Olheiro BnR | Charalampos Kostoulas

- Advertisement -

A Grécia tem sido, na história recente, uma fábrica de bons pontas de lança. Nos últimos anos, nomes como Charisteas, Samaras, Mitroglou e claro, Vangelis Pavlidis, têm dado ao futebol grego o selo de bom produtor de jogadores de ataque. Mas o legado está longe de terminar, e aliás, acabou de ganhar um capítulo bem mais interessante e diferenciador de todos os outros.

No maior clube grego, o Olympiakos, joga atualmente aquele que, para mim, é o ponta de lança com mais potencial da Europa inteira. Chama-se Charalampos Kostoulas e tem apenas 17 anos, sim, ainda nem sequer atingiu a maioridade, mas a sua qualidade futebolística está a ser aprimorada de forma muito rápida.

Em muitos anos, não me lembro sinceramente de ver um ponta de lança com tenra idade a causar tantos problemas às defesas adversárias e a levar os grandes clubes europeus à loucura pelo seu concurso.

Estou completamente maravilhado, a verdade é essa, porque vejo em Kostoulas o herdeiro perfeito de Alexandre Pato, pelas características físicas e técnicas e até pelo percurso de carreira, que se espera ter outro desfecho, bem mais brilhante. Charalampos tem tudo o que um ponta de lança de alto nível deve ter, mas que claro ainda não está exponenciado ao seu máximo, mas trata-se de um avançado muito rápido, forte no jogo aéreo, rápido das desmarcações, remata bem e finaliza com qualidade, mas sobretudo, tem uma técnica impressionante. 

Dentro de campo, as suas tarefas não se limitam a estar parado dentro de área, bem pelo contrário, Kostoulas é um jogador de choque, gosta de ter bola, não se esconde do jogo e procura sempre o um para um com os adversários. Tem claramente aquela ingenuidade boa que os jovens jogadores devem ter, e vai ter com toda a certeza um futuro brilhante pela frente. 

Avaliado atualmente em cerca de oito milhões de euros, isto com apenas 17 anos e a jogar numa liga mais modesta como é a liga grega, o jovem avançado soma 12 golos nesta época e duas assistências, numa prestação dividida entre os escalões jovens e a equipa principal de Atenas. 

Numa era onde os grandes avançados são muito difíceis de encontrar, deixo esta maravilhosa joia para todos verem. Por muito que gostasse de o ver atuar em Portugal, foi insistentemente apontado ao Benfica, este miúdo é para outros voos, não só por ter sido um dos pilares da conquista recente da Youth League, mas também pela excelente transição que está a fazer para o mundo dos “graúdos”. 

Do que a Grécia tem de melhor, a nata da nata, Charalampos Kostoulas.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto prepara Benfica com 4 ausências

O FC Porto realizou durante esta quinta-feira mais um treino de preparação para o encontro frente ao Benfica, para a Taça de Portugal.

Mudança de planos: Rafa mantém-se no FC Porto e já não vai para o Benfica

Rafa prepara-se para se manter ao serviço do FC Porto. O jogador estava a ser fortemente associado ao Benfica.

Oskar Pietuszewski ainda não treinou pelo FC Porto: eis a razão

Oskar Pietuszewski ainda não realizou qualquer treino pelo FC Porto. Em causa estão questões burocráticas importantes.

Vitória SC confirma a contratação de Ejike Opara

O Vitória SC anunciou durante esta quinta-feira a contratação de Ejike Opara, avançado que pertencia aos quadros do Novi Pazar.

PUB

Mais Artigos Populares

Segunda Liga: jogador do Mérida analisado por várias equipas

Vários emblemas da Segunda Liga estão de olho em Chiqui, extremo que pertence aos quadros do Mérida, da Primera RFEF.

Souleymane Faye no Sporting: eis o tempo contratual e a cláusula de rescisão

Souleymane Faye prepara-se para trocar o Granada pelo Sporting. A mudança do extremo para Portugal vai ser em definitivo.

Ruben Amorim viu desejo negado: Manchester United não contratou o guarda-redes que o luso queria

Ruben Amorim queria que o Manchester United contratasse Emiliano Martínez para a baliza, mas Senne Lammens acabou por ser o eleito.