Aproxima-se o jogo do ano em Portugal, quiçá deste século, e não será descabido afirmar que alguns adeptos de Benfica e Sporting já terão começado a roer as unhas. Falta ainda disputar uma jornada antes desse escaldante dérbi que pode decidir o campeonato, mas acredito que muitos queriam que o encontro fosse realizado já hoje.

Porque já ninguém pensa noutra coisa, e está tudo a pensar no mesmo. É o que deve estar a acontecer também aos artistas que vão pisar o Estádio da Luz no dia 10 de maio às 18h00. Por mais que a cabeça esteja focada no próximo adversário, parte dela está já nessa grande “final” que vai parar o país durante 90 minutos.

A ansiedade aumenta à medida que nos vamos aproximando do dia D, e a possibilidade de haver campeão para cada um dos lados torna este duelo ainda mais apaixonante, como há muito não se via. Se águias e leões fizerem o mesmo resultado este fim-de-semana, chegam ao dérbi em igualdade pontual, com o confronto direto a ter aqui uma importância extra.

Depois do triunfo leonino por 1-0 em Alvalade, ao Sporting basta bater o Benfica para se tornar bi-campeão. Já os encarnados, para celebrarem o seu 39.º título, necessitam de vencer por dois ou mais golos de diferença o seu eterno rival. Tudo o que seja diferente destes resultados atira a decisão do campeonato para a derradeira jornada.

Geny Catamo tem marcado com regularidade no dérbi entre Sporting e Benfica
Geny Catamo foi o herói do encontro da primeira volta em Alvalade Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Já lá vão uns bons anos desde que comecei a ver 22 homens a correr atrás de uma bola mas, sinceramente, não tenho memória de um dérbi tão decisivo como este. Penso que só o Sporting-Benfica, de 1994, com aquela vitória épica dos encarnados por 3-6 em Alvalade, se aproxime mais daquilo que se está a viver atualmente.

Estamos a falar de duas equipas a testarem os seus limites e a responderem uma à outra nesta reta final da Primeira Liga, onde qualquer ponto perdido pode ser a morte do artista. Um campeonato que pode ficar decidido pela diferença de golos. E se há épocas em que percebíamos que isso dificilmente iria acontecer, a probabilidade de alguém levantar o troféu de campeão por ter apenas um golo a mais que o outro é maior esta temporada.

Kerem Akturkoglu no dérbi entre Sporting e Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Por todas estas razões e mais algumas, só peço um favor aos novos senhores da Liga. Antecipem lá esse dérbi que promete ficar na história do futebol português. A malta já não aguenta esperar mais uma semana. Nem pelo jogo, nem pelos caracóis, que dizem por aí que só se comem nos meses sem a letra “r”. E quando estamos a entrar em maio, há coisa melhor que ver futebol enquanto se leva à boca esses bichinhos viscosos? E se pensam que me esqueci da cerveja, enganam-se. Porque o “sumo de cevada” bebe-se antes, durante e depois da bola. E de preferência bem gelada, ao contrário desse Benfica-Sporting, que vai estar a ferver. Venha de lá rápido esse dérbi eterno.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deu resposta à nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglo em 30 minutos

O Benfica rejeitou a nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu. O clube turco tinha feito uma oferta inferior à anterior pelo avançado dos encarnados.

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

Al Gharafa de Pedro Martins vence na primeira jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Umm-Salal por quatro bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da Liga do Catar. Pedro Martins é o técnico da equipa que atuou em casa.

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.