Luisão: um “capitão” para a eternidade

sl benfica cabeçalho 2

As notícias sobre a morte de Luisão foram sempre manifestamente exageradas; e ao contrário do espirituoso Mark Twain, a Luisão foram decretadas, não uma, mas incontáveis certidões de óbito, ao longo dos seus 13 anos de Benfica – sucessivas, grandes e sintomáticas trapalhadas burocráticas nacionais. Mas de cada perecimento, Luisão surgia renovado, mais forte, melhor “central”, melhor “capitão” e – insondáveis são os mistérios da ressurreição – mais goleador (talhado para os grandes momentos).

As suas qualidades – como jogador, como “capitão”, como pessoa – personificam o modelo que explica o actual sucesso desportivo do Benfica. A sua postura e acção definem a estratégia e a dinâmica que se mantém, ano após ano, vigilante e ambiciosa, numa busca permanente e constante pela próxima vitória; pelo próximo título. Luisão é, por excelência, o guardião deste modelo, o homem e o jogador que lidera através do exemplo, capaz de unir todo o balneário em torno de si e dos (sempre prioritários) objectivos colectivos.

Luisão pertence a um lote exclusivo de homens e jogadores Fonte: SL Benfica
Luisão pertence a um lote exclusivo de homens e jogadores
Fonte: SL Benfica

Luisão cresceu com o Benfica, tornou-se, por vocação e hábito, um de nós, um benfiquista de corpo e alma, no balneário, dentro do campo, profissional com cabeça e coração, justo no amor e nos negócios – sim, é verdade, Luisão julgou ter direito a vários aumentos salariais (e justificou cada centavo que auferiu). Acompanhou-nos durante todo o moroso e complexo processo de recuperação identitária (na sequência de uma década destrutiva), que assentou, necessariamente, nos princípios e valores fundadores do clube, condição indispensável para este belo despertar – nunca passivamente e colaborando decisivamente.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Orkun Kokçu criticado por ex-Benfica: «É para resolver no balneário»

Orkun Kokçu foi um dos protagonistas do encontro entre o Benfica e o Auckland City, relativo ao Mundial de Clubes 2025.

AVS SAD reforça-se com médio formado no Sporting

O AVS SAD deverá oficializar nos próximos dias a contratação de Rafael Barbosa. O médio já assinou contrato.

Braga pede 40 milhões de euros por craque

O Braga não tem interesse em vender Roger Fernandes no mercado de transferências e está a pedir a cláusula de rescisão.

FC Porto já treinou e contou com duas baixas

O FC Porto treinou durante este sábado, tendo em vista o encontro frente ao Al Ahly, relativo à terceira jornada do Mundial de Clubes 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens não contou com 2 jogadores no treino do Braga

O Braga já arrancou a sua pré-temporada. O conjunto orientado por Carlos Vicens não contou com dois jogadores no treino.

Damaiense garantiu a manutenção mas não vai participar na Primeira Liga Feminina

O Damaiense não vai participar na próxima edição da Primeira Liga Feminina, ja que não é um dos clubes licenciados para estar na prova.

Nottingham Forest renova com antigo defesa do FC Porto e Braga até 2026

O Nottingham Forest oficializou a renovação de Willy Boly até 2026. O defesa costa-marfinense representou o FC Porto e o Braga.