Luís Freire explica convocatória: «Muita paixão pelo jogo e emoção em representar o nosso país»

- Advertisement -

Luís Freire anunciou os convocados para a nova paragem de seleções. O treinador explicou a convocatória em conferência de imprensa.

Luís Freire anunciou os 23 convocados para a dupla jornada de Portugal no apuramento até ao Euro Sub-21. Em conferência de imprensa, o treinador justificou as escolhas.

«Os resultados refletiram o que os jogadores foram capazes de fazer. Aproveitar o talento dos jogadores, mas é do trabalho deles. Houve preocupação para criar um bom ambiente de trabalho e dar o máximo por Portugal. Muita paixão pelo jogo e emoção em representar o nosso país. Os resultados apareceram daí, mas o trabalho tem de crescer. Foi só o início do caminho. Queremos melhorar e fazer melhor».

«Queremos que a competitividade seja muito alta. Temos essa capacidade, mérito dos clubes e treinadores. São alterações de aumentar a nossa observação de jogadores, reconhecendo a qualidade e o contexto onde jogam. Estão a jogar Primeira Liga, Liga Europa e Champions e têm de ser observados. É normal haver um núcleo mais presentes, mas temos de olhar para mais de 23 ou 24 jogadores. Faz sentido alargar o projeto da equipa em colaboração com a equipa A e os sub-20».

«Quenda, Rodrigo Mora e João Simões? São jogadores a um nível elevado. O Rodrigo Mora marcou na Liga Europa, o Quenda e o Simões jogaram Champions League. Estão num contexto muito alto, a jogar as principais competições. Queremos ganhar os nossos jogos, ser apurados e vencer o Europeu. Ter jogadores desse nível connosco é rico. O Mora e o Quenda foram importantes no primeiro estágio pelo que fizeram e pela postura em campo. É mais fácil prepararem-se».

«Sub-21? Experiência que me deixa orgulhoso e honrado, a mim e à equipa técnica. Representar o nosso país é um orgulho. É com muita vontade que queremos ajudar os jogadores e obter um futebol com que se identifiquem e as vitórias. É com orgulho e honra que representamos a seleção. Está a ser positivo, com muito trabalho. Esta seleção… Queremos um grupo unido, com coisas boas e em campo dar o máximo, com um futebol ofensivo e situações de golo. Temos de criar oportunidades de golo e não sofrer. Estar felizes e alegres de estar cá e dar condições para favorecer os nossos jogadores».

«Youssef Chermiti? É um jogador que esteve no Everton e na Premier League. Não teve espaço de jogo, mas está identificado por nós. No Rangers já jogou Liga Europa e campeonato, ontem mandou à trave e fez 90 minutos. Faz sentido, tem condições físicas interessantes, 1,95m, rápido, sabe combinar com os colegas. Fez sentido observá-lo mais de perto».

«Mateus Fernandes? Com o Gustavo Sá, é alguém a quem entregamos a braçadeira e que respondeu bem. Muita personalidade, maturidade para a idade e de transmitir qualidade. Está a jogar Premier League, faz-me sentido vir, apesar de só poder jogar o segundo jogo. A forma como treina e se comporta é uma boa influência. Vai ajudar fora e dentro de campo».

«Bulgária com novo selecionador? Preparámos a lista a pensar nos dois jogos. Mudou de selecionador, o núcleo de jogadores joga na Liga Búlgara, muitos nas melhores equipas da Bulgária. É um adversário difícil com quatro pontos. Temos de perceber o sistema, calculamos uma equipa em bloco baixo ou médio, linha de 4 ou 5. Não vai ser por aí que não vamos estar preparados. Estamos focados na nossa forma de jogar. Vamos estar preparados».

«Gustavo Sá? É mais experiente, um dos capitães. Tem de ganhar espaço na seleção e ser importante. Tem a responsabilidade de ser capitão. Ser capitão acrescenta responsabilidade e visibilidade e poderá utilizá-la da melhor forma. Vai depender do que fazem nos sub-21 e nos clubes».

«Gonçalo Oliveira? É um jogador estreado no último estágio, com uma excelente resposta. Está no Benfica. Todas as experiências a alto nível são importantes. Interessa-nos que tenham experiências enriquecedoras e possam jogar. Está no horizonte de progressão na carreira. O futuro poderá sorrir-lhe se mantiver a postura, o comportamento e atitude».

«Rafael Luís? Acaba por ter um perfil interessante, esquerdino no meio-campo. Está num contexto alto, Ligue 1 e Conference League, com espaço na equipa. Vai jogando e tendo minutos e faz aumentar o leque de opções no meio-campo».

«Gustavo Varela e Afonso Moreira? Foram titulares no primeiro estágio e com bom comportamento. O grupo tem de estar aberto e que a competitividade interna aumenta para que todos sintam que podem fazer parte dos sub-21. Vão estar com os sub-20 e continuar nas seleções. Queremos promover este trabalho de equipa e que não abandonem o espaço de seleção. Todos os jogadores estão identificados».

«Adeptos? Em Barcelos foi uma experiência fantástica, quase 8 mil pessoas nos sub-21. Cantar o hino e estarem connosco são pormenores que valorizamos. Faz sentido ter público e gente que os incentive e acarinhe. Agradeço o que foi feito pelos portugueses que nos apoiaram. Vamos ao Algarve e pedimos a todos os portugueses que se possam deslocar e apoiar os nossos jovens jogadores. Que nos ajudem e puxem por nós. O público estar connosco é importante. Houve preocupação dos jogos serem com bilhetes gratuitos para aproximar os sub-21 dos portugueses».

Portugal recebe a Bulgária em Portimão na próxima sexta-feira, 10 de outubro. Na terça-feira, 14 de outubro, os jovens portugueses jogam em Gibraltar. Vê a lista dos convocados.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Esteves será emprestado ao Bari, penúltimo classificado da Serie B Italiana

O defesa-lateral formado no FC Porto, Tomás Esteves, será emprestado ao Bari até ao final da temporada, após recuperar da lesão grave no joelho.

Avaria no avião atrasa regresso do FC Porto a Portugal

O avião que ia transportar a equipa do FC Porto da Chéquia para Portugal sofreu uma avaria, atrasando o regresso da equipa ao solo nacional.

Sporting ainda pensa em avançar por um médio no mercado de janeiro

Hidemasa Morita pode estar de saída do Sporting ainda antes do fecho do mercado e os leões podem avançar por um sucessor para o meio-campo.

Javier Zanetti recorda José Mourinho como o treinador que mais o marcou: «Era direto, leal, um treinador extraordinário»

Javier Zanetti elegeu José Mourinho como um dos dois treinadores que mais o marcaram na sua carreira profissional.

PUB

Mais Artigos Populares

As contas de Braga e FC Porto para se qualificarem diretamente para os oitavos de final da Europa League

Para a última jornada da fase regular da Europa League, o Braga depende apenas de si para garantir a passagem direta, enquanto o FC Porto depende de resultados de outras equipas.

Sean Dyche responde ao Bola na Rede: «Não termos um avançado de raiz acabou por afetar o nosso jogo»

O Nottingham Forest foi derrotado por 1-0 no terreno do Braga na 7.ª jornada da Europa League. Sean Dyche respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Chelsea equaciona contratação de internacional brasileiro

O Chelsea está a avaliar a contratação de Douglas Luiz. Atualmente, o médio brasileiro representa o Nottingham Forest por empréstimo da Juventus.