Visto da Bancada | AFS SAD 1-2 Boavista

Em jogo decisivo para as contas da manutenção, os adeptos de AFS e Boavista disseram presente e deslocaram-se em massa ao Estádio do Clube Desportivo das Aves. A escolha da data por parte da Liga não ajudou, mas no final de um dia de trabalho o recinto estava praticamente lotado, à exceção da bancada nascente que permaneceu encerrada. No momento do apito inicial, porém, uma grande parte dos adeptos boavisteiros ainda não tinham conseguido entrar no estádio, denotando alguma falta de eficiência na parte logística.

Não veio daí mal ao mundo, uma vez que os primeiros 45 minutos quase não tiveram história. Ambas as equipas entraram de forma cautelosa, o que se justificava pela posição desconfortável que ocupam na tabela classificativa. O empate seria mau para os dois emblemas e esperava-se que o intervalo fosse um ponto de viragem na maneira de encarar a partida. Durante o descanso, a mascote do clube da casa, Falcanjo, tentava levantar os ânimos do público avense.

A turma da cidade invicta regressou dos balneários com mais vontade e estava por cima do jogo quando o AFS SAD chegou ao golo. Nenê voltou a provar que velhos são os trapos e desviou de cabeça um livre direto apontado por Piazon, colocando a bola onde nem com asas Vaclík chegaria. O guardião checo viria a fazer uma defesa importante, frente ao isolado Piazon, evitando um 2-0 que colocaria o Boavista em muito maus lençóis.

Em momentos difíceis, a capacidade de resiliência é muitas vezes quem dita o vencedor, assumindo até um papel mais importante que os aspetos técnico-táticos. Os axadrezados reagiram da melhor forma ao golo sofrido, mantendo o caudal ofensivo (que só pecou por não ter aparecido logo no primeiro tempo) e conseguindo chegar ao empate poucos minutos depois, com um belo remate de fora da área de Seba Pérez.

No último quarto de hora de jogo, a necessidade dos três pontos começou levantar a voz e as duas equipas começaram a arriscar mais. Quando o jogo se aproximava do fim e a queda das panteras parecia quase certa, Bozenik colocou uma bola perfeita nos pés de Diaby, que rematou cruzado para se tornar o herói dos fãs do Boavista. O desalento dos adeptos da casa foi notório, com muitos a abandonar imediatamente os seus lugares. Atrás da baliza de Vaclík, viveu-se o êxtase de uma salvação que ainda não está nem de perto nem de longe assegurada.

O treinador escocês Stuart Baxter declarou que não queria uma descida de divisão no currículo e já esteve mais longe de evitar esse desfecho. Em declarações à imprensa, o técnico do Boavista rendeu-se à energia de um “jogo grande”, que contou com uma energia tremenda e uma bonita comunhão entre jogadores e adeptos após o apito final.

Após sete derrotas em oito jogos, a equipa da Vila das Aves está pela primeira vez em lugar de descida direta, no pior timing possível. Na próxima jornada, a deslocação à Reboleira não se prevê fácil, com o Estrela a querer garantir definitivamente a manutenção.

A equipa que garantir o antepenúltimo lugar irá deparar-se com sérias dificuldades no playoff, algo que pode ser afirmado mesmo com o adversário por definir. As equipas do topo da Segunda Liga estão a praticar um futebol bem mais desenvolto e chegarão à eliminatória com elevado nível de motivação. Com AFS SAD, Farense e Boavista empatados com 24 pontos cada, está garantido que a emoção das últimas duas jornadas não se vai resumir à luta pelo título.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador do Inter Milão assume desejo de jogar na Premier League: «Estou definitivamente interessado»

Denzel Dumfries revelou que tem interesse em jogar na Premier League. O lateral neerlandês tem contrato com o Inter Milão.

Andreas Schjelderup deixa grandes elogios para Fredrik Aursnes: «Ele é muito bom»

Andreas Schjelderup deixou muitos elogios para o compatriota, Fredrik Aursnes. O avançado admitiu que não conseguiu convencer o médio a voltar à seleção da Noruega.

Internacional Equatoriano pede saída do selecionador de Equador e deixa pedido: «Vamos atrás do José Mourinho»

O internacional equatoriano Jefferson Montero apelou à contratação de José Mourinho. O jogador de 36 anos pediu a demissão do selecionador, Sebastián Beccacece.

Já há árbitro definido para o Hungria x Portugal desta terça-feira

O Hungria x Portugal desta terça-feira vai ter arbitragem de Erik Lambrechts. O encontro é referente à segunda jornada de qualificação para o Mundial de 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Morreu Carlos Barbosa, antigo presidente do Paços de Ferreira

O Paços de Ferreira confirmou a morte de Carlos Barbosa. O antigo presidente dos castores liderou a equipa entre 2010 e 2014.

Nas mãos de Francesco Farioli mas com boas indicações: os 3 jogadores no último ano de contrato com o FC Porto

O FC Porto conta com três jogadores a cumprir o último ano de contrato: Pedro Lima, Jakub Kiwior e Luuk de Jong.

Lenda do Manchester United deixa conselho para Benjamin Sesko: «Precisa esperar o momento certo»

A lenda do Manchester United, Dwight Yorke, falou sobre a adaptação de Benjamin Sesko. O antigo avançado apelou à paciência e capacidade de esperar pelo momento certo.