SAD do Boavista declara insolvência e clube está em risco de não jogar Liga 3

- Advertisement -

A SAD do Boavista declarou insolvência. Problemas financeiros colocam em risco participação na Liga 3 em 2025/26.

A situação do Boavista é preocupante e esta quinta-feira fica marcada por mais uma machadada num problema que parece não ter fim à vista. A SAD dos axadrezados declarou insolvência após o pedido feito no Tribunal de Comércio de Gaia.

Num longo comunicado, que podes ler na íntegra em baixo, a SAD liderada por Gerard López traça a cronologia da hecatombe financeira e garante que ainda procura resolver a situação.

Ainda assim, as consequências para o clube são duras. Depois de ver falhada a participação na Segunda Liga, a SAD do Boavista dá conta de que «o licenciamento para a Liga 3 permanece igualmente em risco, devido ao volume de exigências por parte dos credores públicos».

Eis o comunicado da Boavista SAD:

«A Boavista SAD vive, neste momento, uma conjuntura económico-financeira de extrema complexidade, cuja viabilidade imediata se tornou inviável na sequência da não aprovação do Plano Especial de Revitalização (PER), anteriormente submetido para apreciação judicial.

Apesar dos esforços significativos da actual Administração — em funções desde 7 de Maio de 2024 — e do apoio financeiro garantido pelo accionista maioritário, não foi possível reunir, em tempo útil, as condições exigidas para a obtenção de licenciamento desportivo para a Liga 2 na época 2025/2026. Por outro lado, o licenciamento para a Liga 3 permanece igualmente em risco, devido ao volume de exigências por parte dos credores públicos, cujo impacto é, neste momento, insustentável para a sociedade, não obstante o facto de terem sido liquidados ao Estado, desde Junho de 2024, montantes acumulados que totalizam € 4.998.474,29. Ainda assim, a Administração mantém-se com a esperança e empenhada contra todas as adversidades.

Durante este período, a Administração demonstrou rigor e sentido de responsabilidade, cumprindo integralmente com as suas obrigações fiscais e com a maioria dos compromissos financeiros correntes, sem que tenha sido agravado o passivo da SAD no decurso da actual gestão.

No plano desportivo, apesar das severas restrições que impossibilitaram, durante cinco janelas de transferências consecutivas, a inscrição de novos atletas — decorrentes de múltiplos processos de FIFA ban acumulados ao longo dos anos — a actual Administração logrou, através de um esforço negocial complexo e sustentado na recuperação da credibilidade institucional, resolver integralmente essas limitações. Tal desfecho permitiu, pela primeira vez em várias épocas, o reforço efectivo da equipa principal. A nova configuração do plantel, resultante dessas aquisições, possibilitou ao Boavista competir com dignidade e disputar a manutenção até à última jornada da temporada, cenário que muitos reconheceram como um feito desportivo absolutamente notável, face ao contexto herdado.

Contudo, os constrangimentos acumulados entre 2019 e 2023 — nomeadamente o crescimento da dívida fiscal, a existência de centenas de execuções e acções judiciais pendentes, sucessivos incumprimentos em acordos pretéritos e um passivo herdado — inviabilizaram qualquer solução extrajudicial equilibrada, financeiramente comportável para a realidade actual da sociedade.

Face à não homologação do PER, à quebra significativa de receitas provocada pela despromoção administrativa — consequência directa da impossibilidade de reunir, em tempo útil, todos os pressupostos financeiros exigidos — e perante a inexistência de soluções extrajudiciais que assegurassem o equilíbrio entre a viabilidade económica e os compromissos herdados, a Boavista SAD foi conduzida à única via legal que permite a sua reestruturação integral: a declaração de insolvência com vista à recuperação. Esta opção, já formalizada junto do Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia, representa uma decisão ponderada e estratégica, tomada após esgotadas todas as alternativas realistas ao dispor da Administração, a qual tudo fez, com rigor e transparência, para evitar este desfecho.

Informamos ainda que o plantel principal iniciou, na presente data, a habitual bateria de exames médicos, dando assim início ao processo de preparação da época desportiva 2025/2026. Em momento oportuno, será prestada informação detalhada quanto à constituição do plantel e da equipa técnica que orientarão a nova temporada.

A Administração da Boavista SAD e o seu accionista maioritário reafirmam, em uníssono, o seu compromisso inequívoco com a recuperação plena da sociedade, independentemente da divisão onde venha a competir, e assumem a responsabilidade de liderar uma nova etapa de reestruturação, com rigor, transparência e ambição, garantindo as condições para um futuro sólido, sustentável e compatível com a história centenária do Boavista Futebol Clube».

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «A desconfiança leva a que a gente perca um bocadinho dessa suposta energia também»

Rui Borges esteve presente na sala de imprensa depois do triunfo do Sporting contra o Vitória SC por três bolas a duas.

Negócio fechado: Benfica contrata extremo em definitivo e já se conhecem os moldes do negócio

O Benfica deve anunciar em breve a contratação de Alan Santos. O extremo vai abandonar os quadros do Flamengo em definitivo.

Rui Borges questionado sobre as diferenças do Sporting da pré-temporada para o atual momento: «Não aconteceu nada»

Rui Borges analisa o encontro entre o Sporting e o Vitória SC, partida relativa à segunda jornada da Primeira Liga.

Rui Borges sobre Luis Suárez: «É um não assunto»

Rui Borges analisa o encontro entre o Sporting e o Vitória SC, partida relativa à segunda jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

José Morais antevê estreia na Primeira Liga dos Emirados Árabes Unidos: «Este ano queremos competir para ganhar em todas as competições»

José Morais vai iniciar a nova época neste sábado. O Al Sharjah vai defrontar o Al Dhafra na primeira jornada do campeonato dos Emirados Árabes Unidos.

Diego Gómez renova com o Brighton por mais cinco temporadas

Diego Gómez renovou contrato com o Brighton por mais cinco épocas. O acordo inclui ainda mais um ano de opção.

Luke Barrett é reforço da equipa de Basquetebol do Benfica

Luke Barrett foi anunciado no Benfica. O extremo chega do Arka Gdynia e assina um contrato válido até ao final da temporada 2026/27.