Antevisão EuroBasket 2025: O regresso de Portugal com ambição de surpreender

Portugal regressa esta semana ao palco principal do basquetebol europeu, o EuroBasket, após 14 anos de ausência. Apesar do sorteio não ter sido amigo da Seleção Nacional, os adeptos lusos estão confiantes na passagem à próxima fase da competição, e têm razões para isso.

Esta qualificação marca a nossa quarta participação da sua história moderna (1951, 2007, 2011 e agora 2025) na EuroBasket. A melhor classificação até hoje foi o 9.º lugar alcançado em 2007.

No sorteio, a equipa ficou integrada no Grupo A, onde irá disputar os encontros em Riga, Letónia, entre 27 de agosto e 3 de setembro. Este grupo é constituído por Sérvia, Turquia, Letónia (anfitriã), República Checa e Estónia. Ainda que se trate de um grupo exigente, com a Sérvia a ostentar o 2.º lugar no ranking mundial, seguida por equipas como a Letónia (9.º), a Turquia (27.º), a República Checa (19.º) e Portugal (56.º), a seleção portuguesa não abdica de lutar pelas quatro vagas de qualificação para os oitavos de final.

Portugal convocados EuroBasket
Fonte: EuroBasket

No núcleo desta equipa está Neemias Queta, o grande trunfo português. Com 2,11 m, o poste é o único atleta luso na NBA, onde joga nos Boston Celtics. É a primeira vez que disputa um grande torneio com a seleção A, mas já demonstrou que tem capacidade para ser uma ameaça de duploduplo em qualquer partida.

Essa condição foi confirmada no torneio de preparação em Málaga, onde Portugal protagonizou uma surpreendente reviravolta frente ao campeão europeu em título, Espanha, vencendo por 76–74. Queta terminou com 15 pontos, 9 ressaltos (cinco ofensivos) e 3 assistências, incluindo a enterrada decisiva nos segundos finais. Esse triunfo, ainda que num amigável, é um sinal de ambição real e aumenta a confiança da equipa.

O objetivo do grupo, como reafirmado pelo armador Rafael Lisboa, é claro desde o início: avançar da fase de grupos. A boa preparação, com vitórias notáveis contra Espanha e mais dois triunfos em Braga (contra Islândia e Suécia), alimenta a convicção de que este apuramento é possível.

Ainda assim, os adversários de Portugal têm mais experiência nestes grandes palcos, o que pode revelar algum nervosismo por parte dos atletas lusos nos momentos decisivos. Contudo, apenas uma vitória pode ser o suficiente para o objetivo de ultrapassar a fase de grupos ser concretizado, o que seria um grande triunfo na história do basquetebol português.

Filipe Lourenço
Filipe Lourençohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é licenciado em Ciências da Comunicação e tem no desporto a sua maior paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Sporting: AC Milan está a perder a paciência por Conrad Harder e olha para outro avançado

O AC Milan deseja contratar Conrad Harder neste mercado de transferências, mas quer contar com o jogador o mais rápido possível. O dinamarquês pertence aos quadros do Sporting.

Georgios Vagiannidis e as primeiras semanas no Sporting: «O nível é ainda mais elevado do que pensava»

Georgios Vagiannidis abordou as primeiras semanas ao serviço do Sporting. O defesa grego deixou rasgados elogios aos companheiros de equipa.

Imprensa turca garante que há entendimento entre Benfica e Fenerbahçe para a saída de Kerem Akturkoglu após o playoff

A novela em torno de Kerem Akturkoglu continua. A imprensa turca assegura que há um entendimento entre o Benfica e o Fenerbahçe pelo avançado.

Julian Weigl perto de trocar o futebol da Alemanha pelo da Arábia Saudita

O futuro de Julian Weigl está perto de ficar definido. O médio alemão que passou pelo Benfica deve rumar ao Al Qadisiyah.

PUB

Mais Artigos Populares

«Imagino um Benfica com muito mais títulos e que meta medo aos adversários» – Entrevista Bola na Rede a Martim Mayer

O Benfica está no sangue de Martim Mayer, candidato às eleições para a presidência do Benfica. O empresário de 51 anos deu entrevista ao Bola na Rede onde apresentou o seu projeto para as águias.

José Mourinho elogia Anderson Talisca mas aponta fatores que condicionaram a sua carreira: «Foi impeditivo de ter uma carreira muito melhor»

José Mourinho falou sobre Talisca na véspera do duelo entre Benfica e Fenerbahçe, referente ao playoff de acesso à Champions League.

Leon Bailey ruma à AS Roma por empréstimo do Aston Villa

O Aston Villa cedeu Leon Bailey à AS Roma até ao final da presente temporada. O empréstimo contempla uma cláusula de compra de 22 milhões de euros.