Grandes momentos Sporting: Reviravolta “mágica”

sporting cp cabeçalho 1

José Peseiro está hoje novamente na boca do mundo, mais pela sua substituição do que pelo seu bom trabalho enquanto treinador.

O ex-treinador do FC Porto ficou conhecido em Alvalade como o treinador do quase… quase ganhava tudo, mas acaba por perder tudo. No entanto, há um momento que não consigo esquecer, liderado pelo “mister” Peseiro!

Corria a época de 2004/2005 e o treinador da equipa leonina era José Peseiro. O Sporting estava a fazer uma grande época quer no campeonato nacional, quer na “antiga” Taça UEFA e tinha por adversário neste dia o forte Newcastle, que na primeira mão em Inglaterra, tinha levado de vencida a turma verde-e-branca por uma bola a zero.

Nessa partida, para complicar ainda mais, o goleador Liedson não pôde dar o seu contributo à equipa.

Começa o jogo e o Sporting vai para cima dos ingleses sem dó nem piedade. Mas, aos 20 minutos,  Rui Jorge e Polga num erro defensivo permitem que Kieron Dyer marque golo para a equipa inglesa.

O Sporting não se atemoriza e continua a dar em cima do adversário, mas até ao intervalo, o melhor que conseguiu foi o empate, com o golo do romeno Marius Niculae.

Ao intervalo, Sporting estava fora da Taça UEFA com um resultado “agregado” de 1-2 para os ingleses, com a agravante que eles tinham marcado fora.

José Peseiro, o treinador do quase em Alvalade, também liderou a equipa em momentos mágicos. Só foi pena o desfecho de todas as competições. Fonte: www.pontapedesaida.com
José Peseiro, o treinador do quase em Alvalade, também liderou a equipa em momentos mágicos. Só foi pena o desfecho em todas as competições
Fonte: www.pontapedesaida.com

O jogo recomeça, e apesar do Sporting estar a jogar com raça, os golos não surgiam, entrámos nos últimos minutos da partida e o Sporting continuava fora das meias-finais.

Até que, aos 71 minutos, Ricardo “Coração de Leão” Sá Pinto após uma recarga a um remate de Pedro Barbosa faz o 2-1 para o Sporting. Mas os leões precisavam de mais.

Maurício Pinilla ganha um canto e na sequência deste, o “nosso” Beto, de cabeça, coloca o Sporting aos 78 minutos pela primeira vez em vantagem na eliminatória.

No entanto, os leões não ficaram por aqui e Fábio Rochemback, já após o minuto 90, aproveita um erro da defensiva do Newcastle e estabelece o resultado final: 4-1!

Foi uma das reviravoltas mais fantásticas de sempre de uma equipa portuguesa nas competições europeias.

Na eliminatória seguinte, batemos o AZ Alkmaar, com Miguel Garcia, a marcar o golo que deu a final já no último minuto.

Voltando aos dias de hoje, José Peseiro não é o culpado do estado actual do FC Porto, mas tinha que se encontrar um “bode expiatório”.

Boa sorte para o futuro, Mister!

Foto de Capa:  www.megafone.blogs.sapo.pt 

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Viktor Gyokeres cumprimenta novos colegas no Arsenal: «Falas português ou não?»

Viktor Gyokeres já se apresentou aos adeptos como reforço do Arsenal. Avançado sueco interagiu também com os jogadores.

Benfica continua na frente da corrida por Franjo Ivanovic após entrada de Wolverhampton

O Wolverhampton entrou na corrida pela contratação de Franjo Ivanovic. Benfica continua a ser líder, mas há consequências.

Real Madrid e Vinícius Júnior abrem a porta a uma saída após divergência salarial

Vinícius Júnior quer receber o mesmo dinheiro do que Kylian Mbappé no Real Madrid. Jogador e clube não descartam saída.

Martim Neto deixa Benfica e ruma à La Liga: Águias mantém 50% do passe

Martim Neto vai deixar o Benfica e reforçar o Elche na La Liga. Águias continuam com 50% do passe do médio de 22 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto já investiu 75,3 milhões de euros neste verão: Um valor bem superior ao maior mercado da história do clube

O FC Porto vive o maior investimento da história do clube. Dragões já gastaram 75,3 milhões de euros neste mercado de verão.

Real Madrid quer saída de mais 2 jogadores neste mercado

O Real Madrid quer uma reformulação do setor defensivo nesta janela de transferências. David Alaba e Antonio Rudiger estão de saída.

Manchester United faz oferta de 40 milhões de euros por jogador importante do Sporting

O Manchester United está interessado em Morten Hjulmand. Clube de Ruben Amorim apresenta proposta de 40 milhões de euros ao Sporting.