Rui Borges marcou presença na sala de imprensa de Alcochete, de modo a realizar a antevisão à partida entre o Sporting e o Tondela.
Rui Borges falou com os jornalistas durante este sábado, de maneira a realizar a antevisão do encontro entre o Sporting e o Tondela, válido pela nona jornada da Primeira Liga:
«Os dados podem levar ao engano. O Tondela joga em casa, relvado novo e casa cheia, vão estar muito motivados. Eles gostam de ter bola, eu admiro o Ivo Vieira, gosta de ter bola e de criar. Na maioria dos jogos teve uma posse mais elevada que os adversários. É a quarta equipa que mais ocasiões cria. Eu vi logo uns jogos no começo da época e eles criavam muitas oportunidades, mas os adversários aproveitavam. Isso do pior ataque e da pior defesa pode ser enganador. Temos que estar ligados para este jogo. A nossa Champions é o campeonato e temos que entrar competitivos, tal como no Marselha».
O técnico falou sobre João Simões:
«Está preparado para qualquer jogo. Ele tem respondido de uma forma fantástica. Teve uma pré-temporada algo difícil, mas foi crescendo e respondeu. Ele está convocado, vamos ver se o jogo passará por ele. Mas dizer que tem dado uma resposta fantástica, vai ser um líder do Sporting, não tenho dúvidas disso. Está a crescer e a ficar maduro».
O treinador abordou a mudança de chip, pós-Champions League:
«O jogo do Moreirense foi um grande jogo, do começo até ao fim, criámos muitas oportunidades. Com o Braga ficou aquém do que esperávamos. Espero e acredito que amanhã vamos dar uma boa resposta. Sinto que a equipa quer ser feliz e que se divirta, com responsabilidade. É difícil a mudança de chip até porque a motivação do atleta é diferente, contra as melhores equipas do mundo a confiança vai estar sempre em alta. Temos que os ligar da mesma forma para o campeonato».
Rui Borges foi questionado sobre uma eventual má fase:
«Eu vim a terreno falar disso porque me perguntaram, para mim nem existe, sequer. Falei porque vocês quiseram transportar para este lado. O que houve foi uma exibição menos positiva. Estamos em segundo, não em sétimo. Estamos assim por culpa própria. Seguimos na Taça de Portugal, onde para mim são jogos bem diferentes. O jogo em que pecamos foi frente ao Braga».
O treinador falou sobre os jogos seguidos:
«Pensamos um jogo de cada vez e vou com a melhor equipa para a partida frente ao Tondela. Contra o Alverca logo vemos. Mas vamos fazer várias mudanças claro, devido a questões físicas. É dar oportunidades a quem tem menos minutos. Além disso, estou só focado frente ao Tondela, sei que vamos ser competitivos em todos os jogos».
Rui Borges assumiu que Diomande está a postos:
«Diomande está fisicamente bem, estou super tranquilo. Já o Zeno Debast vai estar fora dos próximos três jogos, seguramente».
Rui Borges elogiou o Gil Vicente e deixou um alerta:
«Estão a fazer um grande campeonato, o nível aumentou. Fizeram um bom mercado, têm um bom treinador. Mas não é apenas o Gil Vicente, é ver o caso do Moreirense. O Braga vai subir, o Vitória Igual, já que têm uma grande massa adepta. Acho que todas as equipas vão criar dificuldades».

