📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Play-off à vista para o leão | Leipzig x Sporting

- Advertisement -
Liga dos Campeões, 7.ª jornada da fase de liga: quarta-feira, 22 de janeiro de 2025, 17h45.

A ANTEVISÃO: LEÕES DEFRONTAM LEIPZIG NUMA PARTIDA DECISIVA PARA CONTINUIDADE NA CHAMPIONS

O Sporting está muito perto de garantir, praticamente, o play-off que dá acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, caso passe essa eliminatória. Para isso, terá de ultrapassar o Leipzig na penúltima jornada da fase de liga.

Com 10 pontos e no 19.º lugar, só uma catástrofe nos dois últimos compromissos podem tirar o leão dessa hipótese de estar entre as 16 melhores equipas da Europa. Em termos de qualificação direta, ainda é possível ao conjunto verde e branco sonhar com essa hipótese, mas teria de haver uma conjugação de resultados fora do normal para isso acontecer. Será a primeira vez que o Sporting defronta o Leipzig, mas a história diz-nos que os confrontos frente a adversários alemães não costumam acabar com um final feliz.

E o encontro de hoje marca a estreia de Rui Borges na Champions. O novo treinador dos leões está a tentar ainda afinar uma máquina que teve muitas falhas depois da saída de Ruben Amorim, mas é cada vez mais evidente que os seus jogadores estão a assimilar os processos do novo sistema tático, o 4-4-2. O Sporting continua a navegar num mar de lesões, e já só pensa ter o seu departamento médico completamente “limpo”. Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Nuno Santos e Pedro Gonçalves continuam de fora por indisponibilidade física.

Rui Silva, guarda-redes contratado neste mercado de inverno, e que fez a sua estreia no campeonato frente ao Rio Ave, não está inscrito na Liga dos Campeões e falha o embate com os alemães. Franco Israel regressa assim à titularidade na baliza leonina. Quem também pode estar de regresso ao onze é Viktor Gyokeres, que começou a partida em Vila do Conde no banco de suplentes devido a gestão física. De resto, não se prevêem mais alterações por parte de Rui Borges, que mantém Marcus Edwards fora das convocatórias por motivos disciplinares.

Na 34.ª posição, o Leipzig já tem o seu destino traçado nesta edição da Champions. Ainda não somou qualquer ponto e está matematicamente eliminado da fase seguinte, ficando apenas a cumprir calendário nos dois jogos que restam. Mesmo assim, quer acabar com dignidade a sua participação na prova milionária, e o treinador Marco Rose irá colocar o seu melhor onze para tentar vencer o Sporting, não mexendo no esquema que tem utilizado esta temporada, o 3-4-2-1.

André Silva, Benjamin Henrichs e Assan Ouedraogo são baixas confirmadas devido a lesão, enquanto Xaver Schlager e Ridle Baku são cartas fora do baralho por não estarem inscritos. O Leipzig joga um futebol de ataque e possui bons valores no seu plantel, onde se destacam Xavi Simons, Lois Openda e Benjamin Sesko. No entanto, não foi suficiente para evitar a paupérrima prestação do conjunto alemão na maior competição de clubes, e que contrasta com o bom campeonato interno que está a realizar, onde ocupa o quinto lugar da Bundesliga.

Apesar de estarmos a falar de uma equipa alemã, conhecidas por serem bastante competitivas e aguerridas, o Sporting parte como ligeiro favorito para mais logo. Mesmo a jogar fora de casa e sem o apoio dos seus adeptos, os leões são quem têm mais possibilidades de vencer, e a diferença pontual para o Leipzig na tabela assim o justifica. Mas não se pense que o Sporting vai ter a vida facilitada. Longe disso. A equipa de Alvalade vai ter de dar muito ao cabedal e apresentar-se ao seu melhor nível se quiser levar os três pontos da Alemanha. O árbitro da partida será o lituano Manfredas Lukjancukas.

10 DADOS RÁPIDOS

1. Leipzig e Sporting vão defrontar-se pela primeira vez na história.

2. Os leões já realizaram 30 jogos frente a equipas alemãs, e o saldo é bastante negativo. 20 derrotas, seis empates e apenas quatro vitórias.

3. O Leipzig tem apenas quatro partidas disputadas com clubes portugueses. O saldo é de duas vitórias, um empate e uma derrota.

4. O último triunfo do Sporting frente a uma equipa germânica aconteceu na época 2022/2023, frente ao Eintracht Frankfurt.

5. O Benfica foi o último adversário luso com que o Leipzig mediu forças.

6. Arthur Gomes foi o último jogador leonino a marcar a um clube alemão.

7. O Leipzig está há nove jogos consecutivos a marcar esta época.

8. O conjunto verde e branco tem apenas uma derrota nos últimos nove encontros.

9. A formação germânica ainda não pontuou nesta edição da Champions.

10. Marco Rose, atual treinador do Leizpig, já defrontou o Sporting na Liga dos Campeões, na época 2021/2022, quando orientava o Borussia Dortmund.

JOGADORES A TER EM CONTA

Xavi Simons RB Leipzig
Fonte: RB Leipzig

Xavi Simons (Leipzig) – É uma das grandes promessas do futebol mundial e está de regresso à equipa comandada por Marco Rose, após ausência de dois meses por lesão. Este jogador neerlandês de 21 anos, formado no Barcelona, brilha agora com a camisola do Leipzig, ele que está emprestado pelo PSG pela segunda época consecutiva. Xavi Simons atua como médio ofensivo, ou não usasse o número 10 na camisola, e tem uma qualidade técnica impressionante. É bastante rápido com a bola nos pés e faz passes com bastante precisão. Apontou dois golos no seu primeiro encontro após voltar de lesão, e é uma unidade a ter em conta pelo Sporting.

Viktor Gyokeres Sporting
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Viktor Gyokeres (Sporting) – Ano novo, velhos hábitos, e está cada vez mais difícil encontrar adjectivos para qualificar Viktor Gyokeres, que começou da melhor maneira 2025. Desde o hat-trick em Guimarães, a 3 de janeiro, até ao golo em Vila do Conde, no último sábado, o avançado sueco marcou em todos os jogos que o Sporting disputou desde que o novo ano teve início. E mesmo a ser gerido fisicamente, não se vislumbram sinais de abrandamento de um jogador que já fez o gosto ao pé por 33 vezes durante esta temporada. E caso mantenha este ritmo alucinante de finalização, esse número poderá mesmo duplicar até maio. O técnico do Leipzig deverá ter uma atenção especial ao número nove verde e branco, mas Gyokeres já provou que consegue sempre furar as marcações mais cerradas.

XI´s PROVÁVEIS

Leipzig: Maarten Vandevoordt; Klostermann, Willi Orbán e Nicolas Seiwald; Geertruida, Arthur Vermeeren, David Raum e Kevin Kampl; Xavi Simons e Lois Openda; Benjamin Sesko

Treinador: Marco Rose

«(Sobre o Sporting de 2021) Era uma equipa forte nessa altura e ainda hoje é uma equipa forte. O Gyökeres não estava nessa altura e um goleador faz a diferença. Depois dos tempos em alta com Amorim, agora têm um novo treinador, mas a base mantém-se. Mudou um pouco alguns processos, mas é uma equipa que sabe jogar futebol e trabalha bem com bola. Queremos fazer um bom jogo em nossa casa e ter sucesso».

Sporting: Franco Israel; Fresneda, Gonçalo Inácio, Diomande e Maxi Araújo; Geny Catamo, Debast, Hjulmand e Geovanny Quenda; Francisco Trincão e Gyokeres

Treinador: Rui Borges

«Vai ser um jogo difícil, de Champions, mesmo frente a um adversário que ainda tem zero pontos, mas é preciso ver os adversários que apanhou e perdeu sempre pela margem mínima frente a grandes equipas. O Leipzig é uma equipa muito competitiva, com muito duelo físico, muito homem a homem que vai variando, apresentando algumas nuances a nível ofensivo e defensivo. Agora joga com uma linha de 3 defesas, mas antes na Champions alinhava com quatro defesas e deixa-nos algumas dúvidas, mas estou mais preocupado com o que a minha equipa vai ser capaz de fazer do que em relação ao adversário».

PREVISÃO DE RESULTADO: Leipzig 1-1 Sporting

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa ou João Noronha Lopes: quem venceu cada secção de voto?

Já arrancou a contagem dos votos nas eleições para a presidência do Benfica. 2.ª volta opõe Rui Costa a João Noronha Lopes.

Rui Costa está na frente de João Noronha Lopes: Conhecidas as 10 primeiras secções de votos

Já arrancou a contagem dos votos nas eleições para a presidência do Benfica. 2.ª volta opõe Rui Costa a João Noronha Lopes.

AO MINUTO: eis os resultados oficiais das eleições do Benfica por secção de voto

Já arrancou a contagem dos votos nas eleições para a presidência do Benfica. 2.ª volta opõe Rui Costa a João Noronha Lopes.

Frederico Varandas atingido por garrafa de água, tentativa de agressão a Pedro Gonçalves, promessa de retaliação de adjunto de Rui Borges: eis o que...

O Santa Clara x Sporting foi marcado por cenas de discussão acesa após o apito final. Frederico Varandas e Pedro Gonçalves com razão de queixa.

PUB

Mais Artigos Populares

Martim Mayer critica debates: «Houve muito combate político e pouca apresentação de propostas»

Martim Mayer foi um dos candidatos à presidência do Benfica na primeira volta. Empresário deixou críticas dirigidas ao debate.

A ter em atenção: António Bagão Félix tem mais votos no Conselho Fiscal que João Noronha Lopes na Direção na 2ª volta

Já arrancou a contagem dos votos nas eleições para a presidência do Benfica. 2.ª volta opõe Rui Costa a João Noronha Lopes.

Martim Mayer quer união no Benfica: «Presidente deve ser respeitado e apoiado»

Martim Mayer foi um dos candidatos à presidência do Benfica na primeira volta. Empresário quer união na Luz.