Olheiro BnR | Charalampos Kostoulas

A Grécia tem sido, na história recente, uma fábrica de bons pontas de lança. Nos últimos anos, nomes como Charisteas, Samaras, Mitroglou e claro, Vangelis Pavlidis, têm dado ao futebol grego o selo de bom produtor de jogadores de ataque. Mas o legado está longe de terminar, e aliás, acabou de ganhar um capítulo bem mais interessante e diferenciador de todos os outros.

No maior clube grego, o Olympiakos, joga atualmente aquele que, para mim, é o ponta de lança com mais potencial da Europa inteira. Chama-se Charalampos Kostoulas e tem apenas 17 anos, sim, ainda nem sequer atingiu a maioridade, mas a sua qualidade futebolística está a ser aprimorada de forma muito rápida.

Em muitos anos, não me lembro sinceramente de ver um ponta de lança com tenra idade a causar tantos problemas às defesas adversárias e a levar os grandes clubes europeus à loucura pelo seu concurso.

Estou completamente maravilhado, a verdade é essa, porque vejo em Kostoulas o herdeiro perfeito de Alexandre Pato, pelas características físicas e técnicas e até pelo percurso de carreira, que se espera ter outro desfecho, bem mais brilhante. Charalampos tem tudo o que um ponta de lança de alto nível deve ter, mas que claro ainda não está exponenciado ao seu máximo, mas trata-se de um avançado muito rápido, forte no jogo aéreo, rápido das desmarcações, remata bem e finaliza com qualidade, mas sobretudo, tem uma técnica impressionante. 

Dentro de campo, as suas tarefas não se limitam a estar parado dentro de área, bem pelo contrário, Kostoulas é um jogador de choque, gosta de ter bola, não se esconde do jogo e procura sempre o um para um com os adversários. Tem claramente aquela ingenuidade boa que os jovens jogadores devem ter, e vai ter com toda a certeza um futuro brilhante pela frente. 

Avaliado atualmente em cerca de oito milhões de euros, isto com apenas 17 anos e a jogar numa liga mais modesta como é a liga grega, o jovem avançado soma 12 golos nesta época e duas assistências, numa prestação dividida entre os escalões jovens e a equipa principal de Atenas. 

Numa era onde os grandes avançados são muito difíceis de encontrar, deixo esta maravilhosa joia para todos verem. Por muito que gostasse de o ver atuar em Portugal, foi insistentemente apontado ao Benfica, este miúdo é para outros voos, não só por ter sido um dos pilares da conquista recente da Youth League, mas também pela excelente transição que está a fazer para o mundo dos “graúdos”. 

Do que a Grécia tem de melhor, a nata da nata, Charalampos Kostoulas.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

A preparar a saída de Georgiy Sudakov? Shakhtar Donetsk fecha médio por 10 milhões de euros

O Shakhtar Donetsk garantiu a contratação de Isaque Silva. O médio brasileiro vai deixar o Fluminense por dez milhões de euros.

Victor Lindelof recebe abordagem de clube da Premier League

O Everton está também interessado em Victor Lindelof. Ingleses fizeram abordagem, mas o defesa sueco vira-se para a Fiorentina.

Fenerbahçe de José Mourinho: Avançado treina à parte e está em dúvida para o jogo com o Benfica

O Benfica vai enfrentar esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Youssef En-Nesyri em dúvida para a partida.

Benfica x Fenerbahçe na Champions League: Quais são os onzes prováveis?

O Benfica enfrenta esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Fica com os onzes prováveis da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Leite quer jogar em clube da Serie A que ofereceu 8 milhões de euros

A Fiorentina ofereceu 8 milhões de euros ao Union Berlin por Diogo Leite. Defesa português quer jogar no clube italiano.

WWE NXT Heatwave 2025: Oba Femi continua no topo

No passado domingo, a WWE voltou com o PLE dedicado apenas à NXT, o WWE NXT Heatwave. Muitos fãs do WWE Universe, questionaram-se sobre a decisão da WWE, colocar um PLE da NXT no mesmo dia de um PLE na AEW, uma decisão arriscadíssima

Antevisão EuroBasket 2025: O regresso de Portugal com ambição de surpreender

Portugal regressa esta semana ao palco principal do basquetebol europeu após 14 anos de ausência. Apesar do sorteio não ter sido amigo da Seleção Nacional, os adeptos lusos estão confiantes na passagem à próxima fase da competição, e têm razões para isso.