FC Porto reage em comunicado à multa aplicada pela UEFA devido ao fair-play financeiro

- Advertisement -

O FC Porto já reagiu à multa aplicada pela UEFA devido ao incumprimento do fair-play financeiro e explicou a sanção.

O FC Porto emitiu um longo comunicado a reagir à multa aplicada pela UEFA devido ao incumprimento do fair-play financeiro. Os dragões referem que o fator de instabilidade remete para as temporadas de 2022/2023 e 2023/2024, sendo que, em 2024/25, com André Villas-Boas, a equipa azul e branca garante que já existiram resultados positivos.

Eis o comunicado do FC Porto:

«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD informa o mercado, os seus Associados, Adeptos e Simpatizantes, bem como o público em geral, sobre decisão emitida pelo Comité de Controlo Financeiro (CFCB) publicada hoje pela UEFA, relativamente ao incumprimento dos requisitos estabelecidos no regulamento Financial Sustainability. O CFCB concluiu que o FC Porto incumpriu o indicador de “estabilidade” (“football earnings”) o qual corresponde ao valor acumulado do football earnings reportado nos últimos dois exercícios completos, terminados em junho de 2024, ou seja, épocas 2022/2023 e 2023/2024, uma vez que o Clube apresentou, nessas duas épocas, um desvio negativo acumulado de 50 milhões de euros face ao limite regulamentar. Na sequência deste incumprimento, o CFCB deu início à abertura de um procedimento (“opening of proceedings”), no contexto do qual foi dada ao FC Porto a oportunidade de propor e apresentar à UEFA medidas corretivas imediatas e um plano de sustentabilidade financeira de médio prazo que possibilite ao clube dar cumprimento a este indicador de forma consistente, e já a partir do exercício 2024/2025. Os resultados positivos alcançados no primeiro semestre do exercício 2024/2025, terminado em dezembro de 2024, alicerçados em resultados operacionais muito positivos, com melhoria das receitas comerciais e redução dos custos operacionais, complementados com os resultados com transações de passes de jogadores que resultam das vendas de passes de jogadores já anunciadas ao mercado, em particular as concretizadas no mercado de janeiro de 2025, permitiram ao FC Porto demonstrar ao CFCB da UEFA que (i) no final do exercício 2024/2025, o FC Porto reduzirá já de forma substancial o desvio negativo dos dois exercícios anteriores e (ii) o Clube se encontra agora num processo de recuperação e estabilização financeira bem estruturado e alicerçado. Desta forma, ao contrário das decisões do CFCB quando existe incumprimento no indicador de estabilidade, que passam, normalmente, pelo estabelecimento de um settlement agreement com a UEFA com sanções desportivas e restrições de gastos, por um período relativamente longo (comummente referido como permanecendo “sob a alçada do fair-play financeiro”) a decisão hoje anunciada publicamente consiste apenas na aplicação de uma multa efetiva de 750 mil euros e uma multa condicional de 4,25 milhões de euros, a qual nunca será devida caso o FC Porto cumpra o indicador de estabilidade no período de monitorização de 2025/2026, correspondendo aos exercícios 2022/2023, 2023/2024 e 2024/2025. O FC Porto reitera a sua determinação para que as regras e regulamentos a que o clube está sujeito, em particular as que dizem respeito ao regulamento Financial Sustainability da UEFA, sejam sempre rigorosamente cumpridas», escreveu o FC Porto em comunicado.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto deve ficar alarmado? Imprensa espanhola aponta equipa interessada em Diogo Costa

Diogo Costa ainda pode sair do FC Porto neste mercado de transferências. O Chelsea está interessado no guarda-redes.

Vitória SC: defesa com ordem de saída neste mercado

O Vitória SC não tem Orest Lebedenko nos seus planos para a presente época. O lateral vai sair de Guimarães neste mercado.

Sporting: defesa central volta aos planos em 2 semanas

Zeno Debast está a recuperar de uma lesão. O defesa central do Sporting deve voltar à ação nas próximas duas semanas.

Celtic com vitória curta frente ao Dundee FC no arranque da nova temporada na Liga Escocesa

Na jornada inaugural da Liga Escocesa, o Celtic abriu a nova campanha com um triunfo por uma bola a zero na receção ao Dundee FC.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto: imprensa turca revela proposta dos dragões por ponta de lança

O FC Porto apresentou uma proposta para garantir Sidiki Chérif, ponta de lança que pertence aos quadros do Fenerbahçe.

Oficial: Gonzalo García e César Palacios deixam o Real Madrid e reencontram-se com Álvaro Arbeloa no Fulham

O Fulham confirmou as chegadas de Gonzalo García e César Palacios. Dupla espanhoal deixou o Real Madrid por um total de 52 milhões de euros.

Rúben Neves regressa à ação no empate do Al Hilal frente ao Al Ahli SC

O Al Hilal empatou a três golos frente ao Al Ahli SC em mais um jogo do estágio na Áustria. Rúben Neves marcou presença no onze titular.