Leões enfrentam desafio difícil na Choupana | Nacional-Sporting 

Primeira Liga, 3.ª jornada: sábado, 23 de agosto de 2025, 18h00.

A ANTEVISÃO: SPORTING TENTA METER A TERCEIRA CONSECUTIVA

O Sporting desloca-se este sábado à tarde à Madeira, concretamente à Choupana, um campo sempre difícil, para jogar a terceira jornada frente ao Nacional com o objetivo de manter a liderança do campeonato. 

A equipa leonina depois de uma entrada de leão na Liga tenta manter o ritmo, o percurso 100% vitorioso e ganhar pela terceira vez consecutiva depois das vitórias contra o Casa Pia e da goleada diante do Arouca. 

Os leões vão à Madeira onde golearam na época passada por 1-6, motivados pela entrada forte no campeonato, o treinador Rui Borges pretende manter a adaptação que se tem revelado tranquila ao novo sistema tático em 4-2-3-1 que os jogadores tentam assimilar, até agora com sucesso. 

O técnico do Sporting deverá manter quase toda a equipa que começou o jogo contra o Arouca. Maxi Araújo e Diomande, dois elementos preponderantes na defesa continuam lesionados sendo provavelmente rendidos pelos mesmos elementos. No eixo da defesa, Debast deve entrar para atuar ao lado de Gonçalo Inácio e Ricardo Mangas que tem sido um dos destaques do Sporting nas duas primeiras jornadas deve entrar para o lado esquerdo da defesa. 

Apesar de tudo, Rui Borges pode ter dúvidas no lado direito da defesa. Fresneda saiu ao intervalo do jogo contra o Arouca e entrou Vagiannidis que fez uma segunda parte de bom nível contribuindo com uma assistência para o bis de Ricardo Mangas. Por isso, não seria estranho que o grego se estreasse na Choupana a titular pela equipa principal dos leões. 

De resto, a equipa deverá manter-se intacta com Rui Silva de pedra e cal na baliza, o duplo pivô com o capitão Hjulmand e Morita e o trio do meio campo com Geny Catamo, Trincão e Pedro Gonçalves. No ataque, deverá presentar-se o goleador Luis Suárez que já mostrou credenciais no último jogo contra o Arouca. 

Do outro lado, estará o Nacional de Tiago Margarido que começou de forma negativa o campeonato, com uma derrota em frente a um adversário direto, o Gil Vicente em casa e empatou em Vila do Conde a uma bola diante do Rio Ave. 

Por isso, a equipa madeirense terá de ir obrigatoriamente à procura de pontos embora o técnico do Nacional dispensasse defrontar os bicampeões nesta altura tão precoce da época. 

A equipa deve apresentar-se num conjunto com um bloco mais baixo à procura de transições rápidas com o objetivo de surpreender os leões. Apesar de tudo, o onze deverá repetir-se apenas com a saída do central Ulisses Wilson expulso em Vila do Conde que deverá ser rendido por Léo Santos. No ataque, a grande figura do Nacional é o ponta de lança Jesus Ramirez que vai tentar aproveitar o que o jogo proporcionar para os madeirenses. 

Na Liga Portuguesa, nacionalistas e sportinguistas já se defrontaram na história em 42 ocasiões com larga vantagem para os leões que contam com 27 triunfos, 11 empates e os madeirenses venceram apenas em quatro partidas. 

O jogo será dirigido por Bruno Costa da A.F.Viana do Castelo e será auxiliado por Jorge Fernandes e João Morte. O quarto árbitro será José Bessa, o VAR será João Bento e o AVAR, Pedro Felisberto. 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Sporting ainda não sofreu golos no campeonato em dois jogos. 
  2. O Nacional ainda não venceu na Liga Portuguesa, 
  3. No último confronto para a Liga Portuguesa os leões venceram por 2-0 em Alvalade. 
  4. Na história, em 52 confrontos em todas as competições, o Nacional tem apenas quatro vitorias.      
  5. O Sporting é o melhor ataque do campeonato com oito golos marcados. 
  6. Os leões são uma das cinco equipas que ainda não sofreu golos no campeonato. 
  7. O Nacional não venceu nem empatou nenhum dos últimos cinco jogos disputados frente ao Sporting. 
  8. Em jogos disputados na Choupana, os leões venceram metade das vezes 13 em 26 confrontos. 
  9. Em casa o Nacional tem apenas três triunfos sobre o clube leonino. 
  10. Em 42 jogos para a Liga portuguesa o Sporting tem 82 golos marcados contra 31 marcados pelos madeirenses. 

JOGADORES A TER EM CONTA

Lucas França
Fonte: Pedro Figueira / Bola na Rede

Lucas FrançaEste é um dos jogos em que os guarda-redes das equipas pequenas tem de estar ao seu melhor nível. E isso é que os adeptos madeirenses esperam do guardião brasileiro. Ele que vai ser o último obstáculo no campo para impedir os sportinguistas de comemorarem. 

Ricardo Mangas bisou no jogo entre o Sporting e o Arouca
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

Ricardo Mangas – Foi um dos reforços que gerou mais dúvidas nos adeptos leoninos até pelo que custou (300 mil euros) mas tem sido um dos elementos mais em destaque na equipa principalmente na vertente ofensiva. O lado direito da defesa do Nacional vai sofrer com as subidas constantes e assertivas do lateral leonino. 

XI´s PROVÁVEIS

Nacional – Lucas França, João Aurélio, Zé Vítor, Léo Santos, José Gomes, Liziero, Matheus Dias, Labidi, Paulinho Bóia, Witi, Jesus Ramirez. 

Treinador: Tiago Margarido 

«Vamos defrontar o bicampeão nacional, que atravessa um excelente momento, o que nos vai colocar um desafio enorme pela frente. Porém, temos como génese, neste grupo, encarar os desafios. Gostamos de ser desafiados e, como tal, estamos muito motivados». 

Sporting – Rui Silva, Vagiannidis, Debast, Gonçalo Inácio, Ricardo Mangas, Hjulmand, Morita, Geny Catamo, Pedro Gonçalves, Trincão, Luis Suárez. 

Treinador: Rui Borges 

«Foi como aconteceu o ano passado com o Nacional, estão a tentar perceber a ideia do treinador e consistência na ideia de jogo. No onze de base saíram cinco ou seis jogadores e ainda estão à procura da melhor dinâmica. É uma equipa que é muito difícil em casa. Mas naquilo que controlamos, estaremos preparados para o jogo ». 

PREVISÃO DE RESULTADO: Nacional 0-3 Sporting

Subscreve!

Artigos Populares

Bomba a caminho? Imprensa saudita coloca Rodrigo Mora a um passo do Médio Oriente

Rodrigo Mora ainda pode deixar o FC Porto neste mercado de transferências, existindo a possibilidade de rumar à Arábia Saudita.

Vencer, mas também convencer | Benfica x Tondela

Depois de adiar para setembro o jogo da 1.ª ronda em casa frente ao Rio Ave, fruto dos compromissos europeus, o Benfica recebe o Tondela.

‘Mexidas profundas’ no Sporting: há um setor em risco de mudar a 100%

O Sporting poderá realizar a temporada 2025/26 com a posição de ponta de lança totalmente distinta em relação à época anterior. A formação de Alvalade ainda vai sofrer mexidas até ao fim do mercado de transferências.

Renato Sanches já fala com a sua nova camisola: «Rui Vitória fez-me vir para cá»

Renato Sanches assinou com o Panathinaikos. O jogador admitiu que Rui Vitória o convenceu a rumar a Atenas, embora contasse com outras possibilidades para a sua carreira.

PUB

Mais Artigos Populares

Chaves e Felgueiras empatam para a Segunda Liga

O Chaves e o Felgueiras empataram a uma bola durante a noite desta sexta-feira, em jogo da terceira jornada da Segunda Liga.

Chelsea goleia West Ham United em jogo com 6 golos

O Chelsea foi ao terreno do West Ham United vencer por cinco bolas a uma, em jogo da segunda jornada da Premier League.

PSG soma a segunda vitória na Ligue 1

O PSG recebeu e venceu o Angers por uma bola a zero, num encontro relativo à segunda jornada da Ligue 1. A partida realizou-se esta sexta-feira.