Buraco no miolo e defesa a desmoronar-se | FC Porto

- Advertisement -

FC Porto empatou a uma bola na receção ao Vitória em mais uma exibição aquém dos azuis e brancos.

A jornada 23 da Primeira Liga terminou com o empate entre dragões e conquistadores. O FC Porto, que havia perdido o terceiro lugar, provisoriamente, para o Braga, estava obrigado a vencer, caso quisesse terminar a jornada no pódio.

Os da casa entraram com surpresas no onze. Numa linha de três defesas, Tomas Perez surgiu como terceiro central e estreou-se a titular no onze portista. Fábio Vieira alinhou no miolo ao lado de Alan Varela e Gonçalo Borges surgiu, juntamente com Namaso e Mora, no ataque portista. Com Samu no banco, Anselmi optou por um ataque mais móvel para o embate frente ao Vitória.

Sem capacidade para segurar o meio-campo, Fábio Vieira e Alan Varela não eram capazes de manter a posse e lançar os extremos/avançado para o ataque. Havia um grande buraco no miolo e Anselmi apenas resolveu-o aos 76 minutos quando decidiu colocar Eustáquio, um médio capaz de segurar a bola, atacar e defender, tudo em simultâneo, ao lado de Alan Varela.

Jogadores do FC Porto
Fonte: João Freitas/Bola na Rede

Contudo, a base de uma equipa, a defesa, tem estado completamente aquém daquilo que os adeptos portistas tanto se habituaram nos últimos anos. Os centrais pedem socorro e, mesmo numa linha de três, não conseguem impedir os adversários de criar ocasiões de perigo. Não foram capazes de travar Nelson Oliveira, que apareceu entre os centrais e conseguiu fazer o golo, aos 55’, mas viria a ser anulado, como também abriram uma autoestrada para que Úmaro Embaló fizesse o empate aos 86 minutos.

Faltam dinâmicas ao FC Porto, principalmente na defesa, a base da equipa. Os centrais não se entendem, não são capazes de sair a jogar, nem de “varrer” o jogo, quando o têm que fazer. É necessário um “patrão” capaz de colocar ordem na defesa. Marcano está perto de voltar e poderá ser a solução. Anselmi terá muito trabalho pela frente, caso contrário as próximas exibições não vão ser melhores que esta.

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.