Ténis: Max Purcell suspenso por 18 meses devido a doping

Max Purcell recebeu uma suspensão de 18 meses devido a violação das regras antidoping. Tenista de 27 anos admitiu infração.

Max Purcell foi castigado com uma suspensão de 18 meses devido à violação de regras antidoping. O tenista de 27 anos, que alcançou o número 1 do ranking mundial de duplas em 2024, admitiu ter recebido infusões intravenosas acima do limite, em dezembro de 2023.

No dia 12 de dezembro de 2024, a Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA) notificou Max Purcell sobre uma potencial Violação da Regra Antidopagem e, no mesmo dia, o jogador colaborou, o que lhe permitiu uma redução de 25% da sanção. A suspensão terminará a 11 de junho de 2026.

Eis o comunicado na íntegra:

«A Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA) confirma hoje que o tenista australiano Max Purcell aceitou uma suspensão de 18 meses ao abrigo do Programa Anti-Doping no Ténis (TADP).

Purcell, de 27 anos, que atingiu o melhor ranking mundial de duplas da carreira de 8 em setembro de 2024, admitiu violar o Artigo 2.2 do TADP (uso de um Método Proibido) ao receber infusões intravenosas de mais de 500mL em 16 e 20 de dezembro de 2023. O limite previsto no Código Mundial Antidopagem e no TADP é de 100 ml num período de 12 horas.

A ITIA enviou ao jogador uma notificação de uma potencial Violação da Regra Antidopagem (ADRV) a 12 de dezembro de 2024 e, no mesmo dia, o jogador pediu para cumprir uma suspensão provisória voluntária, que entrou imediatamente em vigor.

Na sequência de uma investigação completa efectuada pela ITIA, que incluiu a recolha de provas e entrevistas com o jogador, Purcell admitiu as infracções. A total cooperação do jogador e a partilha de informações com a ITIA permitiram uma redução de 25% da sanção.

O tempo cumprido ao abrigo da suspensão provisória voluntária é creditado no período de inelegibilidade. Como tal, a suspensão de Purcell terminará a 11 de junho de 2026. O jogador também perderá resultados e prémios monetários a partir da data do seu primeiro ADRV (16 de dezembro de 2023) até à sua primeira amostra de controlo de doping negativa subsequente, que foi fornecida a 3 de fevereiro de 2024».

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Diego Simeone fala de jogador que foi apontado ao Benfica: «Apareceu como uma oportunidade»

Diego Simeone falou sobre a contratação de Marc Pubill, jogador que pertence ao Atlético Madrid, mas esteve no radar do Benfica.

Manchester City com baixa de peso para o encontro frente ao Manchester United de Ruben Amorim

O Manchester City comunicou que não vai poder contar com Omar Marmoush no embate contra o Manchester United, para a Premier League.

Já são conhecidos os árbitros dos jogos da quinta jornada da Primeira Liga

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou os árbitros dos encontros da quinta jornada da Primeira Liga.

Christian Eriksen já tem novo clube depois de terminar contrato com o Manchester United

Christian Eriksen está perto de reforçaro Wolfsburgo. Após deixar o Manchester United no final da temporada 2024–2025, o médio dinamarquês vai assinar contrato com o clube da Bundesliga.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suaréz após o poker frente à Venezuela: «Vínhamos para uma guerra e estávamos preparados»

O avançado do Sporting foi a grande figura na vitória da Colômbia sobre a Venezuela, ao assinar quatro golos que colocam a sua seleção mais perto do Mundial.

Jamie Vardy apresentado na Cremonese: «Enzo Maresca convenceu-me»

Jamie Vardy já veste oficialmente as cores da Cremonese. Após apresentado no clube e deixou claro que foi o treinador, Enzo Maresca, quem o convenceu a embarcar neste desafio na Serie A.

Barcelona acelera busca por substituto de Robert Lewandowski e identificou alvo principal em rival espanhol

O Barcelona está a intensificar os esforços para encontrar um substituto para Robert Lewandowski, com o avançado argentino Julian Álvarez, do Atlético de Madrid, a surgir como principal alvo.