Mais um passo até San Mamés | Tottenham X Bodo/Glimt

- Advertisement -
Europa League, meia-final, 1ª mão: quinta-feira, 20:00, 1 de maio de 2025

A ANTEVISÃO: Estatutos diferentes, mas com a promessa de muitos golos.

É verdade que a época do Tottenham está longe de ser positiva, mas, ainda assim, quando Ange Postecoglou, em agosto de 2024, disse que normalmente na sua segunda temporada ganhava troféus, não estava, até ver, enganado.

Com a Premier League já bem longe do horizonte, com a manutenção assegurada e a presença na metade baixa da tabela confirmada, a Taça de Inglaterra perdida nos quartos de final para o Aston Villa e a Taça da Liga também extraviada, desta vez nas meias-finais para o Liverpool, a época do Tottenham e o futuro do treinador greco-australiano resumem-se pura e simplesmente à conquista da Europa League.

Embora tenha tido o plantel completamente despedaçado por lesões ao longo da temporada, seja pelo método de treino, pelo estilo de jogo ou por alguma incompetência do departamento médico, Ange Postecoglou não é obviamente isento de culpas nesta época de alguns altos e de muitos baixos. Chega à Europa League com o plantel muito menos reduzido do que num passado recente, apenas com Son, Drăguşin, Werner e Reguilón de fora, para além dos guarda-redes suplentes Forster e Kinský.

Falemos agora um pouco do Bodo/Glimt e da brutal amostra que tem apresentado nos anos mais recentes, até como potência máxima do futebol escandinavo.

Chega a Londres com o plantel notoriamente desfalcado entre lesões e suspensões. Na última eliminatória, vencida a ferros contra a Lazio, viram o amarelo que dita a ausência deste primeiro jogo, dois dos médios titulares, Evjen e Berg, enquanto que o avançadi Helmersen viu o vermelho direto. Posteriormente, no encontro de 21 de abril frente ao Molde, o extremo Blomberg abandonou a partida aos 14 minutos devido a lesão, enquanto que no do fim-de-semana frente ao KFUM, o central Bjørtuft também saiu, ao minuto 54, devido a problemas físicos.

Apesar de tudo isso, a identidade da equipa norueguesa dever-se-á manter intacta. Futebol a velocidade ultrassónica, incisivo e com aproveitamento máximo das oportunidades. No meio disto tudo, o giz que pinta o quadro do Bodo/Glimt está partido (falo, obviamente, de Patrick Berg), podendo deixar a pintura de Kjetil Knutsen um pouco menos colorida e divertida.

Ainda assim há Jens Petter Hauge, que continua a demonstrar bom nível no regresso à terra natal, após passagens menos felizes no Milan, Frankfurt e Gent, embora ainda não tenha marcado qualquer golo este ano. Diz-se que, por vezes, se deve dar um passo atrás para depois se dar dois à frente. Talvez seja esse o objetivo deste extremo esquerdo.

Pelo contrário, em 2025, Kasper Høgh vai sendo um tornado destruidor por onde passa, apontando 11 golos em 13 partidas, aproximando-se já da marca de 15 tentos em 33 jogos do ano transato.

O árbitro da partida será o espanhol Sánchez Martínez.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Sánchez Martinez nunca arbitrou um jogo do Tottenham, ao passo que esteve no Roma 4-0 Bodo/Glimt, em 2022.
  2. O Tottenham conta com duas Europa League (ou equivalente à data) no currículo (1971/1972 e 1983/1984).
  3. Dentro de portas, o Tottenham ainda não perdeu para a Europa League.
  4. A jogar fora para a Europa League, o Bodo/Glimt só conta uma vitória em sete partidas (Braga 1-2 Bodo/Glimt).
  5. O Bodo/Glimt, na sua história, contra adversários ingleses, nunca obteve um resultado positivo, tendo somado três derrotas (Bodo/Glimt 0-1 Arsenal, Arsenal 3-0 Bodo/Glimt, Manchester United 3-2 Bodo/Glimt).
  6. O Tottenham, frente a adversários norugueses, pelo contrário, nunca obteve um resultado negativo, tendo somado quatro vitórias (Tottenham 4-0 Lyn, Lyn 3-6 Tottenham, Tromso 0-2 Tottenham, Tottenham 3-0 Tromso).
  7. Ainda em 2022, como treinador do Celtic, Ange Postecoglou perdeu os dois encontros que disputou frente a Kjetil Knutsen (2-0 e 1-3), para os 16 avos de final da Conference League.
  8. Da última vez que chegou a uma final de uma prova europeia (Champions League), o Tottenham também não contou, na meia final, com o seu jogador mais consagrado. Na altura, Kane, atualmente, Son.
  9. Ange Postecoglou venceu sempre algo na segunda temporada ao serviço de clubes.
  10. Independentemente do que aconteça, a chegada às meias finais da prova, já é a melhor campanha europeia da história do Bodo/Glimt ultrapassando os quartos de final da Liga Conferência de 2021/2022.

JOGADORES A TER EM CONTA

Micky Van de Ven – Quanto melhor estiver Van de Ven, melhor, ou pelo menos, com menor exposição, estará o Tottenham. Sendo os Spurs uma das equipas que coloca o bloco mais alto no panorama mundial e contra uma equipa com a ferocidade de ataque ao espaço como o Bodo/Glimt, o central neerlandês, um dos mais rápidos do mundo, será certamente chamado a serviço imensas vezes e, por isso, será um jogador preponderante para o rumo do jogo.

Jens Petter Hauge – Caso não estivesse lesionado, seria Patrick Berg a referência do Bodo/Glimt. Não estando disponível, Jens Petter Hauge, embora ainda não tenha marcado em 2025, promete ser o elo mais perigoso dos noruegueses, até para, a partir do flanco esquerdo, explorar algumas fragilidades defensivas de Pedro Porro.

XI´s PROVÁVEIS

Tottenham: Vicario, Porro, Romero, Van de Ven, Udogie; Kulusevski, Bentancur, Maddison; Brennan Johnson, Solanke, Tel.

Treinador: Ange Postecoglou

«Têm sido bastante consistentes na liga norueguesa, mas também na Europa, e todos os jogos que disputaram, independentemente do adversário, enfrentaram adversários de grande qualidade na Europa e foram sempre muito competitivos. Penso que isso se deve ao facto de serem muito estáveis, de terem uma noção clara da forma como jogam o seu futebol. Será um bom desafio para nós».

Bodo/Glimt: Haikin, Sjøvold, Villads Nielsen, Gundersen, Bjørkan; Fet, Auklend, Saltnes; Määttä, Høgh, Hauge.

Treinador: Kjetil Knutsen

«Não acredito em milagres, acredito isso sim no nosso percurso. Fizemos coisas mágicas e creio que não vamos ficar por aqui. Fizemos uma exibição extraordinária (frente à Lazio, na segunda mão dos quartos-de-final) e estamos incrivelmente orgulhosos por estar aqui».

PREVISÃO DE RESULTADO: Tottenham 2-0 Bodo/Glimt

Rodrigo Silva
Rodrigo Silva
O Rodrigo ama aventuras, é scout no Guarda FC e no FC Porto e crê que o talento futebolístico existe em qualquer lado. Para além disso, adora jogadores completos e bolas paradas.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa após eliminação do Benfica: «O que fizemos na primeira parte não justificava que ganhássemos a competição. Lamento muito por isso»

O Benfica perdeu contra o Braga por 3-1 e foi eliminado nas meias finais da Taça da Liga. Presidente Rui Costa já reagiu ao desfecho.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede após Braga eliminar o Benfica: «A equipa respondeu de uma forma que estou muito orgulhoso»

Carlos Vicens falou em conferência de imprensa após a vitória do Braga sobre o Benfica (3-1) e consequente passagem à final da Taça da Liga.

Benfica vai ao Dragão sem Otamendi e António Silva: quem são as opções de José Mourinho para o centro da defesa?

O Benfica vai ao Estádio do Dragão sem Nicolás Otamendi e António Silva. Águias com baixas de peso para o duelo contra o FC Porto na Taça de Portugal.

Vida sem Ruben Amorim continua sem dar frutos e Manchester United empata com o aflito Burnley: eis os resultados do dia na Premier League

O Manchester United esteve a vencer, mas deixou-se empatar diante do Burnley. Jogo foi o primeiro desde a saída de Ruben Amorim do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica com mais uma baixa de peso para o Clássico contra o FC Porto na Taça de Portugal

Nicolás Otamendi foi expulso por acumulação de amarelos no Benfica x Braga. Defesa e capitão das águias não vai poder defrontar FC Porto.

Carlos Vicens após eliminar o Benfica e chegar à final da Taça da Liga: «Num processo de crescimento é impossível não haver altos e...

Carlos Vicens já reagiu ao desfecho do Benfica x Braga. Arsenalistas ganharam e apuraram-se para a final da Taça da Liga.

Rodrigo Zalazar homem do jogo contra o Benfica: «A equipa soube aguentar-se e jogámos juntos»

Rodrigo Zalazar reagiu ao desfecho do Benfica x Braga. Arsenalistas ganharam e apuraram-se para a final da Taça da Liga.