Primeira Liga, 6.ª jornada: sábado, 20 de setembro de 2025, 18h00.
A ANTEVISÃO: A DESLOCAÇÃO DAS ÁGUIAS ATÉ À VILA DAS AVES MARCA O REGRESSO DE JOSÉ MOURINHO AO BENFICA
E de repente, quando tudo parecia estar bem no reino da águia, eis que um empate e uma derrota no espaço de uma semana mudaram por completo o cenário na Luz. Dois resultados que ditaram o fim da era Bruno Lage no comando técnico do Benfica. Para o seu lugar, foi escolhido um nome que por diversas vezes chegou a estar associado aos encarnados. José Mourinho volta à casa de partida 25 anos depois, ao clube que lhe abriu as portas para a ribalta do futebol. O jogo de hoje entre o AVS SAD e o Benfica vai passar para segundo plano, já que todos os olhos vão estar postos no special one, que assim regressa ao futebol português depois de ter levado o FC Porto à glória europeia.
O treinador natural de Setúbal teve apenas três dias para preparar este duelo do Benfica com o AVS SAD, e as suas ideias não vão estar ainda a 100% dentro de campo. Não é isso que se pretende e o próprio falou sobre isso no dia da sua apresentação. O que se espera é outra atitude dos jogadores do Benfica, que vão querer mostrar ao seu novo técnico que pode contar com eles. José Mourinho deverá continuar com o 4-2-3-1, tática que utilizou na maior parte dos clubes por onde passou durante a sua carreira. Em relação às peças do onze, também não se vislumbram muitas alterações, mas após este jogo o novo comandante da nau encarnada irá começar a estudar outros elementos menos utilizados, e que poderão saltar para a titularidade. De fora por lesão continuam Alexander Bah, Manu Silva, Bruma e o recém-chegado Dodi Lukebakio.
O AVS SAD passa por uma situação idêntica à do seu adversário de hoje no que toca a treinadores. José Mota também foi despedido esta semana, devido aos maus resultados, mas ao contrário do Benfica que já apresentou a sua nova aposta, a equipa da Vila das Aves procura ainda o seu timoneiro para o resto da temporada. João Pedro Sousa era o nome mais forte para suceder a José Mota, mas as negociações caíram por terra. Fábio Espinho e Armando Roriz irão assumir temporariamente o comando técnico do AVS SAD até se encontrar uma solução definitiva. Quanto às ausências para a receção aos encarnados, Diogo Spencer, emprestado pelo Benfica, não irá jogar, assim como Guillem Molina, que está a recuperar de lesão. Em dúvida estão Leonardo Rivas e Aderllan Santos.
O Benfica procura regressar aos triunfos, e não vencer na Vila das Aves significa atrasar-se ainda mais no comboio da luta pelo título. É certo que ainda estamos no início do campeonato, mas os seus dois eternos rivais, FC Porto e Sporting, já mostraram que estão consistentes e não vão ceder pontos facilmente. O AVS SAD, 17.º classificado, procura a sua primeira vitória na Liga, de modo a fugir aos lugares de despromoção. O adversário não é o ideal neste momento, mas vai tentar beneficiar do mau momento que as águias atravessam para conseguir um bom resultado. O árbitro da partida será Bruno Costa, da Associação de Futebol de Viana do Castelo.
10 DADOS RÁPIDOS
- AVS SAD e Benfica já se defrontaram três vezes em todas as competições. Dois triunfos para o Benfica e um empate para o AVS SAD.
- Nesses três jogos, a formação da Vila das Aves marcou dois golos e o clube lisboeta 11
- A maior vitória dos encarnados frente ao AVS SAD aconteceu na época passada para o campeonato. O resultado foi de 6-0 no Estádio da Luz.
- O primeiro duelo da história entre Benfica e AVS SAD aconteceu no ano de 2023. Vitória das águias por 4-1.
- O AVS SAD foi fundado apenas em 2023, e resulta de um novo projecto a partir do UD Vilafranquense SAD.
- A formação da Vila das Aves ainda não venceu esta temporada. Nas cinco partidas que já realizou, soma quatro derrotas e um empate.
- O conjunto agora orientado por José Mourinho tem apenas uma derrota nos últimos 10 jogos.
- O último jogo de José Mourinho pelo Benfica aconteceu no dia 3 de dezembro de 2000, quando bateu o Sporting por 3-0 no antigo Estádio da Luz.
- A média de idades do plantel do AVS SAD é de 26,4 anos.
- Benfica e AVS SAD têm a particularidade de terem trocado de treinador na semana em que se vão defrontar.
JOGADORES A TER EM CONTA
Rafael Barbosa (AVS SAD) – Foi formado no Sporting, e desde muito cedo começou a dar nas vistas pelo perfume do seu futebol. Rafael Barbosa assinou esta época pelo AVS SAD, depois de ter tido a primeira experiência fora de Portugal, onde representou os polacos do Radomiak Radom. O avançado de 29 anos é um polivalente no ataque, onde pode fazer todas as posições do meio campo para a frente. Define-se como um jogador criativo, mas é algo inconstante nas suas exibições. Ainda assim, se estiver nos seus dias, é um jogador a ter em conta para as defesas adversárias.

Vangelis Pavlidis (Benfica) – Já tem quatro golos marcados pelos encarnados esta época, e promete fazer igual, ou melhor, que na temporada passada, onde fez o gosto ao pé por 30 vezes. Pavlidis tem agora a concorrência de Franjo Ivanovic no ataque das águias, mas Bruno Lage chegou a utilizá-los em simultâneo quando jogou em 4-4-2. No entanto, o novo técnico do Benfica, José Mourinho, é adepto de jogar apenas com um ponta-de-lança, seja em 4-3-3 ou 4-2-3-1, e deverá entregar a titularidade ao avançado grego durante a época.
XI´s PROVÁVEIS
AVS SAD: Bertelli; Paulo Vitor, Devenish, Aderllan Santos e Kiki Afonso; Jaume Grau e Algobia; Akinsola, Rafael Barbosa e Guilherme Neiva; Tomané
Treinador: Fábio Espinho e Armando Roriz
Não houve antevisão do AVS SAD.
Benfica: Trubin; Dedic, Otamendi, António Silva e Dahl; Barrenechea e Richard Ríos; Sudakov, Aursnes e Schjelderup; Pavlidis
Treinador: José Mourinho
Não houve antevisão do Benfica.
PREVISÃO DE RESULTADO: AVS SAD 0-2 Benfica