Jonathan Buatu, Pedro Bondo e Beni Mukendi integram lista alargada de 28 nomes escolhidos por Angola para atacar a CAN 2025.
Angola revelou a convocatória para a CAN 2025, em Marrocos, com três jogadores que atuam na Primeira Liga a marcarem presença na lista de eleitos. Jonathan Buatu, defesa central do Gil Vicente, Pedro Bondo, defesa lateral do Famalicão, e Beni Mukendi, médio do Vitória SC, foram chamados para representar a seleção angolana, numa lista que volta a ter forte ligação ao futebol português.
Para além do trio que joga em Portugal, Patrice Beaumelle incluiu na convocatória mais 15 jogadores com experiência em clubes portugueses. Entre eles, destacam-se os defesas David Carmo (ex-Braga e FC Porto) e Kialonda Gaspar (ex-Estrela da Amadora), o capitão Fredy (ex-Belenenses) e o avançado Gelson Dala (ex-Sporting e Rio Ave), uma das principais referências da seleção.
Angola garantiu a qualificação para a CAN 2025 ao conquistar o primeiro lugar no Grupo F e prepara-se agora para participar pela 10ª vez na competição, sendo esta a segunda presença consecutiva. Integrada no Grupo B, a seleção angolana enfrentará adversários como o Egito, detentor do recorde com sete títulos, a África do Sul, vencedora em 1996, e o Zimbabué.
Os resultados mais significativos alcançados pela seleção angolana permanecem as qualificações para os quartos de final, obtidas nos anos de 2008, 2010 e, mais recentemente, em 2023. A 35.ª edição da CAN terá início a 21 de dezembro de 2025 e será concluída a 18 de janeiro de 2026.
Eis os convocados de Angola:
- Guarda-redes: Neblu, Hugo Marques e Dominique
- Defesas: Rui Modesto, Eddie Afonso, Tó Carneiro, Núrio Fortuna, Pedro Bondo, David Carmo, Buatu, Gaspar e Clinton Mata
- Médios: Beni Mukendi, Show, Fredy, Maestro, Kelliano, Mário Balburdia
- Avançados: Zito Luvumbo, Manuel Benson, milson, Chico Banza, Gelson Dala, Randy Nteka, Ary Papel, Mabululu, Mbala Zola e Zine

