Frederico Varandas recorda Taça de Portugal e passa ao ataque: «Os presidentes de Benfica e FC Porto são patetas?»

- Advertisement -

Frederico Varandas reagiu ao ambiente tenso que se tem vivido no futebol português, assumindo que o Sporting tem dignidade a perder.

Frederico Varandas esteve presente na Gala Rugidos de Leão, onde abordou o ambiente que se tem vivido no futebol português. O presidente do Sporting admitiu que não gosta de perder, mas que é necessário assumir a derrota com dignidade:

«A maneira como encaramos a derrota. Gosto de perder? Não, odeio, como tantas outras coisas. Mas faz parte. Todos nós vamos perder. O que controlamos é como reagimos à derrota. Eu prefiro sempre reagir com dignidade. O Sporting reage à derrota com dignidade. Não vamos pela forma mais fácil, mais cómoda, mas sim pela mais digna. É o primeiro passo para voltar a ganhar, é perder com dignidade e saber porque é que perdemos. E aqui começa a grande diferença para os nossos rivais. Fomos o clube que mais venceu em Portugal num passado recente, nas modalidades e no futebol. Três campeonatos, somos campeões e conquistámos a dobradinha. Mas há uma narrativa que os nossos rivais usam e abusam para criar a perceção de que o Sporting domina tudo. Dominamos tudo. Fala-se do manto verde. Mas eu como homem de ciências, prefiro a realidade à perceção».

Em seguida, o dirigente passou ao ataque aos rivais:

«Dos três primeiros campeonatos conquistados, foram conquistados com os órgãos sociais que estavam há quinze anos, quando os rivais ganhavam muito. Controlávamos esses órgãos sociais? Vamos à conquista do terceiro título: a meio do ano ganhou Pedro Proença, mas esta candidatura teve a particularidade de ter quase unanimidade de todos os clubes da Liga. Reunimos com ele e quisemos ouvir o projeto, a equipa e o que queria fazer do futebol português. Sporting, Benfica, FC Porto e Braga, ouvimos todos. Passado um ano, dizem que era tudo verde. Os presidentes de Benfica e FC Porto são patetas? Acho que não. O Sporting não indicou um nome para qualquer lista de órgãos sociais da FPF. Continuamos nos factos. Em 2023/24, o Sporting teve mais pontos, mais vitórias, melhor ataque, o melhor jogador. 2024/25: melhor ataque, mais pontos, melhor defesa, melhor jogador. Houve dúvidas? Foi o segundo seguido, então insistem com a retórica do manto verde. Mas mesmo com isso, não é que a comunicação social disse que o Sporting foi o mais prejudicado dos três grandes durante a época?».

Frederico Varandas falou da Taça de Portugal:

«E mesmo assim ganhámos… mas manto verde! Qual foi o problema disto tudo? A final da Taça de Portugal, final que ainda em campanha eleitoral, dizem que foi retirada ao Benfica. Não há direito. Tirou-se a Taça. Vamos falar de forma factual sobre esse jogo. O Sporting teve mais remates, mais posse de bola, mas ocasiões flagrantes, mais cantos, mais passes. Não ficou 1-0 ou 2-1, ficou 3-1. A culpa foi do Matheus Reis que devia ter ido para a rua. A culpa do Renato Sanches ter cometido um penálti infantil foi do Matheus. A culpa do Matheus ter marcado o golo foi do Matheus. A culpa do Harder ter feito o segundo golo, foi do Matheus. A culpa do Trincão ter feito o que fez no terceiro golo, foi do Matheus. Aposto que com mais uns minutos, o Matheus seria culpado de mais alguns golos. Por amor de Deus, surpreende-me muito a total falta de auto reflexão. E aqui, meus caros, das coisas que mais me irrita, parte da comunicação social tem culpa. Não toda, mas parte. Comentadores, jornalistas e cartilheiros. Dizem que quando os grandes perdem, somos todos iguais. Porque não há coragem para criticar os presidentes dos grandes. Fazem todos o mesmo na derrota, todos se desculpam… Não meus caros. Não fazemos todos o mesmo».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.