Publicidade

Francisco Neto responde ao Bola na Rede: «Quando tens vantagens por fora, não é preciso forçar por dentro»

Diogo Ribeiro · 2 min

Francisco Neto Portugal
Foto: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Portugal empatou 0-0 com a Nigéria num encontro de preparação. Francisco Neto analisou o jogo em conferência de imprensa.

No último encontro de preparação para o Euro 2025 Feminino, Portugal empatou por 0-0 com a Nigéria. Francisco Neto analisou o empate e respondeu à questão colocada pelo Bola na Rede.

Bola na Rede: Portugal procurou constantemente a profundidade ou um jogo mais exterior. Pergunto-lhe se faltou às médias portuguesas entrarem mais em jogo e para Portugal ter maior critério e variabilidade em campo?

Francisco Neto: Mais na segunda parte que na primeira. Na primeira não concordo. Se virem a imagem, quem procurava fechar o nosso quadrado, ou seja, a nossa quarta média, era sempre uma lateral. Havia sempre uma lateral por dentro e a Beatriz jogou sempre longe e sozinha. As nossas grandes situações são no lado direito. Elas criavam um 4X4 e era muito difícil para as nossas medias serem acionadas. Não sentimentos necessidade. Quando tens vantagens por fora, não é preciso forçar por dentro porque fisicamente são equipas muito fortes. É muito fácil para elas ganhar duelos e anteciparem-se. Optámos por isso. Depois da bola entrar, aí sim, tivemos mais dificuldades. A bola estava a entrar por fora e aí sim, faltou a dinâmica de chegar à área com as médias. Conquistámos muitas vezes o último terço é faltou a dinâmica de aparecer para fazer o golo. Estavam muitas vezes as avançadas na área e faltou uma terceira jogadora para ganharmos presença, uma segunda bola. Não estávamos tão próximos da segunda bola, mas são aspetos que temos que melhorar com as nossas médias. São médias que gostam muito de ter bola no pé, mas temos de perceber que quando as equipas pressionam alto e deixam espaço nas costas temos de criar com alguma variabilidade. Na segunda parte, acho que não reconhecemos tantas vezes a média por dentro. Houve mais espaço por dentro e faltou ligar com mais paciência. Continuamos a tentar sair mais longo, com a lateral a acompanhar e a Christy [Ucheibe] a controlar melhor essa zona.

Diogo Ribeiro

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quando a tática explica tudo e, mesmo assim, passa para 2.º plano | Torreense

Não é que a tática não seja importante. Ela é, aliás, crucial para entender o jogo e o seu caminho. Ainda assim, depois de dois golos dos descontos e de uma nova vitória - a primeira em casa - do Torreense, qualquer pensamento, qualquer sentimento, qualquer nota sobre o jogo tende a lembrar a magia de, não um, mas dois golos anotados nos descontos para mudar completamente o resultado e o apelo de um clube a uma prova. Só a tática, na forma como o Torreense se organizou 11x10, 10x11 e 10x10, explica uma vitória construída com base em pensamento, em estrutura e em alterações constantes, num dinamismo tal que precisa de múltiplos cantos para escrever uma epopeia. Mas também só a emoção ou, pelo menos, a capacidade de a exteriorizar, explica a forma como, quando todos já poderiam deitar a toalha ao chão, um clube da Segunda Liga se consegue superiorizar na Europa e, depois de sofrer uma reviravolta, responder na mesma moeda, depois de, em casa, perder pontos nos descontos, recuperá-los e triplicá-los. 

Diogo Ribeiro · 9 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.