Carlos Alcaraz vence Masters 1000 de Monte Carlo pela primeira vez

modalidades cabeçalho

Carlos Alcaraz derrotou Lorenzo Musetti e venceu pela primeira vez na carreira o Masters 1000 de Monte Carlo. Alcaraz bateu o tenista italiano em três sets e junta mais um troféu à sua vitrine, já são 18 títulos conquistados, com apenas 21 anos. Assim sendo, o murciano sobe à vice-liderança do ranking ATP.

No Mónaco, Alcaraz para vencer no Rock teve que ultrapassar Francisco Cerúndolo, Daniel Altmaier, que eliminou o 16.º cabeça de série, Felix Auger-Aliassime, Arthur Fils, Davidovich Fokina e Lorenzo Musetti, na final.

No jogo de estreia, o tenista espanhol bateu Cerúndolo com uma brilhante reviravolta. O 22.º no ranking ATP, que há dois meses chegou à final em Buenos Aires, onde perdeu contra o jovem João Fonseca, ganhou o primeiro set por 6-3. O argentino não conseguiu suster a fúria de Alcaraz e perdeu os dois sets seguintes pelos parciais de 0-6 e 1-6.

Na ronda seguinte, foi o jogo mais tranquilo de todo o torneio para Alcaraz ao derrotar o tenista alemão, Daniel Altmaier em dois sets. Nos quartos de final, nova reviravolta espanhola. Foram precisas mais de duas horas e meia para eliminar Arthur Fils. O jovem de Múrcia eliminou Fils em três sets com os parciais de 4-6, 7-5, 6-3.

Para chegar a tão desejada final, teve que enfrentar o seu compatriota Alejandro Davidovich Fokina. Alcaraz assegurou pela primeira vez na carreira um lugar na final do Masters de Monte Carlo com uma vitória por 6-7 (2/7) e 4-6. Davidovich Fokina, que alcançou os oitavos de final no Open da Austrália, quebrou para fazer o 5-5 conseguindo levar o primeiro set do jogo para tie-break, onde acabou por perder. No início do segundo set, Alcaraz quebrou e, desta vez, Fokina nada conseguiu fazer, mesmo que tenha salvo 13 break points e quatro match points.

Lorenzo Musetti era só o que separava o jovem tenista espanhol de coroar-se campeão no Principado do Mónaco. Musetti, bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, fez uma campanha muito interessante ao derrotar adversários como Jiri Lehecka, Matteo Berrettini, Stefanos Tsitsipas, que era o campeão em título, e Alex de Minaur. Contudo, não conseguiu superar Alcaraz. Em uma hora e 48 minutos, o murciano bateu Musetti com uma vitória em três sets pelos parciais de 3-6, 6-1 e 6-0.

A par de Felix Auger-Aliassime, Carlos Alcaraz é o único tenista a ganhar mais do que um troféu esta temporada no circuito ATP. De recordar, que Alcaraz, em fevereiro, venceu em Roterdão.

Agora as atenções estão viradas para os próximos dois grandes torneios, o BMW Open, em Munique, e o Barcelona Open Banc Sabadell, em Barcelona.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia José Mourinho: «É uma referência para o futebol português, para muitos treinadores e para mim»

Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.

Manuel Neuer quebra dois recordes numa noite

Manuel Neuer torna-se o mais velho da história do Bayern Munich a jogar na Champions League e chega as 100 vitórias na competição.

Ex-Tottenham critica Ruben Amorim: «Está a ser arrogante e preso aos seus métodos»

Jamie O’Hara criticou duramente Ruben Amorim, acusando-o de ser inflexível no seu método e de não adaptar o sistema tático no Manchester United.