A lenda do galo italiano em Barcelos | Benfica

    Popularmente entre as ruas de Barcelos conta-se A lenda do Galo de Barcelos. O conto relata a história de um peregrino galego que, durante uma passagem pela terra a caminho de Santiago de Compostela, foi injustamente acusado de roubo e condenado à forca. Antes da execução, o galego pediu para ser levado ao juiz que o condenara.

    O juiz estava a jantar e, perante a insistência do peregrino, este apontou para um galo assado na mesa e disse que o galo cantaria como prova da sua inocência. Incrédulo, o juiz ignorou o pedido, mas, no momento da execução, o galo assado, supostamente morto, levantou-se e cantou.

    Percebendo o erro, o juiz correu para salvar o peregrino, que foi encontrado vivo graças a um nó mal dado na corda que o mataria. Mais tarde, e dado o milagre que ali ocorrera, o homem voltou a Barcelos e mandou erguer um cruzeiro em honra de Santiago. O resto, como sabemos, é história.

    https://twitter.com/SLBenfica/status/1905764430618763735?t=Ldv9hZNk-KrPB9zsUW3DkA&s=08

    Pois bem, esta sexta-feira, 28 de março de 2025, assistiu-se a um fenómeno relativamente idêntico. Isto porque, no estádio Cidade de Barcelos, casa do Gil Vicente, testemunhou-se o renascimento de um galo que já se presumia morto pelo resto da Europa.

    Andrea Belotti – Il Gallo-, como é conhecido em Itália, já se encontrava de certa forma perdido entre as províncias transalpinas, no entanto, a viagem até Portugal parece ter traçado outro rumo na vida do jogador, que se confirmou em Barcelos.

    Andrea Belotti e Buatu no Gil Vicente x Benfica
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    O ponta-de-lança italiano de 31 anos foi novamente aposta de Bruno Lage no 11 titular e provou aquilo que muitos temiam- está vivo. Vivo e de boa saúde. Veio para Lisboa para reavivar a carreira e tem conseguido isso mesmo.

    Em Barcelos, subiu o nível que já tinha vindo a mostrar e fez uma das melhores exibições de águia ao peito desde que chegou, em janeiro. Presente e, sobretudo, positivamente participante nas manobras ofensivas encarnadas, coroou a exibição com um golo e revelou a crina que tantas vezes foi imagem de marca ao longo da carreira em Itália.

    Ainda que não tenha sido uma contratação consensual entre os adeptos e críticos, à chegada, Belotti tem vindo a demonstrar a sua utilidade ao serviço do clube da Luz e a convencer aos poucos os que se mostravam indignados. Utilidade essa que, por enquanto, tem um prazo limitado, visto que o empréstimo não contempla uma opção de compra.

    Não se sabe ao certo se o jogador é visto pela estrutura como uma opção a curto prazo apenas ou se é alguém que, caso tenha um rendimento positivo até ao final da temporada, possa mesmo ser equacionado para a próxima época desportiva.

    Andrea Belotti e Bamba no Gil Vicente x Benfica
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Belotti ocupou o lugar de Arthur Cabral, e não tem dado sinais de que o brasileiro possa reaver a pouca esperança que lhe sobrava enquanto avançado dos encarnados. Apesar de ser mais velho e ter um valor de mercado mais baixo, é Belotti que tem assumido as rédeas na rotação com Pavlidis e o futuro assemelha-se risonho para o galo.

    Aos poucos vai elevando o nível de jogo dentro das quatro ilhas e vai também ganhando um lugar mais preponderante no plantel do Benfica. Quer seja uma ligação para durar ou não, o que é certo é que Belotti vai renascendo de águia ao peito e o seu cantar, que já pouco se fazia ouvir em Itália, vai soando cada vez mais alto em Portugal.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Guilherme Terras Marques
    Guilherme Terras Marques
    Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Manchester United de Ruben Amorim quer vender jogador para atacar contratação de Matheus Cunha

    O Manchester United quer garantir a contratação de Matheus Cunha. Para tal, o emblema inglês pode vender Alejandro Garnacho.

    Kim Min-jae pode deixar Bayern Munique e há vários clubes atentos à situação

    Kim Min-jae não é considerado intocável no Bayern Munique e pode deixar clube no mercado de verão. Vários clubes atentos.

    Al Nassr de Cristiano Ronaldo terá de pagar 140 milhões de euros por alvo que atua na Premier League

    O Al Nassr de Cristiano Ronaldo está interessado numa possível contratação de Mohammed Kudus ao West Ham. 140 milhões de euros.

    Catarina Costa vence medalha de prata nos Europeus de Judo

    Catarina Costa venceu mais uma medalha de prata nos Europeus de Judo. Terceiro vice-campeonato da judoca portuguesa.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Juventus tem 2 opções para o futuro de Tiago Djaló após empréstimo ao FC Porto

    A Juventus não quer continuar com Tiago Djaló no plantel da próxima época. Objetivo é saída em definitivo do português.

    Al Hilal de Jorge Jesus não larga Raphinha e oferece salário de 176 milhões de euros

    O Al Hilal de Jorge Jesus está determinado em contratar Raphinha. Conjunto saudita oferece 100 milhões de euros ao Barcelona.

    Chelsea quer contratar mais um jovem e já iniciou contactos com a Juventus

    O Chelsea quer fechar a contratação de um novo jogador para o ataque. Os blues olham com interesse para Kenan Yildiz.

    Milos Kerkez é um antigo alvo do Benfica e tem 3 gigantes europeus interessados

    Milos Kerkez chamou à atenção. Lateral-esquerdo do Bournemouth conta com interesse de três gigantes do futebol europeu.

    Sporting e o passaporte para o Jamor confirmado

    Não foi uma noite épica, mas também nem precisava de o ser. Em Paços de Ferreira, casa emprestada do Rio Ave, o Sporting tratou de carimbar o passaporte para o Jamor.

    As 2 opções mais prováveis para o futuro da carreira de João Félix

    João Félix vai mudar de clube no próximo verão visto que não entra nas contas do Chelsea. Avançado entre Benfica e Arábia Saudita.

    Vincent Chyla tem interessados em Portugal

    Vincent Chyla é um médio eslovaco de 21 anos que joga no Podbrezová, da Eslováquia. Há alguns interessados em Portugal.

    Manchester United de Ruben Amorim fecha contratação de reforço e empréstimo de seguida

    O Manchester United garantiu a contratação de um jovem jogador. Enzo Kana-Biyik será emprestado no primeiro ano.

    Benfica: Manchester United não deve ativar cláusula de Álvaro Carreras

    Álvaro Carreras foi contratado pelo Benfica ao Manchester United. Red Devils ainda têm cláusula de recompra de 18 milhões de euros.

    Jordan Barrera na lista de alvos do FC Porto e de outros 3 clubes e com preço definido pelo Junior Barranquilla

    O FC Porto é um dos clubes que demonstrou interesse na contratação de Jordan Barrera. Extremo de 19 anos representa o Junior Barranquilla.