Lokomotive Leipzig: uma chama que nunca se apaga

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Alemã

Uma noite quase de sonho em Atenas

Corria o ano de 1987 quando o FC Lokomotive Leipzig, da extinta República Democrática Alemã, encontrava no colossal Estádio Olímpico de Atenas o poderoso AFC Ajax, treinado pelo mestre Johan Cruyff na final da Taça dos Vencedores das Taças. Com cerca de 35000 adeptos nas bancadas do imponente estádio grego, as duas equipas subiam aos relvados determinadas em fazer história, com os holandeses a quererem voltar à senda vitoriosa do início da década de 1970 e com o emblema da Saxónia a querer escrever o nome na história do futebol do velho continente, quando contava nas suas fileiras com alguns dos melhores jogadores de sempre da antiga RDA.

Marco Van Basten capitaneava uma equipa do AFC Ajax carregada de estrelas, da qual faziam parte Frank Rijkaard, Aron Winter, John van’t Schip, Stanley Menzo, Rob Witschge e um Denis Bergkamp que tinha completado 18 anos apenas três dias antes da final. Do outro lado, René Müller, talvez o melhor guarda-redes de sempre da RDA, liderava uma equipa que passava algo despercebida do lado ocidental do muro de Berlim, mas da qual faziam parte jogadores com grande talento, como eram os casos de Hans Richter, Heiko Scholz, Frank Baum, Mathias Lindner e Uwe Zötzsche, entre outros, quase todos eles internacionais pelo seu país.

Marco Van Basten e Frank Baum, os capitães de equipa na final de 1987 em Atenas Fonte: bilder3.n-tv.de
Marco Van Basten e Frank Baum, os capitães de equipa na final de 1987 em Atenas
Fonte: bilder3.n-tv.de

Foi um jogo bastante dividido, com algum ascendente para os comandados por Johan Cruyff, que acabariam por vencer por 1-0 graças a uma cabeçada com conta, peso e medida do incomparável Marco Van Basten. Do outro lado, porém, estava uma equipa lutadora e tacticamente bem organizada por Hans-Ulrich Thomale, que vendeu bastante cara a derrota, queixando-se ainda pelo caminho de duas grandes penalidades não assinaladas a seu favor.

No fim de contas, o AFC Ajax levou o troféu para Amesterdão e deixou um enorme amargo de boca no conjunto da ex-RDA, que, apesar da derrota, plantou na retina de todos a espetacular vitória na meia-final perante o FC Girondins de Bordeaux de Jean Tigana, que sucumbiu nas grandes penalidades no jogo da segunda mão em Leipzig, onde o experiente guarda-redes do combinado da Alemanha Oriental René Müller apontou com mestria o golo da vitória ao bater soberbamente a última grande penalidade, após ter defendido o penálti marcado pelo ex-internacional jugoslavo Zoran Vujovic, o irmão gémeo de Zlatko, que na altura também alinhava pela formação francesa.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Oxford United cai à League One e completa lote de equipas despromovidas no Championship

O Oxford United viu ser confirmada a sua despromoção à League One, após uma época difícil no Championship, marcada pela instabilidade.

Um campeão anunciado | FC Porto

A exibição na 31.ª jornada, na vitória pela margem mínima diante do Estrela da Amadora, é mais um dos vários triunfos que pode ser usado para explicar a superioridade azul e branca nesta época

Corrida ao título: O que falta jogar a FC Porto, Sporting e Benfica na Primeira Liga?

Numa altura em que o FC Porto se aproxima do título da Primeira Liga, Sporting e Benfica ainda sonham com a conquista do troféu.

João Henriques: «A tabela mente em relação à capacidade destes jogadores»

João Henriques analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto pode ser campeão da Primeira Liga no próximo sábado: eis os cenários

O FC Porto pode sagrar-se campeão já no próximo sábado. Os dragões estão a apenas dois pontos de garantir o título da Primeira Liga.

Francisco Trincão e o penálti do AVS SAD: «Não me pareceu, mas não vou comentar»

Francisco Trincão analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.

Adriel Ramos após brilhar no empate com o Sporting: «Jogámos contra uma grande equipa»

Adriel Ramos analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.