📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A História pesquisa-se

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Um texto que surge em resposta a esta publicação sobre um alegado “roubo” de quatro campeonatos ao Sporting Clube de Portugal.

Caro leitor, a recente polémica – já vai perceber porquê – instaurada pelo Sporting sobre os Campeonatos de Portugal “não contados não tem qualquer fundamento. E digo-o sem nenhum tipo de clubismo. Apenas com veracidade histórica, que deve, acima de tudo, ser respeitada. E neste caso ela é implacável: o Campeonato de Portugal – disputado entre 1921/22 e 1937/38 – era a prova antecessora (ou até a mesma) da Taça de Portugal e não deve ser confundido com o campeão nacional. Um pouco de pesquisa?

Então, o Campeonato de Portugal teve 17 edições: foram vencedores o Sporting (por quatro ocasiões), o Porto (outras tantas), o Benfica (três), tal como o Belenenses; o Olhanense, o Marítimo e o Carcavelinhos têm um cada.

As duas competições – Campeonato de Portugal e Taça de Portugal – já tiveram em 93 edições muitas formas de apuramento para participação: desde apenas um confronto entre os campeões de Lisboa e do Porto, a eliminatórias diversificadas em que os principais clubes faziam mais uma eliminatória do que hoje em dia. Também já se jogou apenas no fim da temporada ou ao longo da mesma. Já se disputou a duas mãos e também apenas a uma. Qual a relação entre ambas (além da decisão da Federação Portuguesa de Futebol, em 1938, mas já lá vamos)? A forma de ser disputada: isto é, por eliminatórias. São uma e a mesma competição. Daí que os dirigentes da FPF estivessem certos em 1938, e os de hoje em dia, se não quiserem desmentir os congéneres ancestrais, decidirão o mesmo. Se este devaneio for para a frente. Algo de que duvido.

Em relação ao Campeonato Nacional, que já teve dois nomes – Campeonato da I Liga e Campeonato Nacional –, conta com 82 edições e muitas formas de apuramento. Por exemplo, entre 1934/35 (data do primeiro) e 1946/47, durante 13 épocas – quatro como Campeonato da I Liga e nove como Campeonato Nacional – não havia promoções e despromoções entre a I Liga/Divisão e a II Liga/Divisão. Os clubes para garantirem o apuramento tinham de obter as classificações adequadas através dos campeonatos regionais, que tinham de terminar até 31 de Dezembro, para se fazer o sorteio e iniciar-se o Campeonato na primeira semana de Janeiro.

É só um dos muitos exemplos de como os moldes mudaram. Assim, o Campeonato Nacional já foi disputado por oito equipas; por 16 equipas. Por 18 equipas e até por 20. Mas quem ganhou essa competição não deixou de ser considerado campeão nacional, porque… É a história. Mais uma vez, o que une o Campeonato da I Liga ao Campeonato Nacional (além da decisão da FPF de 1938) é a forma como são disputados. Por pontos a duas voltas e jogos em casa e fora.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim não deixa garantias sobre o futuro de Casemiro e Harry Maguire e elogia jogador: «Vai ser o futuro do Manchester United»

Ruben Amorim fez a antevisão do Manchester United x Newcastle, do Boxing Day, que vai ser jogado no dia 26 de dezembro. O técnico falou de Kobbie Mainoo, do mercado de janeiro e do futuro de Harry Maguire e de Casemiro.

Luis Tevenet confirmado como novo treinador do Real Valladolid

O Real Valladolid tem novo treinador. Luis Tevenet foi o escolhido pelo clube do segundo escalão de Espanha para suceder a Guillermo Almada.

AS Roma quer fechar médio dinamarquês e pode pagar 20 milhões de euros

A AS Roma quer contratar Morten Frendrup. O médio internacional dinamarquês está ligado ao Genoa e pode sair por cerca de 20 milhões de euros.

Presidente do Fenerbahçe libertado sob fiança após suspeita de consumo e tráfico de drogas

O presidente do Fenerbahçe foi libertado nesta quinta-feira, após ter sido detido por suspeita de consumo e tráfico de drogas. Sadettin Saran foi o sucessor de Ali Koç na liderança do clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid toma decisão e ativa cláusula de recompra de 9 milhões de euros para fechar reforço

O Real Madrid vai ativar a cláusula de recompra de Nico Paz. O clube espanhol vai contratar o médio argentino ao Como por nove milhões de euros.

Médio do Alverca observado pelo Benfica e pelo Sporting

As boas exibições de Alex Amorim despertaram a atenção de várias equipas. O médio do Alverca está a ser seguido com atenção por Benfica e Sporting.

Sporting vai avançar para a contratação de Luís Guilherme: eis os contornos do possível negócio

O Sporting vai mesmo avançar para a contratação de Luís Guilherme. Os leões pretendem contar com o avançado brasileiro em definitivo.