Malas, sacos, luvas… À moda da corrupção

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Parece que agora virou moda tweetar e comentar que o Sporting anda a pagar prémios de jogo aos oponentes do seu adversário directo. Ao mesmo tempo, conseguem dizer que o mesmo Sporting está sem dinheiro. Eu sugiro que se decidam. Parece haver por aí alguma contradição.

E, já agora, quero dizer que acho um mau investimento pagar a uma equipa para jogar bem, até porque eles podem querer e não conseguir ou saber. Pelo contrário,  acho um óptimo investimento pagar a alguma equipa para perder, até porque não tem risco. Se quiserem perder, perdem de certeza. O Sporting – estando falido  não iria fazer investimentos de tão elevado risco, certamente.

Mas, um pouco no mesmo âmbito deste tipo de insinuações, venho relembrar algumas situações que se passaram nos últimos anos.

Desde há um tempo a esta parte houve um processo chamado “Apito Dourado”, que alguém ainda denominou de “Apito Azulado”, com frutas e algum café por lá misturados.

No mesmo dia que esse processo começou eu disse/pensei que não daria em nada, pelas pessoas envolvidas e pelo meio em que estavam inseridas (é que, não sei se repararam, mas as pessoas só são condenadas ou pelo menos tornadas arguidas após abandonarem o mundo do Futebol; por isso é que alguns teimam em não sair). E à primeira vista não deu. Mas a verdade é que deu, e desde aí muito mudou no futebol português.

O “Apito Dourado” serviu para enviar um aviso a quem mandava antes, de quem mandava agora.

Entretanto, o árbitro do jogo do Benfica é apanhado desta maneira nas redes sociais
Entretanto, o árbitro Luís Ferreira é “apanhado” desta maneira nas redes sociais

Com esta investigação aquele que era chamado de “o papa” do futebol português foi posto no seu lugar com incriminação em situações que existiram efectivamente, mas que não levaram a condenação porque não era esse o objectivo.

O objectivo era dizer ao “papa” que estava na hora de renunciar e dar espaço a outros, que se estavam a posicionar há muito. A mensagem era a de que se poderia fazer o que se quisesse, até mesmo mandar prender o, até aí, todo-poderoso do futebol português.

A finalidade não era destruí-lo, mas colocá-lo no seu lugar; deixá-lo ali “com o rabo entre as pernas”, o que poderia dar jeito para futuras parcerias.

Conseguiram também, através de uma “pomba”, tramar o “papa”. Escreveram-lhe o guião – para declamar em tribunal –, que viria mais tarde a dar em livro. Quem terá patrocinado a produção do mesmo? Com certeza não terá sido ela, apesar do seu apurado olho para os negócios.

A senhora fez o trabalho, recebeu, e desapareceu. E sem um arranhão. Convenhamos que o “papa”, nos seus tempos Áureos, não deixava passar isto pelos pingos da chuva. (Quem não se lembra de petardos a rebentar por baixo dos carros de jogadores após uma derrota? E eram jogadores da sua equipa.) A senhora tinha que ter uma boa protecção.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Juventus estreia nova camisola e é derrotado pelo Como 1907

A Juventus foi derrotado durante a tarde deste sábado por 2-0, num encontro a contar para a 26.ª jornada da Serie A.

Marítimo derrota Sporting B e segue firma na liderança da Segunda Liga

O Marítimo recebeu e venceu o Sporting B por uma bola a zero, num encontro a contar para a 23.ª jornada da Segunda Liga.

Médio do Famalicão assume objetivo: «Vou continuar a trabalhar para um dia chegar à Seleção A de Portugal»

Mathias de Amorim assumiu que deseja chegar à seleção principal de Portugal. O médio representa o Famalicão, onde é um nome importante.

João Gabriel ataca Luisão: «Nunca teve um comportamento exemplar enquanto atleta»

João Gabriel, antigo diretor de comunicação do Benfica, deixou uma mensagem forte contra Luisão nas suas redes sociais.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado: Casemiro associado a um regresso ao FC Porto

Casemiro vai deixar o Manchester United no final da presente temporada. O jogador foi associado a um regresso ao FC Porto.

Agente de Gianluca Prestianni revela: «Tudo o que foi publicado sobre o que Gianluca Prestianni disse nas investigações com a UEFA é falso»

O agente de Gianluca Prestianni revelou que o jogador do Benfica ainda não falou com a UEFA sobre o sucedido na partida frente ao Real Madrid.

Sporting em período eleitoral: vai haver debate entre Frederico Varandas e Bruno Sá

Vai haver um debate entre Frederico Varandas e Bruno Sá, os dois candidatos à liderança do Sporting, que se disputa em março.