📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O dinheiro compra campeonatos?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Felizmente, casos como o do Leicester City ainda vão alimentando o romantismo no futebol, mas são apenas exceções que confirmam a regra: o dinheiro é o principal determinante do sucesso de uma equipa de futebol.

Para cada clube, comparei os custos de aquisição do plantel (segundo dados do CIES – Football Observatory) com a pontuação alcançada no campeonato. Tive, naturalmente, em conta as diferenças entre países. Por exemplo, o plantel do Leicester (72 M €) custou mais do que o do Marselha (61 M €), mas, enquanto o campeão inglês tem o quarto plantel mais barato da Premier League, o Marselha tem o terceiro mais caro em França [ver notas técnicas no final]. Assim, calculei a pontuação esperada de cada clube, dado o custo do seu plantel, para saber quais foram as maiores surpresas e maiores desilusões da época nos cinco principais campeonatos da Europa. (O CIES só apresenta dados sobre as Ligas Espanhola, Inglesa, Alemã, Italiana e Francesa). As conclusões são interessantes, ainda que nem sempre surpreendentes.

graficoO dinheiro manda no futebol. Já o sabíamos e é isso que nos dizem os resultados dos 98 clubes destas ligas. A correlação entre investimento no plantel e pontos conquistados é altíssima: 74%. Os países onde há um líder mais claro em termos de orçamento são França, Alemanha e Itália e, sem surpresa, esse líder ganhou confortavelmente. O Paris Saint-Germain é a equipa com maior investimento relativamente às restantes equipas do seu campeonato, o seu investimento  está mais do que quatro desvios padrões acima da média das equipas da Ligue 1 e, por isso, foi campeão com 31 pontos de vantagem. O Bayern teve o campeonato sempre controlado e a Juventus, mesmo com um arranque mau, ainda foi a tempo de ganhar à vontade. Em Espanha, o plantel do Real custou bastante mais do que o do Barcelona, que foi o campeão, mas o Barça venceu por apenas um ponto e há que ter em conta que o plantel dos catalães é mais barato porque conta com jogadores como Messi, Iniesta ou Busquets, que não exigiram nenhum investimento (na aquisição do passe). Em Inglaterra sim, houve uma grande surpresa e nem foi só pelo Leicester. Arsenal e Tottenham também ficaram acima do previsto já que os orçamentos maiores são os dos dois clubes de Manchester e do Chelsea.

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos critica calendário da Primeira Liga: «Sentimo-nos bastante prejudicados, mas isso tem ser o nosso combustível»

O técnico do Santa Clara mostrou desagrado com a sobrecarga de jogos mas referiu que estes fatores devem ser utilizados como motivação.

Novidades na CAN: Competição passará a ser jogada de quatro em quatro anos

A Confederação Africana de Futebol anunciou, este sábado, que a CAN será jogada a cada quatro anos e a criação da Liga das Nações Africana.

Samuel Dahl atinge a marca dos 50 jogos ao serviço do Benfica

O defesa-lateral sueco cumpriu o jogo 50 com a camisola do Benfica nos oitavos-de-final da Taça de Portugal frente ao Farense.

Ainda te lembras de Jesé Rodríguez? Está a viver uma jornada de sonho

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último mercado de verão. O espanhol esteve uma temporada ao serviço do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora e Moreirense empatam para a Primeira Liga

O Estrela da Amadora empatou com o Moreirense durante a noite deste sábado, num encontro válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.

SL Benfica x Sporting CP: Leões imparáveis | Andebol

O dérbi de andebol entre Benfica e Sporting foi...

Rafa Silva arrasado: «Se tivesse de lhe dar uma nota de zero a dez pelos treinos, seria zero»

Rafa Silva foi criticado pelo treinador do Besiktas, Sergen Yalçin. O técnico assumiu que o português não se dedica.