Álvaro Morata: muito para além dos golos

Cabeçalho Liga Italiana

Desde que saiu do Real Madrid, em 2014, Álvaro Morata ganhou uma nova vida e o seu nome começou a merecer maior atenção no panorama do futebol internacional. Tapado nos “merengues”, o avançado espanhol aceitou o desafio da Juventus e, hoje, é seguro dizer que deu o melhor rumo à sua carreira.

Em Turim, Morata afastou-se da sempre pesada responsabilidade que é representar o Real Madrid, mas, sobretudo, teve mais oportunidades para se afirmar como titular numa equipa, ainda assim, de topo europeu. Ainda muito jovem – neste momento tem apenas 23 anos de idade – tinha necessidade de jogar com regularidade, e Massimiliano Allegri deu-lhe essa oportunidade.

Na sua época de estreia na Juventus, e mesmo com a concorrência de jogadores mais experientes como Alessandro Matri, Fernando Llorente, Sebastian Giovinco ou Carlos Tévez, Morata cumpriu 46 jogos oficiais com a camisola do clube, nos quais marcou 15 golos, onde se incluem dois ao “seu” Real Madrid, na Liga dos Campeões. Em 2015/2016, já foram – até agora – mais 40 jogos e dez golos com a camisola do mais rotulado clube da história do futebol italiano.

Os números de Morata podem não impressionar, pelo menos no que diz respeito aos golos, já que estamos a falar de um avançado, mas, como se costuma dizer, a estatística “vale o que vale”. E a verdade é que, a julgar pelas informações veiculadas no estrangeiro pela comunicação social, até o Real Madrid já quer tê-lo de volta. E com razão, a meu ver.

Morata já fez 40 jogos pela Juventus esta época, nos quais marcou 10 golos Fonte: Juventus FC
Morata já fez 40 jogos pela Juventus esta época, nos quais marcou dez golos
Fonte: Juventus FC

É que Morata vale muito mais do que o número de bolas que coloca no fundo da baliza. Mesmo sem ser um verdadeiro “matador” de topo mundial, o ponta de lança espanhol é uma das referências ofensivas da Juventus pelo enorme papel que desempenha junto das áreas adversárias.

Normalmente, a Juventus joga num sistema tático que contempla a presença de dois avançados; foi assim na grande maioria das jornadas da Série A desta temporada. O jovem Paulo Dybala, melhor marcador da equipa no campeonato, tem sido o preferido de Allegri, com a segunda vaga do “onze” a ser disputada entre Morata e Mario Mandžukić. Apesar de o croata ter apenas menos um golo no total da época, e em menos jogos, sou de opinião que está a ter um rendimento um pouco mais discreto do que o do seu colega espanhol.

Acredito que Morata, embora não seja o tal goleador nato de que falei anteriormente, consegue oferecer mais qualidade ao jogo da Juventus, não só pelas jogadas de golo que cria para os colegas finalizarem – nesta época já fez oito assistências – como pela velocidade que oferece à equipa em diversos momentos. Inclusive em contra-ataque, como se viu na excelente jogada que construiu em Munique, frente ao Bayern, para a Liga dos Campeões, e que acabou no golo de Juan Cuadrado.

Em suma, e como já disse no título deste artigo e até no decorrer do mesmo, Morata vale muito mais do que os golos que marca. São as suas outras valências que o distinguem dos restantes avançados de topo da Europa, lote restrito do qual o espanhol merece, cada vez mais, fazer parte.

Foto de Capa: Juventus FC

Gonçalo Tristão Santos
Gonçalo Tristão Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo tem um gosto tremendo pela escrita e pela atualidade desportiva. Deixa para a lenda do futebol britânico Bill Shankly a árdua tarefa de descrever a paixão que nutre pelo desporto rei: “Algumas pessoas acreditam que o futebol é uma questão de vida ou de morte. Estou muito desiludido com essa atitude. Garanto que é muito, muito mais do que isso”.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.