- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Chegas ao pavilhão com o teu saco de treino às costas e confirmas que o pavilhão está diferente. Hoje tudo está diferente. Há uma sensação diferente no ar; tens dificuldade em concentrar-te nas coisas normais. Provavelmente dormiste pouco, ou nada. Tentas mostrar que está tudo na mesma; falas com as pessoas mas não as ouves bem. Sorris mas queres estar sozinho.
Quando entras apercebes-te: tens medo. E entusiasmo. E medo outra vez. Dali a uns minutos o jogo começa. Podes ser campeão. Podes deitar tudo a perder.

Aí são as rotinas que te salvam. Fazer as coisas com as quais te sentes confortável, que fazes em todos os treinos e em todos os jogos. Se tiveres sorte terás companheiros de equipa que vão perceber da mesma forma o momento e vão soltar piadas de circunstância e aliviar a tensão. Mas ninguém vai falar do jogo; nunca ninguém fala. De qualquer forma já não há nada a fazer – ou sabes ou não sabes. Ou te preparaste ou não. Controlas o que podes controlar. Voltas à tua rotina.

Quando vês o adversário a chegar não resistes em olhar. Parecem fortes. Parecem sempre fortes. Tentas mostrar-te forte também, sem medo; sem pressão. Tentas acreditar que eles também o estão a fazer.

Na conversa com o treinador tentas concentrar-te, mas é difícil. Olhas mais para os teus colegas do que para ele. Avalias inconscientemente como eles estão. São poucas as palavras que reténs.

Porque hoje tudo está diferente. É tudo aquilo que querias. Viver este momento. Tudo o que lutaste, treinaste, os sacrifícios que tiveste que fazer foram para viver este momento.

Sentes orgulho. Para estar ali ultrapassaste imensos obstáculos; foste melhor que muitos, melhor que a maior parte. Mas o mais difícil e importante ainda está por atingir. Está mesmo ali à frente.

Por respeito a todos os que queriam estar ali mas não conseguiram. Por todos os que, apesar de incessantemente tentarem, nunca ali estarão. Porque não sabes se voltarás a ter aquela oportunidade. Tens que dar tudo. Do princípio ao fim. Ou matas ou morres. Perder não é opção. Agarrar a taça não é uma ilusão.

É que o jogo daqui a instantes vai começar e estás a jogar uma FINAL.

Artigo revisto por Bárbara Mota

João Nuno
João Nunohttp://www.bolanarede.pt
Professor, Treinador, Formador e Atleta, o João considera que fazer uma análise de um jogo sob o ponto de vista da arbitragem é o mesmo que fazer uma análise de política internacional sob o ponto de vista do cabelo do Donald Trump.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester City promete processo judicial contra Enrique Riquelme depois do anúncio de Erling Haaland no Real Madrid

O Manchester City vai avançar com medidas legais pela utilização de Erling Haaland como propaganda eleitoral. Enrique Riquelme prometeu avançado no Real Madrid.

Florentino Pérez garante José Mourinho e confirma primeiro reforço para o Real Madrid: «Um dos grandes defesas do mundo»

Florentino Pérez deu uma nova entrevista. O presidente recandidato ao Real Madrid confirmou José Mourinho e Ibrahima Konaté.

Kaique despede-se do CD Nacional e regressa ao Palmeiras de Abel Ferreira

Kaíque Azarias despediu-se esta terça-feira do Nacional, clube que representou esta temporada por empréstimo do Palmeiras.

Nápoles garante contratação definitiva de Rasmus Hojlund

O Nápoles confirmou a aquisição definitiva de Rasmus Hojlund ao Manchester United e garantiu a continuidade do avançado dinamarquês.

PUB

Mais Artigos Populares

Tozé Marreco é o novo treinador do Stade Tunisien e soma primeiro trabalho no estrangeiro

Tozé Marreco foi anunciado como novo treinador do Stade Tunisien, iniciando a sua primeira experiência no estrangeiro.

Luís Castro ataca presidente do Nantes: «Ele pensava que eu ia fazer descer 2 clubes. A minha opinião é que não fiz descer nenhum»

Luís Castro respondeu às críticas de Waldemar Kita, presidente do Nantes, após acusações ao treinador como responsável pela descida.

Itália e Argélia vencem, enquanto Polónia e Nigéria ficam pelo empate: eis os resultados dos jogos particulares

Itália, Argélia e Nigéria estiveram em ação esta quarta-feira em jogos particulares frente a Luxemburgo, Países Baixos e Polónia.