Um bebé chamado Modric. Outro chamado Ronaldo

cab la liga espanha

Talvez o leitor nunca tenha ouvido falar de Javi Márquez. Médio centro que joga atualmente no Granada, tem uma carreira relativamente modesta e não é jogador que dê muito nas vistas. Nesta época, por exemplo, nem um golinho fez para amostra. No entanto, Javi Márquez tem, por estes dias, motivos de sobra para festejar: nasceu o seu filho… Modric Márquez!

É, o bebé chama-se Modric, como o jogador do Real Madrid. Não é algo habitual, mas não me parece mau critério. Há crianças que recebem o nome de algum familiar próximo e outras que são vítimas de modas como Martim, Rodrigo ou Santiago, que ocupam os lugares de topo na lista dos nomes mais escolhidos para bebés em Portugal. Mas dar o nome de alguém famoso também é bastante frequente.

No Mundial de 86, Maradona levou a Argentina até à final da competição e levou a um pico de bebés chamados Diego, não só no país das Pampas, mas também no Brasil (de acordo com dados publicados por investigadores do Facebook). Do Brasil, provavelmente, o Diego terá passado também para Portugal e hoje em dia já é quase tão popular como Diogo. No ano passado nasceram mais Diegos (584) do que Andrés (529), Antónios (499) ou Manueis (493), por exemplo.

Javi Márquez, pai de Modric, com a bola Fonte: Granada CF
Javi Márquez, pai de Modric, com a bola
Fonte: Granada CF

Movido pela curiosidade, percorri a lista de nomes próprios de todos os nossos compatriotas nascidos em 2015. Fiquei preocupado: só nasceu um Ronaldo em Portugal. Um! É verdade que nasceram 59 Cristianos, mas é fraco consolo. E o cenário torna-se mais desolador quando se sabe que só há um Ronaldo, mas nasceram dois Éder…

Mas também encontrei notícias mais animadoras. Apesar de o Pantera Negra nos ter deixado em 2014, nasceram três novos Eusébios em 2015. Chegaram também três Liedson e dois Jardel, pelo que não nos deverá faltar capacidade goleadora por alturas do Euro 2040. E também há novos portugueses com nomes de craques internacionais. Há um Neymar, um Zinedine, um Zidane e um Aimar, por exemplo. Para a baliza, nasceu um Iker, o que por estes dias não dá muita segurança, mas também nasceram cinco Patrícios, pelo que podemos estar descansados: os bebés portugueses darão conta do recado.

Agora, resta-nos esperar que os futuros papás em Portugal tenham a clarividência de Javi Márquez na hora de escolher o nome dos seus filhos.

Foto de Capa: Real Madrid CF

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon perto de fechar médio do Liverpool por 17 milhões de euros e Paulo Fonseca elogia jogador: «Tem as características ideais»

Tyler Morton está cada vez mais próximo de ser reforço do Lyon. O médio inglês de 22 anos está ao serviço do Liverpool.

Ruben Amorim aborda futuro de Garnacho: «Às vezes, as coisas não funcionam»

Ruben Amorim fala sobre futuro de Alejandro Garnacho. Avançado argentino está na porta de saída do Manchester United.

Ruben Amorim: «Quero ficar 20 anos no Manchester United. É o meu objetivo e acredito verdadeiramente»

Ruben Amorim quer ficar 20 anos no Manchester United. Técnico português pretende deixar marca nos Red Devils.

Ruben Amorim confirma lista de capitães do Manchester United

Ruben Amorim falou à comunicação social inglesa. Técnico português confirma lista de capitães no Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Darwin Núñez é o principal alvo ofensivo de gigante da Serie A

O AC Milan está muito interessado em contratar Darwin Núñez. Avançado uruguaio na porta de saída do Liverpool.

Quenda e a maldição da camisola 7: Craque ou mais um na lista?

Mas para 2025/26, o Sporting decidiu entregar esse legado a Geovany Quenda, e com isso reacendeu-se a esperança

Imprensa internacional já aponta Ole Gunnar Solskjaer ao despedimento mas Besiktas nega rumores

A vida de Ole Gunnar Solskjaer no Besiktas está mais delicada. O técnico norueguês está a ser apontado à saída, mas o clube turco já negou os rumores.