📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A lenda do galo italiano em Barcelos | Benfica

- Advertisement -

Popularmente entre as ruas de Barcelos conta-se A lenda do Galo de Barcelos. O conto relata a história de um peregrino galego que, durante uma passagem pela terra a caminho de Santiago de Compostela, foi injustamente acusado de roubo e condenado à forca. Antes da execução, o galego pediu para ser levado ao juiz que o condenara.

O juiz estava a jantar e, perante a insistência do peregrino, este apontou para um galo assado na mesa e disse que o galo cantaria como prova da sua inocência. Incrédulo, o juiz ignorou o pedido, mas, no momento da execução, o galo assado, supostamente morto, levantou-se e cantou.

Percebendo o erro, o juiz correu para salvar o peregrino, que foi encontrado vivo graças a um nó mal dado na corda que o mataria. Mais tarde, e dado o milagre que ali ocorrera, o homem voltou a Barcelos e mandou erguer um cruzeiro em honra de Santiago. O resto, como sabemos, é história.

https://twitter.com/SLBenfica/status/1905764430618763735?t=Ldv9hZNk-KrPB9zsUW3DkA&s=08

Pois bem, esta sexta-feira, 28 de março de 2025, assistiu-se a um fenómeno relativamente idêntico. Isto porque, no estádio Cidade de Barcelos, casa do Gil Vicente, testemunhou-se o renascimento de um galo que já se presumia morto pelo resto da Europa.

Andrea Belotti – Il Gallo-, como é conhecido em Itália, já se encontrava de certa forma perdido entre as províncias transalpinas, no entanto, a viagem até Portugal parece ter traçado outro rumo na vida do jogador, que se confirmou em Barcelos.

Andrea Belotti e Buatu no Gil Vicente x Benfica
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

O ponta-de-lança italiano de 31 anos foi novamente aposta de Bruno Lage no 11 titular e provou aquilo que muitos temiam- está vivo. Vivo e de boa saúde. Veio para Lisboa para reavivar a carreira e tem conseguido isso mesmo.

Em Barcelos, subiu o nível que já tinha vindo a mostrar e fez uma das melhores exibições de águia ao peito desde que chegou, em janeiro. Presente e, sobretudo, positivamente participante nas manobras ofensivas encarnadas, coroou a exibição com um golo e revelou a crina que tantas vezes foi imagem de marca ao longo da carreira em Itália.

Ainda que não tenha sido uma contratação consensual entre os adeptos e críticos, à chegada, Belotti tem vindo a demonstrar a sua utilidade ao serviço do clube da Luz e a convencer aos poucos os que se mostravam indignados. Utilidade essa que, por enquanto, tem um prazo limitado, visto que o empréstimo não contempla uma opção de compra.

Não se sabe ao certo se o jogador é visto pela estrutura como uma opção a curto prazo apenas ou se é alguém que, caso tenha um rendimento positivo até ao final da temporada, possa mesmo ser equacionado para a próxima época desportiva.

Andrea Belotti e Bamba no Gil Vicente x Benfica
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Belotti ocupou o lugar de Arthur Cabral, e não tem dado sinais de que o brasileiro possa reaver a pouca esperança que lhe sobrava enquanto avançado dos encarnados. Apesar de ser mais velho e ter um valor de mercado mais baixo, é Belotti que tem assumido as rédeas na rotação com Pavlidis e o futuro assemelha-se risonho para o galo.

Aos poucos vai elevando o nível de jogo dentro das quatro ilhas e vai também ganhando um lugar mais preponderante no plantel do Benfica. Quer seja uma ligação para durar ou não, o que é certo é que Belotti vai renascendo de águia ao peito e o seu cantar, que já pouco se fazia ouvir em Itália, vai soando cada vez mais alto em Portugal.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Lançado por José Mourinho e vencedor da Europa League deixa futebol profissional para se dedicar à fotografia

Alfie Whiteman, antigo guarda-redes do Tottenham, terminou a carreira profissional aos 27 anos. Atualmente, trabalha com a fotografia.

Custódio Castro: «Faltou-nos velocidade e profundidade na frente»

Custódio Castro analisou o desfecho do duelo da 10.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting recebeu o Alverca no Estádio de Alvalade.

Francisco Chissumba: «Queríamos deixar uma outra imagem em comparação com o primeiro jogo e acho que conseguimos»

Francisco Chissumba analisou o desfecho do duelo da 10.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting recebeu o Alverca no Estádio de Alvalade.

Rui Borges: «Foi um jogo difícil, mas fomos competitivos e bastante competentes»

Rui Borges analisou o desfecho do duelo da 10.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting recebeu o Alverca no Estádio de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Getafe derrota o aflito Girona e sobe ao lugar de acesso à Conference League

O Getafe venceu o Girona por 2-1, no encontro referente à 11.ª jornada da La Liga. Mario Martín e Borja Mayoral apontaram os golos da vitória dos azulones.

Eis os 6 destaques da vitória do Sporting diante do Alverca na abertura da 10ª jornada

O Sporting venceu o Alverca por 2-0 na 10.ª jornada da Primeira Liga. Eis os seis grandes destaques do encontro de Alvalade.

Um Deus Grego e um Pote de Magia: a receita do Sporting para afastar as Bruxas e vencer o Alverca por 2-0

O Sporting conseguiu bater o Alverca na abertura da 10.ª jornada da Primeira Liga. Vitória só foi conquistada na segunda parte.