📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Em casa é que que se está bem

- Advertisement -

Bem podia ser uma alusão ao frio que se faz sentir em Portugal – em especial no norte do país, mas não. Refiro-me, isso sim, à prestação do Athletic club de Bilbao na Liga Espanhola na temporada 2013/2014.

Na verdade, o novo estádio do Athletic Bilbao – San Mamés – tem-se revelado uma verdadeira muralha para os adversários: Os bascos têm 7 vitórias e 2 empates nos 9 jogos realizados para a Liga BBVA. Com a vitória desta noite frente ao Rayo Vallecano, os bascos perfazem um total de 17 golos marcados e apenas 8 sofridos em casa, é fácil perceber a razão do Athletic se encontrar atualmente na 4a posição com 33 pontos – somente a 5 pontos do Real Madrid de Cristiano Ronaldo e Gareth Bale (os merengues têm, contudo, um jogo a menos).

Mas há ainda mais mérito no trabalho deste histórico clube basco ao verificarmos que todos os 25 jogadores que compõem o plantel são espanhóis – quase todos nascidos no país basco -, sem exceção.

Essa é, aliás, uma das filosofias do clube, que tem no seu historial 8 Ligas de Espanha, 23 Copas Del Rey e uma Supercopa de Espanha.

O futebol dos bascos é frio e agressivo. Apoiado numa estrutura sólida e onde impera uma constante disponibilidade para ajudar o companheiro mais próximo, o Athletic evidencia uma grande propensão ofensiva nos jogos em casa, optando nos jogos fora por uma tática de maior contenção.

O canto do cisne no San Mamés aconteceu no dia 1 de dezembro frente ao Barcelona: ao minuto 70, o avançado de 21 anos Iker Muniain marcava o golo da vitória dos bascos e confirmava a primeira derrota dos catalães na presente época.

O Athletic levou a melhor sobre o Barcelona Fonte: http://a.espncdn.com
O Athletic levou a melhor sobre o Barcelona
Fonte: http://a.espncdn.com

Muito do mérito deste magnífico início de época deve-se ao experiente treinador Ernesto Valverde – que sucedeu ao carismático Marcelo Bielsa. O técnico espanhol teve passagens por Espanhol, Valência, Olympiacos e Villarreal, onde acumulou uma vasta experiência. Curiosamente, Valverde foi jogador do Athletic durante 6 épocas (de 1990 a 1996), o que demonstra uma clara perceção das ideologias e da responsabilidade de representar o clube basco.

É necessário sublinhar que o Athletic perdeu no verão passado a sua maior figura dos últimos anos: Fernando Llorente, que se transferiu a custo zero para a Juventus. O goleador espanhol de 28 anos estava no clube desde 1996 (!), isto é. 18 temporadas a servir o clube (desde os escalões de formação).

Quanto ao Athletic club de Bilbao, resta saber se esta invencibilidade em casa se vai tornar uma tradição para ao resto da época. O próximo jogo no San Mames é no dia 12 de Janeiro de 2014 frente ao Almería. Em caso de vitória, os adeptos do Athletic podem começar a sonhar com um lugar europeu. E bem merecem.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting já sabe o preço que terá de pagar para garantir a contratação de Wesley

O Sporting terá de pagar 15 milhões para garantir o passe de Wesley. O avançado brasileiro representa o Al Nassr, da Arábia Saudita.

Heorhii Sudakov ficou rendido à exibição de Anatoliy Trubin e deixou publicação nas redes sociais

Anatoliy Trubin foi uma das figuras da Ucrânia no último jogo frente à Islândia. A exibição do guardião foi alvo de elogios por parte de Heorhii Sudakov.

Besiktas confirma que o técnico Sergen Yalçın foi submetido a uma intervenção cirúrgica

O treinador do Besiktas, Sergen Yalçın, foi submetido a um intervenção cirúrgica. O técnico está estável e a operação correu sem percalços.

Treinador da Nigéria acusa jogador do Congo de bruxaria após eliminação nos penáltis: «Foi por isso que eu estava um pouco nervoso com ele»

O jogo entre a Nigéria e o Congo está a dar que falar em África. Éric Chelle, selecionador do conjunto nigeriano, acusou elementos da equipa adversária de terem feito bruxaria durante os penáltis.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio do Atlético Madrid assume: «Não estou satisfeito»

Conor Gallagher assumiu que não está satisfeito no Atlético Madrid. O médio inglês de 25 anos garantiu, ainda assim, que não quer sair do clube da La Liga.

Troy Parrott comenta semana de sonho ao serviço da Irlanda: «Tinha dito contra Portugal que os sonhos eram feitos de noites como aquela, mas...

Troy Parrott, herói nos jogos frente a Portugal e Hungria, não escondeu a emoção após ajudar a Irlanda a chegar ao play-off de qualificação para o Mundial 2026.

Associado ao Real Madrid, defesa do Liverpool revela: «Tenho visto muitas coisas na imprensa recentemente e não sei de onde isso está a vir»

Ibrahima Konaté abordou a situação do seu contrato com o Liverpool, que termina no final da temporada. O defesa francês tem sido associado ao Real Madrid.