Laurentino Dias crítica recusa de Fernando Gomes para debater antes das eleições para o Comité Olímpico

Na corrida para o Comité Olímpico, a lista A, de Laurentino Dias, criticou a lista B, de Fernando Gomes, por ter recusado participar em debates.

Na corrida às eleições para o Comité Olímpico de Portugal, a lista A, liderada por Laurentino Dias emitiu um comunicado a expressar o desagrado em relação à Lista B, liderada pelo antigo presidente da FPF, Fernando Gomes, por ter recusado participar em qualquer debate público. As eleições para os órgãos sociais terão lugar a 19 de março.

Eis o Comunicado:

«Lisboa, 10 de Março de 2025 – No quadro da campanha eleitoral em curso para o Comité Olímpico, Laurentino Dias (Lista A) recebeu quatro convites para debates públicos com Fernando Gomes (Lista B), aos quais deu resposta positiva a todos. Lamentavelmente, até agora, Fernando Gomes não aceitou nem UM SÓ debate».

«Os pedidos de debate foram formulados pela Universidade Europeia, ISCTE, jornal Record e CNID, tendo a lista A imediatamente comunicado a confirmação da sua comparência em todos estes debates propostos, agradecendo naturalmente o interesse – interesse esse que é de todos, porque a transparência e o debate público são obrigações indeclináveis de quem pretende dirigir uma instituição de interesse nacional e público como o Comité Olímpico».

«As eleições, todas as eleições, não podem ser um exercício de gestão privada ou oculta dos mais diversos poderes, mas antes o assumir público de compromissos e propostas.  O debate é uma exigência da vida democrática das instituições e mais ainda quando se trata de um Comité Olímpico. Os atletas, treinadores, dirigentes desportivos têm o direito a saber, pelo confronto saudável e aberto, qual das candidaturas tem melhores condições para vencer o desafio futuro».

«As propostas que cada candidatura apresenta no seu programa não são para ficar apenas no papel e por isso beneficiariam com certeza do debate público e franco entre as duas candidaturas sobre a visão que pretendem imprimir ao COP, as prioridades que estabelecem, os argumentos que têm e as suas ideias para desenvolver o movimento olímpico, esclarecendo as respetivas diferenças com transparência para que todos possam escolher em plena consciência qual o melhor projeto».

«Estes princípios, ou seja, a transparência, o debate de ideias e a clareza de projetos norteiam também o espírito olímpico – são-lhe mesmo inerentes. Contudo, como referido, lamentavelmente, até agora, Fernando Gomes não aceitou nem UM SÓ debate. Nem mesmo o do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto -, que é membro extraordinário do COP».

«O movimento olímpico deve ser conduzido com limpidez e abertura. A sociedade civil e os membros do COP merecem ouvir e questionar, de forma aberta e honesta, as propostas de quem se candidata a liderar o futuro do Desporto em Portugal. É verdadeiramente incompreensível que Fernando Gomes não se disponha a conversar sobre o seu programa».

«Não queremos acreditar que em tantos anos à frente da Federação Portuguesa de Futebol a sua liderança seja a de quem tudo decide sozinho sem ouvir os demais, sem debater o que pensa – enfim a liderança de um homem absolutamente só».

«Estamos convencidos de que não é esse o tipo de experiência/liderança que falta ao COP».

«Em nossa opinião, deverá ter-se tratado de algum impedimento extraordinário para que Fernando Gomes se visse obrigado a declinar estes quatro convites».

«Por isso, reiteramos que Laurentino Dias, e a sua Lista A, está completamente disponível para participar em todos os debates, em qualquer formato, em qualquer dia que Fernando Gomes entenda ser o mais conveniente».

«E espera que a sua atitude seja também um convite para que todos os envolvidos na eleição do COP se mobilizem de forma ativa, transparente e construtiva, com o objetivo de promover o Desporto».

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e trabalha atualmente na área do jornalismo desportivo. Apaixonado pelo mundo do desporto, tem no futebol a sua principal área de interesse e análise.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela viaja até Espanha e procura melhorar resultados em relação ao começo de 2025/26

O Tondela vai realizar um particular contra o Ferrol na quarta-feira. O jogo vai ser disputado n'A Malata, casa dos galegos.

Barcelona de olho em avançado que só pode contratar no verão de 2026

Etta Eyong está a impressionar na frente de ataque do Levante e o Barcelona encontra-se a avaliar a sua possível contratação.

Julian Draxler recorda passagem pelo Benfica: «Um clube realmente fantástico»

Julian Draxler, atualmente ao serviço do Al Ahli do Qatar, recordou com carinho a época que passou no Benfica, em 22/23, por empréstimo do PSG.

Lucas D’Agrella estreia-se nos convocados da Seleção Sub-20

O defesa do Farense, Lucas D’Agrella, foi chamado pela primeira vez à Seleção Sub-20. O jogador tem vindo a destacar-se ao serviço do emblema algarvio.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal está seguro sobre a situação de Viktor Gyokeres

O Arsenal está satisfeito com o começo de Viktor Gyokeres no clube, já que o jogador se encontra numa fase de integração.

Podcast À Prova de Bola #13 –  Análise ao Clássico entre o FC Porto e o Benfica

O À Prova de Bola analisa o Clássico entre o FC Porto e o Benfica deste domingo e as implicações para as formações de Francesco Farioli e de José Mourinho.

Manchester United entra na corrida por jovem prodígio mexicano

O Manchester United está atento à nova sensação do futebol mexicano, Gilberto Mora, avançado de apenas 16 anos que atua no Club Tijuana.