📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O pior jogo da era de Francesco Farioli no FC Porto e Carlos Vicens começa a mostrar traços do futebol de Guardiola

- Advertisement -

Israel Dionísio está na Tribuna VIP. O técnico de 50 anos trabalhou onze temporadas na formação do FC Porto, trabalhou diretamente com jogadores como Diogo Costa, Vitinha, Diogo Dalot, Fábio Vieira e Francisco Conceição, entre outros.

As prestações das duas equipas portuguesas, FC Porto e Braga, nos jogos desta semana da Liga Europa, foram completamente antagónicas. O Sporting de Braga, em crescendo, garantiu a terceira vitória em três jogos, ocupando o segundo lugar na tabela classificativa. Já o FC Porto perdeu pela primeira vez, esta temporada, não mostrando capacidade perante um Nottingham Forest que não vencia há dez jogos. Os dragões desceram para o 15.º lugar.

Esmiuçando o trabalho dos dois conjuntos representativos do futebol português nesta competição, começamos pelo FC Porto que apresentou em campo o 4x3x3 habitual, mas com um meio-campo mais robusto com a inclusão do Pablo Rosario em vez do Gabri Veiga.

Vimos um FC Porto com muitas dificuldades, principalmente nos primeiros trinta minutos onde não conseguiu ter bola. Alan Varela teve de recuar muitas vezes para se juntar aos centrais e formar uma linha de cinco defesas, porque o Nottingham Forest entrou muito forte com circulação muito rápida da bola. Os dragões acabaram por chegar ao intervalo a perder, devido a um golo de bola parada.

Na segunda parte o FC Porto entrou um pouco melhor, mas as circunstâncias do jogo não foram benéficas para a equipa de Francesco Farioli com o segundo golo da equipa inglesa a aparecer.

O treinador do FC Porto introduziu no jogo Gabri Veiga, um médio mais dinâmico, mais técnico. Mexeu nos corredores laterais, mas a equipa não conseguiu chegar ao golo, demonstrando uma incapacidade gritante para criar dificuldades ao seu adversário.  A equipa esteve muito abaixo do que já mostrou esta temporada, diria mesmo, que este foi, provavelmente, o pior jogo da era-Farioli no FC Porto.

Francesco Farioli FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Quanto ao Sporting de Braga, percebe-se que está num evidente processo de crescimento, os jogadores já conseguiram apreender muitas das ideias do novo treinador. Carlos Vicens gosta de colocar uma variabilidade enorme no jogo da sua equipa, com os jogadores a terem de fazer trocas constantes de posição. Trocas que já começam a ser feitas com sucesso.

O Sporting de Braga foi sempre mais forte que o Estrela Vermelha, não deu espaços ao adversário e, sem surpresa, chegou ao intervalo a vencer por 1-0.

Na segunda parte os arsenalistas continuaram a dominar o jogo, como consequência de estarem a atravessar o seu melhor momento na temporada. O segundo golo chegou com naturalidade. Os últimos minutos até deram para fazer algumas substituições para dar minutos a alguns jogadores.

Provavelmente foi o melhor jogo do Sporting de Braga desde a chegada de Carlos Vicens. Uma equipa que se apresentou muito consciente da sua qualidade e também das fórmulas táticas necessárias para alcançar a vitória. Os traços de Guardiola no futebol de Vicens já são visíveis, deixando “água na boca” para os próximos jogos. Será que António Salvador acertou em cheio ao escolher um adjunto do atual treinador do Manchester City?

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.

Adaptação do ano? Barcelona transformou lateral em central e jogador virou indiscutível

Gerard Martín assumiu a posição de defesa central no Barcelona e não deve voltar ao papel de lateral esquerdo tão cedo.

FC Porto: foi comprado pelos dragões em janeiro e soma 0 minutos pela equipa A em 2025/26

Tomás Pérez foi um grande desejo de Martín Anselmi no FC Porto, mas o jogador não tem entrado nos planos de Francesco Farioli.

PUB

Mais Artigos Populares

Alerta ligado: José Mourinho vê defesa do Benfica parar um mês

José Mourinho e o Benfica não vão poder contar com Joshua Wynder durante um mês. O defesa central encontra-se lesionado.

Luis Suárez atinge marca: Sporting vai ter que investir mais 500 mil euros na sua contratação

Luis Suárez realizou o seu vigésimo jogo como titular pelo Sporting e terá que pagar 500 mil euros ao Almería pela marca batida.

Francesco Farioli pode ficar aliviado: defesa não corre risco de falhar partida frente ao AVS SAD

Alberto Costa saiu ao intervalo do encontro entre o FC Porto e o Alverca. O jogador não corre o risco de falhar o jogo contra o AVS SAD.