📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Está à vista o regresso da hegemonia Bávara | Bayern Munique

- Advertisement -

Hendecacampeão é um palavrão que não se usa com grande frequência. Era, no entanto, aplicável à equipa do Bayern Munique à entrada para a temporada 2023/24. A monotonia que se vivia no futebol germânico foi quebrada pelo Bayer Leverkusen, e com estrondo: a equipa orientada por Xabi Alonso foi invencível na Bundesliga, conquistou a DFB Pokal e só se viu derrotada na final da Liga Europa, pela Atalanta.

Uma época sem títulos para o Bayern pareceu dar razão a quem fala da “maldição” de Harry Kane, que continuou assim sem vencer qualquer troféu na carreira senior. Essa situação está perto de ser revertida, já que o mais titulado clube alemão tem atualmente uma vantagem relativamente confortável na liderança da Bundesliga.

Após a saída de Thomas Tuchel, o nome de Vincent Kompany não estava no topo da lista de alvos do Bayern. Em maio de 2024, a contratação do treinador belga, que tinha acabado de deixar o Burnley cair para o Championship, levantou sérias dúvidas entre os adeptos.

A ideia da direção do clube bávaro parecia ser a de voltar a um estilo de jogo semelhante ao dos tempos de Guardiola, grande influência na abordagem tática de Kompany. De facto, o Bayern tem conseguido na maioria dos jogos ter uma elevadíssima percentagem da posse de bola e, acima de tudo, ter essa posse no último terço do terreno de jogo.

O posicionamento elevado das linhas, que em momento ofensivo se aproximam quase de um 2-4-4, empurra o adversário para trás e permite também recuperações rápidas do esférico após a perda.

A deslocação a Leverkusen surgiu numa altura em que o Bayern levava sete vitórias consecutivas. Já com oito pontos de vantagem sobre o segundo lugar, uma vitória aproximaria muito os homens de Kompany do 33.º título da Bundesliga. Tendo sido eliminado da taça por este mesmo Bayer, o técnico belga sabia as dificuldades que ia enfrentar e abordou o encontro de forma cautelosa e com uma mentalidade invulgarmente defensiva.

Foi a equipa da casa que mostrou mais vontade de chegar ao golo e todas as estatísticas do jogo demonstram isso mesmo: mais posse de bola e uma diferença esmagadora no número de remates (15 contra dois). Os farmacêuticos seriam os justos vencedores, mas a sua falta de eficácia traduziu-se num nulo que manteve a diferença pontual entre as equipas. Kompany mostrou-se satisfeito com o ponto, realçando que a equipa “fez o que tinha de fazer”. Dado o desequilíbrio na partida, houve mesmo quem afirmasse que o Bayern “ganhou 0-0”.

Vincent Kompany Bayern Munique
Fonte: FC Bayern

A época 2023/24 foi refrescante para o futebol alemão por mostrar que há concorrência para um Bayern que entrava em todas as temporadas como o enorme favorito. Na edição atual do campeonato, o Meisterschale está perto de voltar a Munique, restabelecendo a “normalidade” da última década.

Se é verdade que há adversários com muita qualidade no futebol alemão (com o Bayer Leverkusen a encabeçar a lista), também é verdade que o Bayern possui um plantel de classe mundial e um treinador que já mostrou ter capacidade para levar a equipa de volta ao domínio da Bundesliga.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.

Adaptação do ano? Barcelona transformou lateral em central e jogador virou indiscutível

Gerard Martín assumiu a posição de defesa central no Barcelona e não deve voltar ao papel de lateral esquerdo tão cedo.

FC Porto: foi comprado pelos dragões em janeiro e soma 0 minutos pela equipa A em 2025/26

Tomás Pérez foi um grande desejo de Martín Anselmi no FC Porto, mas o jogador não tem entrado nos planos de Francesco Farioli.