Primeira Liga, 10.ª jornada: sexta-feira, 31 de outubro de 2025, 20h15.
A ANTEVISÃO: SPORTING QUER RECRIAR A FÓRMULA DE SUCESSO EM NOVA BATALHA COM O ALVERCA
Com a confiança em alta após o triunfo expressivo na Taça da Liga, o Sporting chega a esta jornada da Primeira Liga em clara maré positiva.
A equipa de Rui Borges vem de uma goleada expressiva por 5-1 precisamente diante do Alverca (seu adversário nesta jornada), num jogo dos quartos de final da Taça da Liga onde o treinador leonino promoveu várias alterações no onze inicial, onde se destaca a atuação do jovem extremo-direito Salvador Blopa de apenas 18 anos, que bisou na sua estreia ao serviço da equipa leonina.
Mesmo após a saída do “abono de família” Viktor Gyokeres, os leões não perderam qualidade ofensiva. Pedro Gonçalves continua a ser o cérebro criativo, Trincão parece finalmente estabilizar o seu rendimento, e o colombiano Luis Suárez tem vindo a afirmar-se como o novo homem-golo.
O Alverca, por outro lado, vive uma realidade bem diferente. Depois de uma longa caminhada no segundo escalão, a equipa de Custódio Castro enfrenta as naturais dificuldades de adaptação à elite do futebol português.
Há um abismo entre a experiência e a intensidade das duas equipas. Ainda assim, o Alverca tenta manter a identidade que o trouxe até aqui — uma estrutura compacta, com linhas próximas e aposta em transições rápidas conduzidas por Lincoln e Touaizi, e finalizadas por Marko Milovanović, o avançado sérvio emprestado pelo Almería.
O peso da derrota na Taça da Liga pode ter deixado marcas na equipa ribatejana, que terá de mostrar resiliência, inteligência tática e capacidade de sofrimento para evitar sofrer uma nova goleada, desta vez num jogo a contar para o campeonato.
O favoritismo é inequívoco. O Sporting chega moralizado, confiante e com mais soluções em todas as zonas do campo. O Alverca procurará resistir e sair de Alvalade com dignidade, mas tudo aponta para uma noite tranquila para os adeptos leoninos. A arbitragem de jogo vai ser conduzida por António Nobre, da AF Leiria.
10 DADOS RÁPIDOS
- Este será o 14.º encontro oficial entre as duas equipas.
- O histórico de confrontos é bastante equilibrado: seis vitórias dos leões, cinco dos ribatejanos e três empates.
- O Alverca subiu à Primeira Liga ao fim de 21 anos.
- Morten Hjulmand e Gonçalo Inácio são os únicos totalistas da equipa do Sporting na liga.
- Luis Suárez é o novo avançado titular, após a saída de Gyokeres.
- Nuno Santos está lesionado e só deve regressar em Dezembro.
- A defesa leonina é apenas a sexta menos batida da competição.
- Pedro Gonçalves soma quatro golos e três assistências na Liga.
- O Alverca só venceu uma vez fora de casa esta temporada.
- O Alverca já sofreu 16 golos para o campeonato nesta época.
JOGADORES A TER EM CONTA


Luis Suárez – Nova referência ofensiva do ataque leonino. Está a ter um grande início de época na equipa de Alvalade. E a sua tarefa de substituir Viktor Gyökeres não se avizinhava nada fácil, mas o avançado colombiano tem demonstrado ser uma escolha certeira da equipa do Sporting. Sete golos e duas assistências são um excelente cartão de visita.


Lincoln – De regresso ao campeonato português depois de uma passagem bastante positiva pelos açorianos do Santa Clara, o médio-ofensivo brasileiro combina técnica apurada com inteligência posicional, atuando preferencialmente entre linhas, destacando-se pela sua visão de jogo e capacidade de pautar o ritmo ofensivo da equipa. Se o Alverca quiser surpreender em Alvalade, muito passará pela inspiração e clarividência do seu número 18.
XI´s PROVÁVEIS
Sporting CP: Rui Silva; Ivan Fresneda, Gonçalo Inácio, Zeno Debast e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão; Luis Suárez.
Treinador: Rui Borges
«É um jogo diferente. Mudanças de parte a parte, jogadores diferentes, características diferentes. Dentro das características individuais, os jogadores têm dinâmicas diferentes, história diferente. É um jogo de campeonato, a motivação também deve ser outra. Será um jogo com maior dificuldade. Estamos confiantes».
FC Alverca: André Gomes; Gonçalo Esteves, Sergi Gómez, Kaiky Naves e Francisco Chissumba; Sabit Abdulai, Amorim e Tomás Mendes; Lincoln, Nabili Touaizi e Marko Milovanovic.
Treinador: Custódio Castro
«Tivemos de limitar a utilização de alguns jogadores de que precisaremos na sexta-feira. Na sexta veremos do que somos capazes. Tínhamos de planear, se não, não teríamos jogadores para sexta-feira».
PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 4-1 Alverca

