Continua o pesadelo: Boavista anuncia liquidação do clube

- Advertisement -

O Boavista emitiu esta sexta-feira um comunicado oficial a anunciar liquidação do clube. Emblema vai recorrer da decisão.

O Boavista anunciou liquidação do clube. Esta sexta-feira, realizou-se uma assembleia de credores do Boavista e foi chumbado o Plano de Recuperação, com três credores a votar a favor da liquidação. Em nota oficial, o clube revelou que recorrerá desta decisão nos próximos dez dias.

«Isto não significa o fim do Boavista Futebol Clube. Mesmo entre quem votou por essa solução, existe o entendimento de que é vital manter o clube em funcionamento e preservar o património indispensável à sua atividade (…) O Boavista continuará a dialogar com os principais credores no sentido de alcançar um acordo que sirva o interesse de todos».

Caso se concretize esta decisão, o emblema da Invicta terá de passar imediatamente parte do património aos credores. É mais uma notícia complicada para o universo do clube do Bessa, que deixou a Primeira Liga na temporada transata. Neste momento, o Boavista prepara-se para jogar a última divisão distrital da Associação de Futebol do Porto.

Eis o comunicado oficial na íntegra:

«O Boavista Futebol Clube informa os seus associados, adeptos e o país desportivo que, na assembleia de credores realizada hoje, a maioria deliberou:

  • a) não adiar por 30 dias a votação do plano de recuperação apresentado — decisão que teria permitido conhecer o desfecho do processo de recuperação da Boavista SAD e apresentar integralmente o projeto em curso, bem como as negociações em andamento;
  • b) a liquidação do Clube.

Num momento grave e marcante para a história do Clube, da cidade e do desporto em Portugal, importa esclarecer que a “liquidação” deliberada não significa o fim do Boavista Futebol Clube. Mesmo entre quem votou por essa solução, existe o entendimento de que é vital manter o Clube em funcionamento e preservar o património indispensável à sua atividade.

O Boavista enfrenta o maior desafio da sua história, mas tem futuro e viabilidade. A união de todos os boavisteiros é agora ainda mais essencial para um objetivo comum: manter o património que permitirá honrar compromissos, assegurar a recuperação e continuar a promover a prática desportiva.

Importa referir que, neste processo, ficou patente que alguns dos principais credores privilegiam a alienação de património imobiliário do Clube, impedindo assim a apresentação e discussão do plano que permitiria pagar à totalidade dos credores — e não apenas a alguns — e garantir a continuidade da atividade e a reestruturação financeira e desportiva do Boavista.

Importa igualmente salientar que todos os credores, exceto três, votaram favoravelmente à recuperação e aos interesses do Boavista. 

E importa também deixar claro que esta decisão pode ainda ser revertida. O Clube dispõe de 10 dias para recorrer desta deliberação — o que evidentemente fará —, dispondo de argumentos sólidos para defender a sua viabilidade. O Boavista continuará a dialogar com os principais credores no sentido de alcançar um acordo que sirva o interesse de todos.

A Direção julga ser de grande importância sublinhar o apoio que tem recebido do Estado e da Câmara Municipal do Porto, apelando para que todos se mantenham firmes neste processo, assegurando que todas as acções são orientadas para a recuperação do Clube.

A Direção continuará a exercer o mandato para o qual foi eleita, colaborando com a administradora de insolvência e prosseguindo as negociações com investidores e parceiros capazes de viabilizar, de imediato, o futuro do Boavista e de garantir a sua sustentabilidade para as próximas gerações.

Reafirmamos que o processo será conduzido com total respeito pelos princípios da legalidade e da equidade entre credores, e que o objetivo permanece inalterado: assegurar um Boavista forte, viável e competitivo, na posse dos seus ativos e orientado para o futuro.

Apelamos a todos os boavisteiros que permaneçam unidos, que apoiem as nossas equipas e que, com orgulho, façam ouvir a sua voz para a todos mostrar porque honramos o nosso distintivo bairrista. Porto, 5 de setembro de 2025 Boavista, sempre!»

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Arbeloa arrasa arbitragem após derrota do Real Madrid frente ao Getafe «Permitiu um jogo em que se jogou para não jogar»

Álvaro Arbeloa não escondeu a frustração após a derrota do Real Madrid diante do Getafe. Em conferência de imprensa, após o jogo, o técnico espanhol chamou a si as responsabilidades, mas não poupou as críticas à equipa de arbitragem.

Conflito no Médio Oriente pode trazer Fórmula 1 de volta a Portimão

A escalada do conflito militar entre os Estados Unidos, Israel e Irão, levou a Fórmula 1 a avaliar cenários alternativos para as etapas do Bahrein e da Arábia Saudita. Os circuitos de Portimão e Ímola (Itália) surgem como as principais opções de recurso.

Revelados os finalistas para os Prémios Laureus 2026

Já são conhecidos os finalistas para os Prémios Laureus 2026. Os galardões são destinados a eleger os melhores no mundo de Desporto.

Leonardo Jardim já deu o “sim” ao Flamengo

Leonardo Jardim aceita reforçar o Flamengo. Técnico português está mais perto de assumir o cargo do emblema brasileiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool: Alisson conta com 2 gigantes da Serie A interessados

O Inter Milão e a Juventus estão interessados em Alisson, do Liverpool. Vicario também está na lista dos clubes.

Liverpool pode vir a pagar 80 milhões de euros para ter regresso de defesa

O Liverpool pode avançar pela contratação de Jarrel Quansah. Reds têm cláusula de recompra de 80 milhões de euros.

Avião de Cristiano Ronaldo viaja de urgência para Madrid após conflito no Médio Oriente

O avião privado associado a Cristiano Ronaldo viajou de urgência para Madrid, na noite desta segunda-feira, após ataques em Riade. Não há ainda confirmação se CR7 seguiu viagem.