o City, o que diz bem do potencial de Bruno Fernandes. É um jogador muito frágil fisicamente, mas com uma qualidade técnica espantosa. É rápido, tem uma excelente visão de jogo e destaca-se sobretudo pela facilidade com que cria desequilíbrios. Ainda assim, e apesar da sua juventude, mostra maturidade e inteligência táctica, cumprindo defensivamente. Aliás, a hipótese de no futuro vir a jogar um pouco mais recuado (como 8) não está, de todo, descartada.

Comparado com Pastore e com Rui Costa, Bruno Fernandes recebeu na temporada passada a alcunha de “Maradona de Novara”. Encantou tudo e todos (ignoremos os exageros), excepto os seleccionadores nacionais. Como se explica que não tenha sido opção para o Euro Sub-19 ou para o Mundial Sub-20? Parece óbvio que deveria ter sido convocado para, pelo menos, uma das competições. Numa fase em que a selecção principal não tem uma solução válida para a posição 10, podemos acreditar numa ida de Bruno Fernandes – que nem sequer é internacional sub-21 – ao Mundial do Brasil (isto se continuar a jogar com regularidade)? Sabendo da fraca aposta de Paulo Bento nos jovens, dificilmente isso acontecerá. Aproveitando esta questão, vejo, a médio prazo, jogadores com capacidade para colmatar a lacuna no meio campo ofensivo, órfão de um criativo desde a saída de Deco. Bruno Fernandes é um deles; Bernardo Silva, se o Benfica o permitir, é outra forte hipótese, tal como Rony Lopes (os dois últimos estão em clubes onde poderão ter poucas oportunidades). Ainda há Rafa, Tiago Silva e Tozé, que, não sendo um criativo, é um jogador dinâmico e com qualidade de passe e de remate.

É certo que Bruno Fernandes correu um risco quando decidiu sair para o estrangeiro tão cedo. No entanto, se tivesse ficado em Portugal muito provavelmente não teria a projecção que tem actualmente (e nada nos garante que não seria apenas um desconhecido). Graças ao seu talento e a boas opções de carreira, está no clube certo
para desenvolver o seu potencial. A Udinese dá bastante espaço aos jovens e, nos últimos anos, valorizou jogadores como Alexis Sánchez, Inler, Handanovic, Asamoah, entre outros. Esperemos que, para bem do futebol português, Bruno Fernandes seja o próximo.

Subscreve!

Artigos Populares

Pepê aplaude chegada de Farioli no FC Porto: «A equipa está toda de parabéns»

Pepê marcou dois golos nas duas primeiras jornadas da Primeira Liga. Extremo do FC Porto fala sobre início de temporada com Farioli.

Club Brugge de Carlos Forbs bate Rangers: Eis os resultados do dia da Champions League

O Pafos, o Qarabag e o Club Brugge ganharam esta noite na primeira mão do playoff de acesso à fase de Champions League. Eis os resultados.

Luta pela Champions em duelo português | Fenerbahçe x Benfica

Já o Benfica, com Bruno Lage ao comando, poderá surpreender apostando na transição rápida e eficácia no último terço

Luís Filipe Vieira questionado sobre contratações quase sem minutos: «Alguns nem me lembro deles»

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira revela: «Disseram três vezes para meter Rui Costa na rua e disse não, que tratava dele»

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.

Luís Filipe Vieira questionado sobre impossibilidade de assumir a presidência da Benfica SAD: «Não me preocupo com nada do que me está a dizer....

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.

Real Madrid começa a La Liga com o pé direito

O Real Madrid recebeu e venceu o Osasuna por uma bola a zero, em jogo da primeira jornada da La Liga.