Olheiro BnR | Kyriani Sabbe

Tem feito sensação no Club Brugge, e numa posição sobre a qual a qualidade, em relação à quantidade, tem sido escassa. Kyriani Sabbe é um lateral direito moderno, rápido, veloz, agressivo no bom sentido e com um pulmão inesgotável, é capaz de fazer todo o corredor num ritmo alucinante.

Não é um titular indiscutível da equipa belga, mas tem dado boa conta do recado quando é chamado ao onze inicial, somando até ao momento 26 jogos disputados em 45 possíveis. A posição de lateral direito tem sido bastante afetada ao longo dos últimos anos, porque os grandes nomes da posição estão, aos poucos, a desaparecer.

Se há uns anos atrás tínhamos nomes como Dani Alves, Maicon, Cafú ou Lahm, hoje em dia até as grandes equipas da Europa têm sentido sérias dificuldades para criar um ambiente propício à sucessão dos seus laterais titulares.

Vivemos numa era futebolística em que os defesas centrais, ou médios e até os extremos vão sendo as soluções para suprir a carência que esta posição denota, mas até as evoluções dos esquemas táticos motivam tais mudanças por parte dos treinadores.

Para mim, e pela maneira como vejo futebol, um defesa lateral tem de saber primeiro defender e jogar por fora a atacar, ir à linha e cruzar, claro que também tem de saber relacionar-se bem com o médio mais próximo, também tem de ser eficaz a jogar “por dentro”, mas esta evolução tem colocado sérias dificuldades a alguns laterais nas suas posições de origem. 

Se há espaço para jovens laterais do estilo de Kyriani Sabbe? Eu acredito que sim, até porque ainda existem muitos treinadores que procuram este tipo de jogadores que saibam explorar bem o seu flanco e até aproveitar as movimentações do seu extremo para seu próprio proveito.

Com apenas 20 anos, Sabbe é um projeto de jogar extremamente interessante e vem de um país e de um mercado que tem dado alguns casos sérios de sucesso ao panorama do futebol mundial, como são os casos de De Bruyne, Hazard, Kompany ou Verthonghen, todos eles carreiras consolidadas na Premier League.

Há mais um dado interessante acerca de Sabbe: o seu contrato com o Club Brugge termina no final da próxima época, o que pode “obrigar” os belgas a negociar uma das suas maiores joias por um preço mais simpático, lembrando que Kyriani Sabbe está avaliado em quatro milhões e meio de euros pelo portal Transfermarkt.

Este é um jovem que, por estes dias, devia estar referenciado pelos principais clubes portugueses, porque representa uma grande oportunidade de negócio e é uma aposta sólida para o futuro da posição de lateral direito no futebol mundial.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Wolverhampton segue em frente na Taça da Liga Inglesa com golo de Rodrigo Gomes

O Wolverhampton está apurado para a fase seguinte da Taça da Liga Inglesa, depois de vencer por 3-2 o West Ham United.

Futuro de Jeremiah St. Juste mais perto de estar definido

Jeremiah St. Juste está mais perto de ser reforço do Union Berlin, deixando o Sporting a título definitivo, depois de ser apontado ao Osasuna, mas o acordo caiu.

Pablo Rosario é reforço do FC Porto e deixa o Nice

Pablo Rosario vai ser confirmado em breve como novo reforço do FC Porto. O médio vai abandonar o Nice nos próximos dias. O jogador vai realizar os testes médicos pelos leões.

João Noronha Lopes dispara contra Rui Costa e Luís Filipe Vieira: «São os dois grandes responsáveis para que Pedro Proença hoje tenha esta preponderância...

João Noronha Lopes abordou em entrevista ao Now alguns temas da realidade do Benfica, instituição a que se candidata como presidente.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes revela que Nuno Gomes é o seu vice-presidente

João Noronha Lopes revelou que Nuno Gomes e Vítor Paneira vão fazer parte da estrutura do Benfica, caso vença as eleições.

Sporting: eis a situação de Ricardo Esgaio

Ricardo Esgaio teve a possibilidade de deixar o Sporting neste mercado de transferências, mas ainda faz parte do plantel. Esta situação pode não se alterar até ao final do mês.

Famalicão fecha extremo que chega vindo de Itália

O Famalicão garante contratação de Antoine Joujou ao Parma. Extremo chega por empréstimo neste mercado de verão.