Mundial 2026 pode testar VAR na decisão de cantos

- Advertisement -

O International Board está a ponderar avançar o protocolo de testes ao VAR, abrindo portas para que o Mundial 2026 seja palco de validação de cantos.

O VAR pode vir a decidir se a validação de pontapés de cano já no Mundial 2026. Segundo a imprensa inglesa, o International Board (IFAB) está a estudar a possibilidade de alargar os testes ao protocolo do VAR a competições de maior dimensão.

A preocupação partiu de Pierluigi Collina, responsável máximo da arbitragem na FIFA, que teme que um jogo decisivo da competição possa ser influenciado por um canto mal assinalado. Por isso, cresce a pressão para que o Mundial 2026 seja um palco de testes a alterações no protocolo.

Caso a mudança avance, aplicar-se-á apenas à fase final do Mundial, sem impacto imediato em outras provas. Ainda assim, o IFAB poderá abrir a porta a mais competições, permitindo maior flexibilidade na implementação de experiências com o VAR.

Entre outras ideias em cima da mesa está a análise de segundos cartões amarelos e o possível fim das recargas após penáltis. Ambas as propostas dividem opiniões, teme-se que rever cantos prolongue ainda mais as paragens.

O International Board vai reunir-se no dia 20 de janeiro, em Londres, para debater as possíveis alterações do VAR. Quaisquer modificações deverão ser posteriormente aprovadas na assembleia geral, marcada para o dia 28 de fevereiro.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Portugal: Torreense marca ao Sporting com golo aos 3 minutos

O Torreense começou a vencer o Sporting na final da Taça de Portugal. Jogo está a decorrer este domingo no Estádio do Jamor.

Luís Filipe Vieira marca presença no Jamor para a final da Taça de Portugal entre Sporting e Torreense

O Sporting defronta o Torreense na final da Taça de Portugal. Luís Filipe Vieira está presente este domingo no Estádio do Jamor.

Andreas Pereira sai em defesa de Abel Ferreira após goleada: «É tipo Sir Alex Ferguson do Palmeiras»

O Palmeiras goleou o Flamengo por 3-0 e segurou o primeiro lugar. Após o jogo, Andreas Pereira comparou o luso a Alex Ferguson.

Cristiano Ronaldo deixa mais uma mensagem após a conquista da Liga da Arábia Saudita: «Origens diferentes, mas uma paixão comum»

Cristiano Ronaldo partilhou mais uma imagem nas redes sociais. O avançado internacional português comemorou a conquista do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Eleições no Real Madrid: candidatura de Enrique Riquelme é aprovada e sócios voltam às urnas 20 anos depois

O Real Madrid convocou eleições presidenciais para daqui a duas semanas. A candidatura de Enrique Riquelme foi aprovada para defrontar Florentino Pérez.

Karl Hein fica no Werder Bremen e Mio Backhaus ruma ao Friburgo

O guarda-redes Hein aciona a opção de compra junto do Arsenal, enquanto Backhaus, parte por 12 milhões de euros, para o Friburgo.

Bruno Fernandes bate recorde e chega às 21 assistências na Premier League

Bruno Fernandes assistiu Patrick Dorgu para o primeiro golo do Manchester United. O português bate o recorde e chega às 21 assistências.