João Noronha Lopes detalha funções de toda a estrutura proposta de futebol do Benfica: «Tão importante como ter as pessoas é definir exatamente o que vão fazer»

João Noronha Lopes foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede. Candidato nas eleições do Benfica apresentou o seu projeto encarnado.

João Noronha Lopes foi entrevistado pelo Bola na Rede. O candidato à presidência do Benfica apresentou o seu projeto para as águias e detalhou a sua estrutura para o futebol.

Recorde-se que Nuno Gomes é o vice-presidente do futebol, Pedro Ferreira o diretor-geral, Tomás Amaral o diretor-desportivo e Vítor Paneira o diretor-técnico na estrutura do candidato à presidência do Benfica.

«A primeira coisa que quero dizer é que estou a preparar o meu projeto para o futebol há muito tempo e que já estamos a conversar sobre a filosofia e a organização entre todos há algum tempo. Tão importante como ter boas pessoas é ter a certeza de que elas percebem o meu projeto para o futebol e que são capazes de trabalhar bem em conjunto. Nenhuma destas pessoas chega ao Benfica com uma agenda própria. Todas sabem exatamente o que vão fazer o que é esperado delas. A cultura de exigência que tenho para o Benfica e para mim próprio é a mesma exigência para todas as pessoas do futebol: muito trabalho e dedicação ao clube. O Nuno Gomes será o vice-presidente para a área do futebol e terá como responsabilidade supervisionar o futebol, tendo também um papel importante nas relações do clube. O Nuno tem uma grande experiência na formação e internacional enquanto consultor da FIFA. Estará, juntamente comigo, a supervisionar a área do futebol. A ele irá reportar o Pedro Ferreira, diretor-geral do clube. É quem vai coordenar todas as áreas, do scouting, do futebol de formação e do futebol feminino e que fará a ligação às estruturas de apoio do clube, como o marketing, o departamento médico e a comunicação, por exemplo. É alguém que conhece muito bem o Benfica e que foi, durante muitos anos, diretor de scouting do Benfica. Recentemente foi para o Nottingham Forest e fez parte da equipa que levou o clube de regresso às competições europeias. Tenho muito orgulho em tê-lo comigo. Ele tinha convites de alguns dos melhores clubes da Premier League para continuar em Inglaterra e veio para o Benfica porque acredita neste projeto e é um grande benfiquista. O diretor desportivo estará mais próximo do mercado e do diretor de scouting e vai reportar ao diretor geral, com funções mais de terreno. O Tomás Amaral teve uma carreira muito bem-sucedida como diretor desportivo do Spartak Moscovo e é alguém que conhece muito bem o Benfica. O Vítor Paneira será um elemento fundamental na ligação entre a equipa e a estrutura do futebol, tendo também um papel relevante no acompanhamento dos jogadores emprestados e do futebol português. É uma pessoa que conhece muito bem o futebol português e pode ser muito útil nesses dois pontos. Tão importante como ter as pessoas é definir exatamente o que vão fazer. Comecei pelo mais importante, que é o futebol. Já partilhei o meu projeto para o futebol, a minha filosofia e o meu organigrama para o futebol e já tenho nomes. Somos a única lista, até hoje, que o fez. Temos de começar pelo futebol porque o Benfica, sem ser forte no futebol, não o será em nenhuma das suas dimensões», explicou João Noronha Lopes que recordou as ligações de Pedro Ferreira e Tomás Amaral ao clube da Luz.

«O Pedro Ferreira trabalhou muitos anos na formação. Foi ele que descobriu o João Félix, por exemplo. Tem uma carreira ligado ao scouting, esteve ligado à vinda para o Benfica de nomes como o Enzo Fernández e o Darwin Núñez. É uma pessoa que conhece muito bem a formação e o scouting e que vai trabalhar de perto com uma nova função que vamos criar, a de diretor de data-analytics com uma grande experiência no mercado internacional. Esta é uma das áreas em que o Benfica vai apostar muito mais. O Pedro, fruto da sua presença na Premier League, tem uma grande rede de contactos no futebol internacional. O Tomás é um homem que, com a sua experiência de diretor desportivo, tem uma grande capacidade de negociação e um conhecimento profundo do mercado de jogadores na Europa e que trabalhará em ligação com o Pedro Ferreira. Ambos são grandes benfiquistas e voltam ao Benfica por paixão e por acreditar no projeto. Tanto o Pedro como o Tomás tinham convites financeiramente superiores para continuar lá fora, mas vieram porque acreditam no projeto e num Benfica vitorioso. Tal como o Nuno Gomes e o Vítor Paneira, são homens de coragem. Deram a cara por este projeto, assumem a sua entrada neste projeto e é esta coragem e este benfiquismo que quero trazer de volta para o clube», destacou o candidato.

Lê a entrevista completa de João Noronha Lopes ao Bola na Rede.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Só há uma pessoa que sabe quem vai ganhar a Bola de Ouro 2025: «O vencedor ainda não sabe»

Vincent García, editor-chefe do France Football, garante ser o «único que sabe quem é o vencedor da Bola de Ouro 2025» e refere critérios.

Está perto de deixar o Manchester United de Ruben Amorim a custo zero e tem sido convencido por Cristiano Ronaldo a rumar ao Al...

Casemiro deve deixar o Manchester United a custo zero. Cristiano Ronaldo tem tentado convencer o médio a rumar ao Al Nassr e à Arábia Saudita.

Primeira Liga: Já é conhecido o árbitro do Benfica x Rio Ave

O Benfica vai enfrentar o Rio Ave no jogo em atraso para a Primeira Liga. Sérgio Guelho é o árbitro escolhido para o encontro.

Newcastle disposto a pagar mais de 80 milhões de euros por jogador do Barcelona

O Newcastle quer continuar a reformular a equipa. Dani Olmo, internacional espanhol e jogador do Barcelona, é alvo dos magpies para o próximo ano civil.

PUB

Mais Artigos Populares

Mamelodi Sundowns garante mais um português após fechar Nuno Santos

Miguel Reisinho está a caminho do Mamelodi Sundowns. Médio português encontra-se livre no mercado desde a saída do Boavista.

Bola de Ouro é entregue esta segunda-feira: Eis os 30 nomeados

A Bola de Ouro será entregue esta segunda-feira. Vitinha, Nuno Mendes e João Neves são os únicos portugueses na lista de nomeados.

Ex-Liverpool questiona Viktor Gyokeres: «Será ele um avançado de elite? Isso ainda está por provar»

Jamie Carragher deu a sua opinião sobre Viktor Gyokeres. Ex-Liverpool diz que o avançado sueco ainda tem de provar se é de «elite».