Márcio Sampaio explica vertente física do Benfica x Sporting: «A motivação de um dérbi reduz o peso da fadiga»

Márcio Sampaio analisou o impacto físico e emocional do dérbi entre Benfica e Sporting da 33ª. jornada da Primeira Liga.

Márcio Sampaio, ex-treinador adjunto de Jorge Jesus, analisou, em exclusivo ao Bola na Rede, o aspeto físico do Benfica x Sporting agendado para o próximo sábado, no Estádio da Luz. Questionado sobre o impacto da fadiga nesta fase da temporada, o técnico de 46 anos sublinhou que a motivação que envolve um dérbi anula, em muitos casos, o cansaço acumulado:

«O acumular da carga competitiva faz com que os jogadores cheguem a esta fase avançada da época com uma grande sobrecarga. Mas esta semana é diferente. Estamos a falar de um dérbi e isso eleva os níveis motivacionais para um patamar em que a fadiga acaba por ter menos peso. Ainda por cima, estamos perante um cenário em que tanto o Sporting como o Benfica podem ser campeões neste jogo. Isso faz toda a diferença. Acredito até que jogadores que estejam lesionados vão querer jogar, mesmo não estando a 100%. O Sporting tem a oportunidade de ir à Luz e ganhar o campeonato de forma direta. O Benfica também pode vencer, embora tenha a condicionante da diferença de golos. É por momentos como este que jogadores e equipas técnicas trabalham toda a época. Este é um jogo que vai parar o país. Todos os olhos vão estar ali. E, em semanas como esta, nenhum jogador vai dizer ao treinador que se sente cansado. Todos querem jogar, aconteça o que acontecer».

O treinador de 46 anos confessou que, nesta fase, a preparação física passa por preservar a frescura e evitar lesões devido ao elevado número de jogos das equipas:

«Nesta altura da temporada, com tanta densidade competitiva, já não há muito que os jogadores possam ganhar do ponto de vista físico, treinando mais ou menos. A partir de março, ou até antes, entra-se numa fase em que o foco é criar estímulos para os jogadores manterem o nível de performance. A época com jogos de campeonato, jogos a meio da semana, Taças e, em alguns casos, competições europeias, reduz bastante o espaço para trabalhar fisicamente. E por isso, os treinadores não querem correr riscos nesta fase, é mais importante recuperar bem e manter a frescura dos jogadores do que forçar cargas adicionais que possam provocar lesões ou a queda de rendimento».

Lê a entrevista completa a Márcio Sampaio AQUI.

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e trabalha atualmente na área do jornalismo desportivo. Apaixonado pelo mundo do desporto, tem no futebol a sua principal área de interesse e análise.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Benfica: Anis Hadj Moussa renova com o Feyenoord até 2030

O Feyenoord anunciou a renovação do contrato com Anis Hadj Moussa. O avançado argelino estava na mira do Benfica.

Franjo Ivanovic explica decisão de rumar ao Benfica: «É um clube muito grande»

Franjo Ivanovic é o mais recente reforço do Benfica. Avançado croata já deu a primeira entrevista com a camisola encarnada.

Al Nassr de Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo está em conversações para contratar defesa-central do Bayern Munique

O Al Nassr quer um novo defesa-central e Kim Min-jae é o eleito pelo clube da Arábia Saudita para a nova temporada. O central sul-coreano está no Bayern Munique.

Cláusula de rescisão de Franjo Ivanovic no Benfica vai baixar no último ano de contrato

Franjo Ivanovic vai ter uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros. No entanto, no último ano de contrato passará a 60 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Franjo Ivanovic confirmado como reforço do Benfica até 2030

O Benfica confirmou a contratação de Franjo Ivanovic. O avançado internacional croata assinou até 2030.

Marc Guiu deixa o Chelsea e segue emprestado para outra equipa da Premier League

O Chelsea fechou a saída por empréstimo de Marc Guiu. O avançado espanhol foi cedido ao Sunderland até ao final da época.

Bomba à vista? Manchester United de Ruben Amorim quer contratar guarda-redes de topo mundial

O Manchester United de Ruben Amorim está de olho na contratação de Gigi Donnarumma. O guarda-redes italiano está no último ano de contrato com o PSG.