Valentin Vacherot, atual número 204 do mundo, conquistou o Masters 1000 de Xangai e tornou-se o tenista com o ranking mais baixo de sempre a vencer um torneio desta categoria, superando o francês Arthur Rinderknech.
Valentin Vacherot escreveu uma das páginas mais improváveis da história do ténis. O atleta de 25 anos venceu este domingo o francês Arthur Rinderknech (54.º ATP) por 4-6, 6-3 e 6-2, após duas horas e 12 minutos de jogo, conquistando assim o primeiro título da sua carreira no circuito ATP.
Com este triunfo, o tenista que entrou em prova através da fase de qualificação, vai tornar-se número 40 do mundo na próxima atualização do ranking. Pelo caminho somou nove vitórias consecutivas, incluindo uma nas meias finais frente a Novak Djokovic, que debilitado fisicamente não resistiu.
A vitória em Xangai, a primeira da sua carreira, dá a Valentin Vacherot também o estatuto de ser o primeiro monegasco a conquistar um torneio do circuito ATP, além de ser o menos bem cotado a triunfar num Masters 1000.