📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Continua o pesadelo: Boavista anuncia liquidação do clube

- Advertisement -

O Boavista emitiu esta sexta-feira um comunicado oficial a anunciar liquidação do clube. Emblema vai recorrer da decisão.

O Boavista anunciou liquidação do clube. Esta sexta-feira, realizou-se uma assembleia de credores do Boavista e foi chumbado o Plano de Recuperação, com três credores a votar a favor da liquidação. Em nota oficial, o clube revelou que recorrerá desta decisão nos próximos dez dias.

«Isto não significa o fim do Boavista Futebol Clube. Mesmo entre quem votou por essa solução, existe o entendimento de que é vital manter o clube em funcionamento e preservar o património indispensável à sua atividade (…) O Boavista continuará a dialogar com os principais credores no sentido de alcançar um acordo que sirva o interesse de todos».

Caso se concretize esta decisão, o emblema da Invicta terá de passar imediatamente parte do património aos credores. É mais uma notícia complicada para o universo do clube do Bessa, que deixou a Primeira Liga na temporada transata. Neste momento, o Boavista prepara-se para jogar a última divisão distrital da Associação de Futebol do Porto.

Eis o comunicado oficial na íntegra:

«O Boavista Futebol Clube informa os seus associados, adeptos e o país desportivo que, na assembleia de credores realizada hoje, a maioria deliberou:

  • a) não adiar por 30 dias a votação do plano de recuperação apresentado — decisão que teria permitido conhecer o desfecho do processo de recuperação da Boavista SAD e apresentar integralmente o projeto em curso, bem como as negociações em andamento;
  • b) a liquidação do Clube.

Num momento grave e marcante para a história do Clube, da cidade e do desporto em Portugal, importa esclarecer que a “liquidação” deliberada não significa o fim do Boavista Futebol Clube. Mesmo entre quem votou por essa solução, existe o entendimento de que é vital manter o Clube em funcionamento e preservar o património indispensável à sua atividade.

O Boavista enfrenta o maior desafio da sua história, mas tem futuro e viabilidade. A união de todos os boavisteiros é agora ainda mais essencial para um objetivo comum: manter o património que permitirá honrar compromissos, assegurar a recuperação e continuar a promover a prática desportiva.

Importa referir que, neste processo, ficou patente que alguns dos principais credores privilegiam a alienação de património imobiliário do Clube, impedindo assim a apresentação e discussão do plano que permitiria pagar à totalidade dos credores — e não apenas a alguns — e garantir a continuidade da atividade e a reestruturação financeira e desportiva do Boavista.

Importa igualmente salientar que todos os credores, exceto três, votaram favoravelmente à recuperação e aos interesses do Boavista. 

E importa também deixar claro que esta decisão pode ainda ser revertida. O Clube dispõe de 10 dias para recorrer desta deliberação — o que evidentemente fará —, dispondo de argumentos sólidos para defender a sua viabilidade. O Boavista continuará a dialogar com os principais credores no sentido de alcançar um acordo que sirva o interesse de todos.

A Direção julga ser de grande importância sublinhar o apoio que tem recebido do Estado e da Câmara Municipal do Porto, apelando para que todos se mantenham firmes neste processo, assegurando que todas as acções são orientadas para a recuperação do Clube.

A Direção continuará a exercer o mandato para o qual foi eleita, colaborando com a administradora de insolvência e prosseguindo as negociações com investidores e parceiros capazes de viabilizar, de imediato, o futuro do Boavista e de garantir a sua sustentabilidade para as próximas gerações.

Reafirmamos que o processo será conduzido com total respeito pelos princípios da legalidade e da equidade entre credores, e que o objetivo permanece inalterado: assegurar um Boavista forte, viável e competitivo, na posse dos seus ativos e orientado para o futuro.

Apelamos a todos os boavisteiros que permaneçam unidos, que apoiem as nossas equipas e que, com orgulho, façam ouvir a sua voz para a todos mostrar porque honramos o nosso distintivo bairrista. Porto, 5 de setembro de 2025 Boavista, sempre!»

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Croácia garante vaga na fase final do Mundial 2026: eis as 30 seleções já apuradas

A Croácia garantiu o lugar na fase final do Mundial 2026 ao vencer as Ilhas Faroé e assegurar o primeiro lugar do grupo L. Confere as seleções já apuradas.

Rafa Silva promete ser ‘novela’: qual o valor de mercado do português?

Rafa Silva não deve prosseguir ao serviço do Besiktas. O jogador mudará de ares no próximo mercado de transferências.

Frederico Varandas com discurso arrasador contra André Villas-Boas: «Não é lufada de ar fresco, é bafio, hipocrisia do pior»

Frederico Varandas deixou um ataque feroz a André Villas-Boas, criticando as suas atitudes nos últimos meses como presidente do FC Porto.

Frederico Varandas assume posição do Sporting: «Está a 200% com a APAF para agravar o regulamento»

Frederico Varandas indicou que o Sporting está de acordo com um agravamento do regulamento por parte da APAF.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara anuncia renovação de Djé Tavares até 2030

O Santa Clara anunciou a renovação de contrato com Djé Tavares até 2030. O médio cabo-verdiano soma sete jogos pelo conjunto dos Açores na temporada.

Frederico Varandas recorda Taça de Portugal e passa ao ataque: «Os presidentes de Benfica e FC Porto são patetas?»

Frederico Varandas reagiu ao ambiente tenso que se tem vivido no futebol português, assumindo que o Sporting tem dignidade a perder.

Frederico Varandas defende Rui Borges e atira: «O seu problema é não fazer show comunicacional»

Frederico Varandas defendeu o trabalho de Rui Borges no Sporting durante a gala Rugidos de Leão, em Leiria.